02abr11 - Cricri (por Salmon Flores)

01/04/2011 20:54

 Inimigos ontem...

Numa conversa que tive com a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Orleans, no final do ano passado, ouvi delas muitas manifestações, que passarei a cada edição dividir com os leitores. Uma delas referia-se a composições políticas futuras. “Conosco é sem Librelato... Tá louco, sem chances.”, disparava Lela/PSDB.  Após a posse e sem retorno de algumas perguntas que fiz a digna presidente, vi passar uma homenagem justa às mulheres, graças a ajuda de Lussa Librelato, que atendeu pedido de Lela e pagou 3 mil reais para viabilizar uma palestra com Luiz Carlos Prates. Lela também prestou uma homenagem à esposa de Lussa e dele recebeu flores. Nos tempos em que o casal Padilha, (Lela/Gelson) arrendava a Rádio Guarujá, ela chorou copiosamente por inúmeras vezes em razão de atitudes tomadas a época pela Família, que deseja tirar Padilha da rádio, ou enfraquecê-lo politicamente. Os Librelatos, já naquele tempo tinham interesse na Rádio Guarujá e acabaram adquirindo-a mais tarde. A cada interesse, inflacionava-se o valor do aluguel, que no caso era muito difícil ser pago. E isso irritava Lela Padilha que hoje é Presidente da Câmara de Vereadores.  O mais visado, lembro, era o doutor Arcângelo, cuja alcunha, por respeito, vamos deixar de lado.  

 

Hoje na Geada

O vereador de Orleans, que está como líder do governo na Câmara, reclamou da ausência dos vereadores nas inaugurações feitas pelo prefeito Tinto, a exemplo do que aconteceu no último final de semana quando foi entregue a reforma da ponte de Brusque do Sul. Disse que só a presidente Lela Padilha compareceu. Osvaldo Cruzetta, o Vá disse que os vereadores não são obrigados a estarem presentes, mas que vai passar no local para ver se ficou bem feita a obra. Aproveitou para pedir a reconstrução do Ginásio de Esportes de Alto Paraná e deixou claro que a obrigação dos vereadores é pedir as obras e o prefeito executar. Enquanto isso, Geada insiste para que seja convidado para a inauguração da ponte que liga Orleans a Pindotiba.

 

Rotativo/Orleans

O vereador Vá continua batendo na tecla na questão do estacionamento rotativo em Orleans. Lembrou que os vereadores rejeitaram o projeto de terceirização e o Executivo parece que se esqueceu da matéria. Afirmou que esteve conversando com representantes da Associação Comercial e também com a CDL e está sendo cobrado.

 

Eu sou bundão

A presidente do Legislativo de Orleans, Suzelei Brighenti Padilha (Lela), parece que está com tudo e pode vir a compor a chapa majoritária na próxima eleição. Corre à boca miúda nos senadinhos da Cidade das Colinas que está havendo um estreitamento de relações entre ela e o vice-prefeito e presidente da Fundação Hospitalar Santa Otília, José Carlos Librelato, o “Lussa”. Quem diria... O comentário maior é de que está sendo alinhavado para que ela seja a vice de Lussa nas próximas eleições, garantindo os dois últimos anos na condução da administração. Enquanto isso, o seu marido, o Gelson Padilha, (que já foi Prefeito de Orleans e cassado em razão de denúncias de compra de voto, feito a época pelo grupo político de Librelato), permanece como secretário da SDR de Braço do Norte. O possível arranjo teria regras. Padilha não dará um pio em Orleans neste período, devendo calar-se. Em contrapartida, Lussa que patrocinou a palestra de Luiz Carlos Prates e também intermediou, junto com o deputado Doía a permanência do maridão na SDR, poderá também convidar Lela para ser vice na chapa ainda em formatação.  Coisas da política!  Ninguém pode dizer que desta água não vai beber jamais. Ferrenhos inimigos ontem, levitam de mãos dadas, hoje. E os bundões como eu e alguns, que tanta inimizade arrumou para defender Padilha e a ex- (!?) primeira dama, sobramos como vítimas de um processo que só deu certo ou está dando, para Padilha, que segue bem empregado, e sua esposa que preside o Poder Legislativo, digamos com um pouco de nossa ajuda. 

 

Brunel

Em meio às festividades no vizinho município de Capivari de Baixo, um empresário de Tubarão de renome me confidenciou: “Podem falar do Brunel, mas a casa tá arrumada, ele paga e respeita os fornecedores. Uma beleza o jeito como eles nos tratam. Não precisamos correr atrás como noutras Prefeituras”, disparou.

 

PROCON existe?

As pessoas que utilizam a agencia dos Correios do Praça Shopping, até que são bem atendidas. Mas a agencia comete um crime para com o consumidor. Se depender do PROCON de Tubarão, talvez  continue assim, sem solução. As cartas/envelopes, mesmo simples, são pesadas, para que se calcule o valor a ser pago. A balança neste caso fica no fundo, atrás das caixas operadoras, portanto, sem que o cliente possa conferir o que está sendo calculado. A funcionária recolhe os envelopes, leva para um balcão, que fica fora dos olhos dos clientes, lá a funcionária faz a pesagem e nos apresenta a conta. Esta bendita balança não deveria estar na frente do cliente? O PROCON existe? O que reza o código do consumidor?    

 

Eleições 2012  (I)

Não restam dúvidas de que a mobilização do Dr. Manoel, visando agrupar PSDB/PMDB/DEM/PDT, atraindo partidos menores para a aliança, cingirá uma aliança que se encabeçada por ele e o Pepê, largará na frente em âmbito municipal. Sobrará a teimosia do PT do Olávio e o PP do deputado Ponticelli, que a meu ver, ao contrário do que muitos propagam, é forte e poderá se fortalecer ainda mais. Soube por exemplo esta semana, que alguns descontentamentos no ninho Tucano, podem empurrar alguns para os braços do Ponticelli. E trata-se de gente de peso, portanto não ignorem minhas profecias. 

 

Eleições 2012  (II)

Olávio não deverá (apostem) repetir a teimosia de Lula, que tentou, tentou, até que se curvou a José Alencar (saudoso ex-presidente) para vencer e reeleger-se com folga e triunfar com loas fazendo Dilma sua sucessora. Olávio/Dionísio já não é mais segredo para ninguém. Quem viver verá! 

 

Eleições 2012 (III)

Benito Botega (tio) assumiu a boléia do PP, nestes tempos tumultuados de debandadas já anunciadas. A ida do sobrinho Pepê, possivelmente para o PMDB, deve sair caro. Gelosa já bradou que aceitam o menino, filho do Gijo, de braços abertos, mas e os cargos na coalização? Eles falam em já, agora e a conta neste caso, será debitada para o Dr. Manoel, que tenta ser austero com a reforma. Todos sabem que o PMDB é danadinho por cargos. Aquela velha guarda só pensa nisso. 

 

Eleições 2012 (IV)

Benito Botega é interino, e pela tendência, será o empresário Renato Meneghel o novo general da banda do PP. Tem trânsito com Ponticelli, é respeitado pelos pepebistas e não encontrará muitas dificuldades para reverter o quadro que por ora apresenta defecções. A maioria é de gente que seguirá servindo o governo municipal. E ai um fato concreto: Os possíveis desempregados poderão retornar e neste caso, enfraquecem a ida do PP para o PMDB. Mas, mesmo assim ele vai.

 

Viva o Médico

Em Porto Alegre, um cidadão foi vitimado por um infarto. Médicos e enfermeiros, já davam o cidadão como morto. Menos um que alucinado, e acreditando no que aprendeu na Universidade, não desistiu, e por 50 longos minutos, seguiu reanimando a vítima, até que os sinais vitais reapareceram. O ancião está vivo e passeia orgulhoso por Porto Alegre. Fica a pergunta: Se os médicos ousassem mais, não poderiam salvar mais pessoas? “Lutar sempre, desistir, jamais”... Esta é uma frase que aprendi na caserna, mas que pode se aplicar no nosso dia-a-dia. 

 

Zé Alencar

Ele foi um homem que entre seus atributos, nunca deu as costas para sua cidade natal, Macaé. Aqui na nossa região, pseudos empresários, deixam de investir na mídia local e no esporte local, para gastarem na RBS/TV e no Criciúma/EC, Figueira, Avaí, etc... Uma grande empresa de tubarão, eu lembro, deu 20 mil para o Reginaldo Faria gastar num projeto Cultural, e ele nem em Tubarão veio. Desceu do avião em Floripa, pegou o cheque e deu tchau.  

 

SDRs

As secretarias de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte e de Laguna terão, a partir de hoje (1°), novos titulares. O governador Raimundo Colombo (DEM) confirmou os nomes de Gelson Padilha (PSDB) para Braço do Norte e de Christiano Lopes (DEM) para Laguna. Padilha já respondia pela SDR desde julho de 2007 e estava interino no cargo desde o início do ano. Com as indicações, os tucanos ficaram com duas SDRs no Sul: Tubarão e Braço do Norte. O PMDB com Criciúma e Araranguá e o Democratas, com Laguna... A indicação de Padilha foi feita pelo deputado Dóia Guglielmi (PSDB) e contou com o apoio do deputado José Nei Ascari (DEM) e também do deputado federal Edinho Bez (PMDB).

 

Improbidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Laguna está prestes a se incomodar na Justiça. Além de um empresário que está disposto a denunciá-lo ao Ministério Público, uma ação popular está sendo montada para processá-lo por improbidade administrativa tal são os desmandos do presidente naquela Casa Legislativa. Um dos casos já está sendo citado na matéria desta edição onde ele contratou a esposa do seu advogado que derrubou Kfouri e a Nega da presidência e o outro é o irmão de sua chefe de gabinete. Dizem pelos corredores da Câmara que o escarcéu feito pelo Everaldo sobre a questão dos  ar-condicionados supostamente superfaturados para maquiar as suas irregularidades. Uma barbaridade!

 

Enquete

O Jornal A Crítica vem preparando uma enquete para saber a preferência do eleitorado de Laguna para as próximas eleições municipais. Não deixe de participar. Servirá como termômetro da opinião pública lagunense e do leitor do nosso hebdomadário.

Absurdo

Passarinho verde aterrissou nessa semana na redação deste hebdomadário e confidenciou algo absurdo que está acontecendo em Laguna. Tem uma moça, com cargo de confiança, aliás, adjunta da diretora geral da Escola Comendador Rocha que trabalha no SESC e tem que prestar serviços de 40 horas na escola. Só que ela trabalha nas terças e nas quintas-feiras, no período da manhã e inclusive ganha gratificação. Não faz às 40 horas. Será que a GERED não sabe dessa situação ou está omissa? Coisas para o Ministério Público investigar e autuar.

 

—————

Voltar