01maio15 - Pessoas (Notas da Redação)

30/04/2015 10:43
Tubarão é Sucupira?
Foi assim que Ney Lopes se referiu a Tubarão em sua coluna no Jornal A Tribuna de Criciúma: “Sucupira - Deu de tudo no voo inaugural da TAM, em Jaguaruna. Como já era esperado, quase toda a população de Tubarão saiu de casa para ver o avião pousar, congestionando completamente a rodovia”.
 
 
 
Reis
Vereador Zaga Reis de Tubarão, apresentou requerimento, na Casa das Leis, endereçado ao Avani Aguiar de Sá, Supervisor Regional do Dnit Tubarão-Sul, solicitando que seja feita a construção das três (3) passarelas previstas para a BR 101 - trecho Tubarão (uma próxima a Vesul, uma próxima a UNISUL e uma no bairro São Cristóvão). Tubarão é cortada pela BR em toda a sua extensão, fazendo com que as pessoas tenham que atravessar junto aos veículos, embaixo dos viadutos. Recentemente um homem foi atropelado, vindo a óbito. Está mais que na hora das passarelas serem construídas.
 
 
 
Dá-lhe Felisbino
O suplente de vereador, Felipe Felisbino (PSDB) no apagar de mais uma passagem pelo legislativo detonou o prefeito Olávio Falchetti. Felipe disse que o prefeito vive encastelado, pois não vê o município abandonado. Sábio no uso das palavras, o edil comentou que os secretários do governo municipal, confundem o jeito hilário do prefeito, com sua autoridade de chefe do executivo, e não o levam a sério. 
 
 
 
Zona I 
Os bons embates voltando à Câmara de Tubarão por conta da má administração do prefeito Olávio e da proximidade das eleições municipais. Agora os vereadores do PT precisam sair da zona de conforto para enfrentar os colegas preparados e motivados politicamente.
 
 
 
Zona II
Vereador Matusalém dos Santos, líder do governo na câmara, não poderia ser diferente, saiu em defesa do prefeito, dizendo que renunciaria ao seu cargo se alguém provar que existiu em Tubarão um prefeito que andasse mais pela cidade do que o Olávio. Olha...
 
 
 
Contensão
Edison Cardoso Duarte, vereador de Capivari de Baixo, apresentou Projeto de Lei, que dispõe sobre redução de duas horas na jornada de trabalho ao servidor público municipal efetivo que tem, pai, cônjuge e filhos com deficiência física que necessite de acompanhamento.
 
 
 
Orleans I
O prefeito de Orleans Marco Cascaes participou da sessão da Câmara de Vereadores essa semana. Principal assunto: Cemitério Municipal São José, administrado pela empresa Cesconetto Serviços. Casa lotada. Vereador Dão quis saber sobre os valores cobrados por túmulos e capelas. Prefeito respondeu “que quem se achar lesado que procure a justiça. Não é o prefeito que vai decidir”, ironizou Cascaes.
 
 
 
Orleans II
Já o vereador Osvaldo Cruzetta foi aplaudido durante sua fala na tribuna: “Não é justo que uma pessoa que sempre viveu em Orleans, quando morre, tem que se buscar uma ordem judicial para ser sepultado”. Prefeito sem saída concordou com o edil. 
 
 
 
Orleans III
O presidente da Casa Legislativa, Mario Coan citou o direito de propriedade: “Título de aforamento só deveria ser concedido um para cada pessoa e eu tenho aqui vários títulos de aforamento que pertencem a várias pessoas. A concessão foi feita pelo poder público e agora nós cidadãos temos que buscar nossos direitos no judiciário? Essa briga jurídica deveria ser feita pela Administração Municipal contra alguém que não cumpre a lei da concessão e nosso código tributário”. O prefeito então designou o procurador municipal, Aurivam Simionato, para responder. Ele disse que a venda irregular de títulos de aforamento, está sendo analisada e que haverá a instauração de um processo administrativo. Mas que deverá ser feito com cautela. 
 
 
 
Orleans IV
Para finalizar o procurador propôs a revisão dos valores cobrados para que satisfaça o usuário e a administração do cemitério. 
 
 
 
Farinheira
Em Capivari de Baixo o vereador Manoel da Silva Guimarães (PT) quer que o presidente da Câmara aumente o valor do vale alimentação dos funcionários da Casa Legislativa e os funcionários também do Poder Executivo, para no mínimo R$ 300,00.
 
 
 
Capaz
Para muitos o atual presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Jairo Cascaes é um excelente candidato à prefeito de Tubarão, pois já foi vereador e funcionário de carreira da prefeitura, conhece bem todo o métier. Jairo tem musculatura política e discurso compatível com o cargo, além de transitar bem em vários segmentos sociais. É coerente e pragmático. E MAIS... O próprio Jairo não esconde seu respeito e bom relacionamento com o governador do estado e com o deputado José Nei Ascari. 
 
 
 
O bicho vai pegar
Prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos decretou que ficam suspensas, pelo prazo de 04 (quatro) meses, a realização de compras e contratação de serviços, salvo para manutenção daqueles considerados essenciais, bem como, suspenso o provimento de cargo público (admissão de pessoal), pagamentos a fornecedores e, pagamento das gratificações por desempenho de atividade técnica. Ficam também suspensos os gastos com publicidade, aluguel de veículos, máquinas pesadas, inscrições em cursos e, os repasses de subvenções não essenciais. As Secretarias de Administração e Serviços Públicos e, da Fazenda, também pelo prazo de 04 (quatro) meses, terão que diminuir a despesa no percentual de no mínimo 30% (trinta por cento) com afolha de pessoal com servidores comissionados, promovendo exonerações; pagamento de diárias; pagamento de hora extra; telefones, fornecimento de água e energia elétrica; aluguel de máquinas e equipamentos e combustível. Em casos especiais e de urgência, poderá ser feito pagamento de fornecedor e material ou de prestador de serviço, autorizado pelo Secretário de Administração e Serviços Públicos e pelo Secretário da Fazenda.
 
 
 
 
 
 

—————

Voltar