01nov14 - Comunidade (por Munir Soares)

31/10/2014 13:02
“UAI”! SAMBA DO CRIOULO DOIDO, DE NOVO?
“Foi em Diamantina onde nasceu “JK” que a princesa Leopoldina “arresolveu se casá”. Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes, e obrigou a princesa a se casar com Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier queria ser dono do mundo e se elegeu Pedro Segundo”. Coisas das Minas Gerais cantadas pelos “Demônios da Garoa”.
Tancredo Neves, presidente eleito, que morreu antes da posse. Juscelino foi o pai de Brasília. Itamar ressuscitou o fusca, criou o Plano Real e recebeu no palanque, uma vedete, sem calcinhas. Nos dias atuais, uma “periquita” livre e solta receberia apoio até da ecológica Marina. Viva a natureza!
Para o candidato Aécio Neves, a campanha eleitoral em seu estado, não foi um trem bom. Perdeu em ambos os turnos, inclusive, na região rica do Triângulo Mineiro. O pão de queijo foi o calcanhar de Aquiles do Aécio. Diante do quadro eleitoral de Minas só resta ao nosso candidato Aécio embarcar no bloco da oposição e cantar: “como pode um peixe vivo viver fora da água fria. Como poderei viver, sem a tua, sem a tua companhia”. Derrota ardida, Aécio apoiou Pimenta e foi derrotado pelo Pimentel. Pimentel nos olhos da Dilma, é refresco.
 
 
 
O Mapa da Mina
Não votei na Dilma, optei pela mudança. Mapa da mina, em números redondos. Dos 142 milhões de eleitores, 30 milhões não compareceram às secções eleitorais. 5 milhões anularam os votos e 2 milhões votaram em branco. Resultado final: com cerca de 53 milhões de votos, a presidente Dilma recebeu pouco mais de 37% dos votos do eleitorado brasileiro. 
Realmente, surgiu das urnas um país dividido, a maioria do eleitorado não votou na presidente Dilma, mas ela, agora, é a presidente de todos os brasileiros. Que a Estrela do Natal guie seus passos. 
 
 
 
CABEÇA FRIA
Comparando: No Nordeste Dilma recebeu mais de 12 milhões de votos, em compensação no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) foram mais de 18 milhões de votos para a presidente Dilma.
 
 
 
ASSANHADOS
Em seu discurso, a presidente eleita falou em diálogo. O momento é de união, de construção de pontes. Ao ouvir falar em ”construir pontes”, mesmo em sentido figurado, as empreiteiras voltaram a ficar assanhadinhas. Vai começar tudo de novo?
 
 
 
REFORMA
Dilma reeleita fala, novamente, em Reforma Política. Quer um referendo popular. Ótimo, desde que se decida sobre temas como: redução do número de partidos, fim das Coligações Partidárias e do horário político obrigatório, financiamento de campanha etc. 
___ Em caso de reeleição vocês não acham que todos os candidatos deveriam deixar o cargo, pelo menos, 6 meses antes do pleito?
___ E o que dizer do político que é eleito como representante do povo para a Câmara, Senado, Assembleias Legislativas, Câmara de Vereadores, e troca o mandato por um cargo de Secretário, Ministros ou presidência de alguma autarquia? 
___ Deveriam perder o mandato?
 
 
 
REFORMA AGRÁRIA
Quando vi aquele trator, desfraldando uma bandeira vermelha fiquei intrigado. Seria algum agente do MST, iniciando uma invasão de terra? A incipiente agricultura lagunense estaria clamando por “Socorro”?
___ E, estava! Quando a Maria do Socorro chegou, Joinha acelerou o trator pelas ruas da cidade, fazendo campanha para a Dilma.
Nem com máquina agrícola Joinha conseguiu evitar a derrota de sua candidata na santa terrinha. População ainda não esqueceu o PTsão do Célio Antônio. 
Transporte público – A prefeitura deverá contratar o trator do Joinha para atuar como transporte de passageiros. Único veículo capaz de resistir aos buracos da “Confer”.
 
 
 
A PATERNIDADE DO BOLSA-FAMÍLIA
Bolsa família foi o assunto predominante nos debates eleitorais deste ano. Quem criou o benefício social conhecido como Bolsa Família? 
___ Itamar Franco, Lula, Fernando Henrique?
___ O pai, ou melhor, a mãe do Bolsa família é um conhecido marsupial da nossa Mata Atlântica conhecido como Gambá. Os filhotes recém-nascidos, indefesos, ficam protegidos na bolsa que a fêmea tem no ventre, onde são alimentados, e cuidados até ficarem em condições de enfrentar a vida.
 
 
 
RECLAMAÇÕES
Leitores reclamam. Na Biblioteca Professor Romeu Ulysséa muitos livros continuam espalhados pelo chão. A responsabilidade é da Secretaria de Educação, ou da Cultura?          
        
 
FINADOS
As palmeiras da avenida beira-mar, na praia do Mar-Grosso, herança do PT do Célio Antônio estão todas mortas. Prefeitura estaria aguardando o atestado de óbito para sepultá-las no dia de Finados, 2 de novembro.
 
 
 
O GALO DO VIZINHO
O galo cantou, é de manhã. O despertar de um novo dia. Quase toda família tinha um galo no terreiro. Tudo mudou, os galos não cantam mais. Dizem os que conhecem esses galináceos, que até os galos usados em “despachos” são criados em granjas, filhos de chocadeiras, e não cantam porque nunca viram uma franga.
Esta semana tomei conhecimento da existência do “tenor do Centro Histórico”, o galo do vizinho "Bau”, funcionário público e ex-vereador. Salete Wendhausen (do Gonçalo) que mora uma quadra distante, afirma, que desperta com o canto do galo do “Bau”. O bichinho é bom de gogó. Trepa no galho da goiabeira, bate as asas, e solta a “voz”, parece que tem um amplificador no bico. Acorda toda a vizinhança.
___ O que diriam os vizinhos de porta?
___ Para o Léo, o galo deveria adaptar-se ao horário de verão. Ele está tocando alvorada, às 4 horas da matina. Galo da madrugada só no carnaval de Recife.
___ Se não houver mudança de hábito, ele não emplaca 2.015. Vira ceia de Natal, afirma o Despachante Édio Pinheiro que, diga-se a bem da verdade, é louco por uma moela de galináceo.
___ O dr. Oscar que já teve problemas com um outro galo, não se manifestou sobre o caso.
___ O dr. Silvinho, por precaução, estaria dormindo com tampão de ouvido.
Quanto ao João Alfredo Dias, o BABÁ, nada perturba seu sono de justo. É capaz de dormir ao lado do galinheiro, mesmo com o galo cantando, e a galinha tocando bateria.
___ Outra pessoa, que prefere o anonimato, diz que ouviu, no quintal do galo, uma voz feminina, falando sobre o pinto do vizinho. Pelo jeito, quem está cantando de galo agora, é o “Bau”.
 
 
 
BALCÃO DE OFERTAS
___ Uma calcinha, de marca, tipo “tapa-buraco” custa mais caro que um ferro elétrico não é um absurdo?
___ Questão de ponto de vista. O ferro precisa de tomada para aquecer e passar a calcinha.  Já a calcinha agasalha a tomada que esquenta o “ferro”. Quem vale mais?
___ Achas justo um sutiã custar mais que um liquidificador?
___ Utilidades antagônicas. O liquidificar foi criado para fazer batidas, inclusive de mamões. O sutiã segura os mamões para evitar batidas.
O eletrodoméstico com seus inúmeros botões é multiprocessador, faz maravilhas na cozinha.
O sutiã cobre apenas dois botões, quando acionados levam o homem ao paraíso em qualquer canto da casa.
___ Continuo achando, que o liquidificador tem mais utilidades que o sutiã.
___ Então, o amigo coloque o liquidificador no peito de sua mulher, e transforme seus seios em manteigueira...
 
 
 
PRESIDENTE DILMA É BRA
Ministro da Fazenda poderá ser o Trabuco, presidente do Bradesco. A presidente fala em paz, mas vem armada de Trabuco...
 

—————

Voltar