02jul11 - Projeto Prefeitura Tubarão

06/07/2011 15:38

 WILLY ZUMBLICK, nosso artista maior.

Eleito, no ano 2000, pelo voto direto e espontâneo da população, como uma das mais ilustres personalidades catarinenses do Século XX, Willy Alfredo Zumblick nasceu, em 26 de setembro de 1913, em Tubarão (SC), onde sempre viveu, e onde faleceu, com a idade de 94 anos, em 03 de abril de 2008.

Convencionou-se divulgar que ele teria produzido cerca de cinco mil obras. Essa generosidade da mídia e de seus admiradores, no entanto, não corresponde à realidade. Aliás, ele próprio, quando questionado a respeito, soube quantificar a sua criação. Incontestável, porém, que devotou à arte setenta e cinco anos de sua longeva existência. Teria atingido a expressiva marca de 3.900 obras caso houvesse condição de produzir uma por semana. Algo inteiramente inviável, quer devido aos períodos de inatividade, quer devido às demandas de tempo exigidas por suas notáveis criações e pelas suas várias atividades sociais e profissionais.

Willy Zumblick tem catalogadas a maioria de suas obras, imortalizadas nos dois Catálogos ZUMBLICK PARA SEMPRE, de autoria de Volnei Martins Bez, Valmiré Rocha dos Santos e Carlos Rocha.Os autores deste trabalho, por quase dez anos pesquisaram a produção de Zumblick, localizaram, fotografaram e estão disponibilizando ao público mais de 1.200 obras. Excluindo-se as 80 expostas nos Museus Willy Zumblick, outras 33 no Museu da Unisul, ambos em Tubarão (SC), e as inseridas em alguns livros, todas as demais jamais puderam ser contempladas pelo público porque pertencem a acervos particulares. Tratam-se de obras que se encontram em poder de colecionadores, de amigos e de admiradores do artista, espalhadas pelo Estado de Santa Catarina e fora dele. Descobrir tais proprietários, localizar as obras, fotografá-las, inseri-las em um banco de dados e, posteriormente, em mídias eletrônicas e impressa constituíram o grande desafio deste trabalho.

 

—————

Voltar