01ago15 - Comunidade (por Munir Soares)

31/07/2015 08:57
ATÉ TU BRUTUS?
Vereador Kek acompanhava o prefeito Everaldo, em missão oficial na capital do estado em busca de uma solução, definitiva, para o crônico problema do esgoto na praia do Mar-Grosso. Realmente um caso sério, que coloca em risco a balneabilidade de nosso principal balneário. Enquanto o vereador Kek viajava, na Câmara, seus pares, armavam uma muvuca contra a Secretaria Municipal da Educação, interinamente, sob a direção do irmão do vereador Kek. Por seis votos a cinco, os senhores edis, aprovaram a CPI da Educação. O vereador Dudu Carneiro (PP) mesmo partido do Kek e Rogério Medeiros (PMDB) partido do prefeito votaram a favor da CPI. Algum tipo de represália contra o prefeito Everaldo? Se o Kek estivesse presente, a votação terminaria empatada, o que obrigaria o presidente da Casa a usar o voto de minerva. A viagem teria sido apenas, um pretexto para afastar o prefeito e o vereador Kek da cidade? Ultimamente, esse problema de esgotos só tem deixado o prefeito, na fossa. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos...
 
 
 
APIMENTADA
Estou escrevendo na quarta-feira, 29. A sessão da Câmara transferida para quinta-feira promete ser bem apimentada. Funcionário da Prefa diz que vai denunciar vereador da base aliada. O Reino da Babilônia parece à casa da mãe Joana. 
 
 
 
PROJETO MÚMIA
Tradicionalmente, na última semana de julho, a alta cúpula da Imprensa Catarinense reúne-se em Laguna, diante do busto de Jerônimo Coelho, numa homenagem ao fundador da imprensa catarinense. Este ano não foi diferente. O busto fica no Largo do Rosário, em obras há muito tempo. Diante de uma clínica, uma faixa demonstrava o sentimento de revolta dos comerciantes e moradores daquele logradouro, diante do descaso e da incompetência das pessoas que gerenciam aquela obra. Prefeito Everaldo, em princípio, não assimilou a forma como foi feito o protesto. Através da Rádio Difusora, nosso Rei manifestou sua indignação. Senhor prefeito, foi apenas uma manifestação democrática, uma parcela da comunidade, exercendo seu direito de criticar, com respeito e sem violência. Deu resultado, pois no dia seguinte Everaldo já marcava reunião com as Associações dos Diretores Lojistas para uma prestação de contas sobre as obras no Centro Histórico. Compareceram engenheiros da Confer, Casan, Iphan, Magapavi, prefeitura e lideranças do comércio local. Everaldo dos Santos, na qualidade de prefeito, teria sido responsabilizado pelo caos reinante na cidade.
O Natal está chegando, e não é só o Peru que está preocupado com o futuro. Se a moda de colocar faixa pegar, Laguna vai ficar mais enfaixada que múmia de Faraó.
 
 
 
DE NOVO?
Enquanto na sede da ACIL (Associação Comercial da Laguna) acontecia a reunião “tapa buraco”, o site da Prefeitura anunciava a inauguração de um buraco novo. O tráfego pela Avenida São Joaquim (Aderson Remor) via de acesso aos molhes da barra, será novamente interrompido. Desta vez o buraco é para possibilitar a instalação de uma estação elevatória de esgotos. 
 
 
 
SERIA A CRISE?
Expoentes da Imprensa Catarinense prestaram significativa homenagem a Jerônimo Coelho, em Laguna. Autoridades locais esqueceram de colocar flores aos pés do busto. Dizem, eu não afirmo, que alguém, às pressas, apareceu com um vasinho de flores. Ao ver aquela mixuruquice, Celso Fernandes, Secretário de Comunicações e mestre de cerimônia, imediatamente determinou:
___ Disfarça, e enfia tudo no buraco da Confer...
A FAIXA da Babalu deu resultado, a boneca recebeu o dinheiro que a Fundação Lagunense de Cultura lhe devia. Silveirinho ficou enciumado, não é todo dia que se recebe 700 paus...
 
 
 
CHIQUEIRINHO
Parabéns ao prefeito. Decretou “prisão de ventre” ao cocô turístico, que estavam querendo depositar defronte às docas. Chega de cacaca no Centro Histórico.
 
 
 
MERCADO PÚBLICO
Diretor da empresa Magapavi informa que 70% das obras internas do nosso mercado, estão concluídas. Com relação ao trapiche (deck) ainda depende de autorização da Capitania dos Portos. Um novo Oficial da Marinha acaba de assumir a Delegacia de Laguna, a quem desejamos uma feliz estada. Não seria o momento de se tratar, novamente, da liberação do trapiche?
 
 
 
SOCORRO
Os azulejos da Casa da Carioca estão em péssimo estado de conservação. Ainda é possível recuperá-los? Acredito que sim, desde que o trabalho de restauração seja entregue a especialistas. A casa da antiga Coletoria Estadual, no coração do Centro Histórico, e onde morou Tancredo Mattos (Donga) primeiro vice-prefeito da Laguna, está abandonada. Os dois valiosos cachorros de porcelana que ornamentam a entrada da casa teriam sido importados da Itália. Se não tomarem providências, todo o conjunto vai ficar no mato, sem cachorro.
 
 
 
PÉ DO OUVIDO
Presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira em Laguna, no aniversário da cidade, foi o suficiente para deixar a classe política toda assanhada. No Cine Mussi, todo mundo, sassaricando ao redor dele. Mauro Candemil preferiu uma conversinha de pé de ouvido com Pinho Moreira, lá no Laguna Tourist Hotel. Pessoa importante ligada ao prefeito Everaldo, condenou a atitude de Mauro Candemil, pré-candidato à prefeitura, agindo à socapa, de maneira sorrateira em total desrespeito à figura do prefeito da cidade, e seu companheiro de partido. O desabafo foi feito, publicamente, na presença de várias pessoas. Guerra é guerra.
           
 
                
MUITA GAITA
José Paulo Rebelo, ex-presidente da Câmara de Laguna já está em campanha. Quer ser vice-prefeito. Já fez pesquisa e consultou vidente. Seu nome seria o de menor rejeição.
___ E dinheiro?
___ O que não vai faltar é “gaita”. Vou tocar sanfona em todos os comícios.
 
 
 
PALPITES
Para a opinião pública, a atuação da maioria dos senhores edis deixa muito a desejar. Neste clima de aparente insatisfação eu pergunto quais os vereadores de nossa colenda Câmara que teriam mais chance de conseguir a reeleição, no próximo ano? Roberto Alves (PP), Zezinho Siqueira (PT), Rogério Medeiros (PMDB) Waldomiro (Macho) PMDB, Tiago Duarte (PMDB), Patrick Matos Oliveira (PSB) e Vilsinho Elias Vieira (PSDB) no momento seriam os mais cotados. Quais os pré-requisitos para a reeleição? 
___ Boa atuação legislativa, ou polpuda conta bancária.
Andrey Pestana (PSD) o mais cotado para participar de uma dobradinha de candidatos à Prefeitura da Laguna. Leve e sem rejeição.
 
 
 
FALTOU QUORUM
Ivete Scopel, vice-prefeita, foi escalada para fazer a alocução alusiva aos 339 anos da Laguna, diante do monumento de Domingos de Brito Peixoto. Além do fidalgo Leonardo Paschoal, presidente da Fundação Lagunense de Cultura, da rainha e da princesa da Semana Cultural, mais uma meia dúzia de curiosos acompanharam aquele ato cívico. Em dado momento eram tão poucas pessoas, que o fundador desceu do pedestal, para ajudar a segurar o microfone.
 
 
 
SINTOMÁTICO
A Semana está tão desanimada, que até o Pepinha trocou o Hino da Laguna pelo Hino de Floripa e passou pelo calçadão da rua 15 de novembro, cantando “Rancho de amor à ilha”. 
 
 
 
PEDINDO PENICO
Radialista Souza Junior adverte que somente 70% das residências do centro histórico serão atendidas pela nova rede de esgotamento sanitário. Consta que pelo projeto inicial, assinado em 2011/12 o atendimento seria de 90% das casas. Com a palavra os senhores vereadores.
 
 
 
 
Aniversariante da Semana:
Minha neta Maria Clara (Cacá)
 

—————

Voltar