02abr16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

01/04/2016 08:41
Os cuidados da alimentação na gestação
O alimento tem papel fundamental para saúde humana, se levarmos em conta principalmente a gestação, o cuidado ainda deve ser maior, não pecando pelos excessos, sem dietas malucas e restritivas, sem jejuns prolongados, a fim de evitar alguns danos maiores, como recém – nascidos com baixo peso.
Para o bom desenvolvimento do feto, é necessário manter um equilíbrio na ingestão de alguns nutrientes traços, como ferro, ácido fólico e cálcio. Outro fato relevante, é que pais obesos geram filhos obesos, então, já que existe o fator hereditário, é fundamental neste caso, uma melhora na qualidade de vida, como o estímulo da atividade física e na ingestão de alimentos saudáveis.
Para as mamães gordinhas, o cuidado deve ser redobrado, principalmente se considerarmos a diabetes gestacional, o que ocorre neste caso, é uma resistência insulínica, e tal descompensação gera à patologia. Outro perigo é a hipertensão que pode desencadear a pré-eclampsia, que pode induzir um parto prematuro e até mesmo o óbito da mãe e do feto. 
Ninguém quer passar por isto certo? Então, a dica para as mamães de plantão é manter um acompanhamento por um profissional devidamente habilitado, alimentar-se bem, fracionando suas refeições e evitar ao máximo o consumo de alimentos ultra processados, fazer uma boa hidratação, melhorar a ingestão de frutas e verduras.
Depois de gerado o bebe muitas mães entram em desespero pelas tão temidas cólicas, mas o ideal é manter uma alimentação balanceada, para suprir suas necessidades diárias e garantir um aporte calórico suficiente para a produção do leite materno. Evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas.
Então, para quem tem dúvida, o ideal é manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, e após esse período, pode-se associar o leite à novos alimentos , e a partir dos oito meses de idade a criança já pode ingerir os mesmos alimentos ingeridos pelos familiares, porém, cuidando sempre com o sal e a adição de gorduras.
 

—————

Voltar