Deixe seu comentário:

Data: 18/06/2016

De: Fábio Hess Aguiar

Assunto: O Ritmo é Agenda das Subvenções no Sul

A ação de investigação que resultou na detenção do ex-deputado e ex presidente da assembleia , Gilmar Knasell ligado ao PSDB poderá trazer desdobramentos também a outros partidos e agentes políticos da região da sul . O esquema envolvia o repasse de subvenções sociais a ONGs usadas como fachadas , para mascarar supostas atividades , promoções e eventos de cunho e apoio social / esportivo .

Os apontamentos indicam a participação direta políticos , por meio de colaboradores , apoiadores e cabos eleitorais vinculados principalmente à um ex-deputado , um ex-secretário de Estado e um ex-secretário Regional , ligados ao PP e PSD . Além das ONGs investigadas conforme processos que correm junto ao MP e ao TCE , uma série de empresas paralelas foram relacionadas e utilizadas para esquentar notas , e circular os recursos , afim de justificar a prestação de contas .

Instituições diversas como , entidades religiosas , clubes esportivos e recreativos , grupos escolares , educandarios foram usados involuntariamente por essas ONGs , sob falsos contratos que configurariam os eventos e ações como de caráter privado . Estima-se que o repasse total para região sul entre os anos de 2008 a 2011 , estaria próximo a 3 milhões de reais , e foram distribuídos principalmente nas cidades de Imbituba , Laguna , Treze de Maio , Armazem , Tubarão e Braço do Norte .

A principal irregularidade observada foi a simulação ou arranjo de realização dos eventos e serviços por meio de notas irregulares para justificar o recebimento dos valores . Porém o que mais chamou a atenção dos investigadores , foi a audácia dos envolvidos , tamanha certeza ou garantia de que nunca seriam descobertos , já que a ocorrência dos eventos e festas , ocorriam em cidades diferentes , distintas da qual fora destinado os recursos e convênios . Muitas destas festas eram particulares e com bilheteria , outras tinham cunho promocional político eleitoral , e seguiam um calendário com " Ritmo e Agenda " pre definidos para o abastecimento de campanhas políticas e despesas de candidatos .

Aproximadamente 11 entidades estão sob investigação pelo recebimento de recursos por meio de 55 convênios estaduais para obtenção de subvenções sociais , do Fundo Social e Cultural , estes eventos em sua maioria eram vinculados a ações esportivas e de combate à drogas , havia ainda distribuição de uniformes , abadas , camisetas , porém a maior incidência das ações era por eventos para público em massa , como festivais de musicas e bandas , com os mais diversos títulos : som na praça , alegrar e viver , natal Solidário , além de várias festas particulares , universitárias , electrónicas e shows de bandas Profissionais em sítios , clubes , parques e associações .


Voltar