01maio15 - Comunidade (por Munir Soares)

30/04/2015 10:41
O SURDO E O MUDO
Alguns eram artistas profissionais, mas tocavam pelo prazer de tocar. Assim eram os integrantes do famoso “Regional do Zizinho”. Ivaldo Roque, compositor e violonista consagrado, Nereu, virtuose do cavaquinho, e Zizinho no violão, formavam o trio de cordas do Regional.
A temporada daquele ano prometia. O Regional havia assinado contrato para apresentações, em hotéis turísticos da região, durante toda a temporada. Às vésperas da estréia Ivaldo bateu pé, queria seu amigo Edésio Joaquim como integrante do conjunto. Zízinho, que além de músico perfeccionista, era o administrador financeiro do grupo, zelava para que nada pusesse a perder o prestígio e a técnica do seu “Regional”.
___ Que instrumento o Edésio toca? 
___ Maraca, xique xique, ou surdo?
___ Chocalho. Toca desde criança, ainda no berço dormia ao som do chocalho. Quando jovem, dizem, que até pegava no ganzá...
Noite do primeiro show. Casa cheia. Vestindo uma camisa de rumbeiro dos tempos de Maria Antonieta Pons, Edésio chocalhou a noite toda, sem desafinar. Uma turista, curiosa, aproximou-se do músico Edésio e indagou:
___ Por que o seu instrumento não produz nenhum som?
___ É que faço o contratempo. Eu toco o Mudo, e o meu parceiro toca Surdo.
Ivaldo Roque, por precaução, encheu de algodão o chocalho do Edésio.
 
 
 
CANONIZAÇÃO
A publicação da montagem computadorizada da imagem de nosso santo padroeiro com o rosto do engenheiro Antônio dos Santos, irmão do prefeito, carregando no braço o prefeito Everaldo, ao invés de gerar protesto pela irreverência sacrílega, provocou uma onda de religiosidade, tendo como foco central a devoção ao Santo Antônio dos Santos. Diante do gabinete do prefeito velas foram acesas como agradecimentos por “graças” alcançadas. Vereador Kek já estaria organizando a “Irmandade de Santo Antônio dos Santos”.
Na paróquia babilônica, Everaldo, atualmente, com ares de divindade, promete iniciar processo de canonização de alguns santinhos de seu rebanho. Leonardo Pascoal, que comanda a “santíssima trindade” (Secretaria de Turismo, secretária de Desenvolvimento econômico e Social e Fundação M. de Cultura) é o candidato mais cotado às honras dos altares. Seu mais forte concorrente seria a santa Inês. Entre as demais candidatas a santas, algumas são bem apadrinhadas. Aline, da Fundação do Meio Ambiente, teria o aval de São Francisco de Assis, enquanto a da Secretaria de Assistência Social contaria com apoio de Joana d`Arc, a virgem de “Lorena”...
E, quanto a “São Genaro” padroeiro da Itália, devoto de Santa Ivete, ainda faz milagre no templo do rei da Babilônia? Renato (Checo) Oliveira, Secretaria de Obras já está sendo chamado de Santo Expedito, atende a todos os chamados dos fiéis, embora saiba que não pode fazer milagres, sozinho.
___ E, o Luiz Rezende das Finanças, também, poderá ser santificado?
___ Claro, Zaqueu, abençoado por Jesus, não era também, um cobrador de impostos?
___ Dizem, que Celso Fernandes, da Secretaria de Comunicação, já estaria sendo chamado de “São João”, o discípulo preferido, e porta-voz da Irmandade de Santo Antônio dos Santos.
___ Mesmo sendo de outro rebanho, a beatificação de Roberto Alves continua ganhando terreno.
Por enquanto, esses seriam os processos de santificação, em andamento.
 
 
 
A VIAGEM
Após relutar muito, Deyvinson dos Santos Silva, Administrador do Porto, aceitou o convite para um passeio marítimo no barco de pesca do vereador Waldomiro (Macho). Ao tomar conhecimento de que o barco teria como piloto Tono Laureano, ex-vereador e integrante da atual administração portuária, e seu desafeto, tomou algumas providências extras. Embarcou, usando colete salva-vidas, bóia ao redor da cintura, pés-de-pato, foguetes sinalizadores, bote inflável e mais um “Kit” enjoo. Como diz o ditado, camarão que dorme, a onda leva...
 
 
 
A ÓPERA OPERANDO MILAGRES
Após terminar os trabalhos no largo do Rosário, os operários da Confer começaram a abrir as valas na antiga Praça da Bandeira, onde reside o sempre lembrado professor Jairo Ulysséa Baião, pessoa de cérebro privilegiado, cultura invejável e requintado gosto musical. Por que a obra naquele trecho estaria sendo executada com tamanha celeridade? Professor Jairo, no afã de oferecer boa música aos operários braçais, teria aumentado o som de seu aparelho e inundado a praça com trechos musicais de óperas famosas tais como Barbeiro de Sevilha, Carmen, Aida, La Traviata e outras. No canteiro de obras os radinhos de pilha foram desligados. Duplas sertanejas e intérpretes de Funk não conseguiam competir com o vozeirão de barítonos, tenores e sopranos das óperas. A única solução era adiantar o serviço, e sair logo da área de atuação dos “operários” do canto erudito.
No início da Rua Raulino Horn o radinho voltou a funcionar, e o canto triste e romântico da dupla Bruno e Marrone deixou todo mundo parado, remoendo lembranças, na maior fossa. O ritmo mudou, mas as obras continuaram, devagar e sempre...
 
 
 
CAFÉ DE VELÓRIO
Do pó viestes e ao pó retornarás. Assim rezam as escrituras sagradas. A cremação acelerou o processo, no fim da vida acabamos virando churrasquinhos póstumos. O ritual das exéquias mudou muito. Antigamente tudo era feito na casa do falecido. Parentes e amigos davam banho e trocavam a roupa do falecido. O padre encarregava-se da encomendação do corpo. No velório nunca faltava o cafezinho, feito na hora.
Naquele velório a filha mais velha, ao chegar com a água, notou que todos já saboreavam o gostoso café.
___ Quem preparou o café?
___ Foi a fulana, feito no capricho. Muito gostoso, coisa de outro mundo.
___ Eu não quis esperar, e usei a água daquela bacia na cozinha...
___ Santo Deus, esqueci a água que deram banho no morto...
Pergunta inevitável. Você prezado leitor, também, já tomou café de velório?
 
 
 
NÃO DÁ PARA ENTENDER
Se o aluno é flagrado colando, ganha zero na nota, e ainda fica sujeito a sanções disciplinares. No entanto, ao final do curso, ganha uma festa porque está “colando grau”!
 
 
 
O RETORNO
Loucuras políticas em terras babilônicas
Assessores da corte do Rei Everaldo estariam preparando o caminho para o retorno de Célio Antônio ao poder. Para a eleição de 2016 uma coligação PMDB/PT/PP apoiaria a reeleição de Everaldo, tendo como VICE um candidato indicado pelo PT de Célio Antônio. Ao PP ficaria prometida a Presidência da Câmara. Roberto Alves, de novo?
 
 
 
ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Uma zona. Áreas foram demarcadas, à revelia. Por isso as placas de sinalização, foram “ensacadas”. Os meio-fios continuam pintados de azul. O Iphan amarelou? Ao adquirir o ticket estacionamento, preste atenção. O crédito só vale para aquele dia. O saldo diário, porventura remanescente, fica “estacionado” no caixa da empresa.
 
 
 
NA JAGUARUNA
Além do voo histórico da TAM, tivemos a revoada de políticos. Uma arremetida de última hora, para evitar o choque com manifestantes sindicalistas. O povo está ficando impaciente.
 
 
 
FUTEBOL
Na janela do quarto do neto Miguel, a bandeira do Vasco tremula há várias semanas, bem defronte ao Restaurante Chedão, “QG” da torcida do Botafogo. Sem provocação, mas com muita esperança para o jogo decisivo deste domingo. Que vença o melhor, desde que seja o time do meu neto. 
 

—————

Voltar