03mar12 - Comunidade (por Munir Soares)

02/03/2012 16:14

 

QUIBELEZA DE GUERRA
Naqueles tempos, quase tudo era deserto. Dunas e vegetação rasteira, cobrindo toda a área. Um dia, uma caravana de visionários edificou no local, aquele que seria um marco turístico, o Ravena Cassino Hotel. Infelizmente, entrou areia no negócio, e tudo ficou entregue às traças, à mercê do tempo.
O sultão Nico's Chede, cujos domínios tinham tentáculos na cidade Juliana, resolveu ocupar a cidadela de Ravena. Com os seus petrodólares adquiriu a propriedade sob aplausos da torcida. Dizem que ganhou até o título de “Nico's – o redentor”. Cavalgando em seu puro sangue árabe, fez o reconhecimento de seu novo sultanato. Centenas de hectares virgens, na praia do Mar-Grosso. Anos mais tarde, de mão beijada, o sultão das Arábias ganhou todo o acréscimo do loteamento, o filé mignon, na atual Avenida Beira-Mar, a maioria, terras de marinha. Vendeu milhares de lotes e pouco investiu no loteamento. 
 
A PRIMEIRA REBELIÃO
Em 1992, o sheik Nelsinho declarou guerra santa ao sultão Nico's, prometendo restabelecer a ordem fundiária naquela região. Novos limites foram traçados. Das reuniões nas tendas, após muita conversação foi assinado o “Protocolo do Ravena”. Algumas escaramuças judiciais teriam animado o debate. Lotes e quadras teriam sido trocados. Quem ganhou e quem perdeu? Ninguém sabe ao certo. A bandeira do sultão Nico's continuou tremulando na torre principal do Ravena. Domínio assegurado, desde as pedras rosadas até a raiz dos Molhes.
 
SEGUNDA REBELIÃO 2012.
Após longa expedição pelos subterrâneos do poder central, Célio Antônio, poderoso Califa do PT, resolve encetar sua cruzada pela liberação das terras da prefeitura, ainda em mãos do sultão Nico's. Fiel à filosofia proletária, dizem, que o prefeito Califa, vai contratar jegues nordestinos para enfrentar o exército de camelos a serviço de Nico's.
O Califa Célio Antônio conhece a capacidade de persuasão da lábia do oponente. Dizem que o homem é capaz de catequizar até pastor evangélico. No entanto, em épocas eleitoreiras, nenhum candidato vai se deixar seduzir, pela dança do ventre de qualquer odalisca.
A nova briga pela posse do oásis do Mar-Grosso promete lances interessantes. Califa Célio mostra suas armas, Sultão Nico's reforça a paliçada que protege o “Ravena”. Choque iminente. O Califa da terrinha ao sentir que o sultão já poderia ter enviado emissários ao território independente da Câmara adverte: Nico's, com apoio do Gênio da Lâmpada, poderá atender aos desejos eleitorais de alguns edis. Nico's, conhecido “mão de vaca”, estaria disposto a abrir o cofre, em defesa do feudo praiano? Ceder os anéis, para não perder os dedos?
 
PRIMEIRO REVÉS
Ao perceber, que o projeto de lei do califado, que recupera terras e implanta loteamento, em algumas quadras tidas e havidas, como pertencentes ao espólio do Ravena, não teria a simpatia dos habitantes da Casa do Povo, retirou o projeto de pauta. 
Adagas e cimitarras cintilam ao sol, Califa Célio e Sultão Nico's num duelo de vida ou morte pretendem, de uma vez por todas, resolver o caso “Ravena”, na valorizada praia do Mar-Grosso. KIBEleza de guerra. Pendenga teria sido manchete até da TV “Al Jazeera”. Enquanto isto, no Santuário da Moralidade Público, os guerreiros do MP, com certeza estarão atentos às verdadeiras intenções dos contendores, pois, como diz o refrão popular: de boas intenções o inferno está cheio!
O que a comunidade espera é que toda esta disputa não acabe em “Xeque”!
 
A MERENDA
Com apenas 15 dias de aula, a notícia ganhou as manchetes dos jornais: acabou a merenda no CEAL, a nova escola integral do Centro Histórico. O Diretor da escola, estranhando o enorme apetite dos alunos, neste início de ano letivo, teria criado Comissão para investigar o caso. O resultado teria surpreendido a todos.
Tendo que ficar internados das 08h30min às 16h, alguns adolescentes resolveram levar a namorada para comer... Tudo na moita.
___ Sexo na escola? E, com pessoas estranhas ao corpo discente?
___ Verdade, as meninas só voltam para casa, depois de “comidas”.
___ Justificado o consumo da merenda, sexo dá fome.
Dizem que a conclusão dos trabalhos da Comissão teria sido precipitada, as namoradas faziam, apenas, “uma boquinha”, na merenda!
___ A ordem na cozinha agora é: 
___ Diminuir a oferta de franga!
 
A TERRINHA EM FOCO
EXAGERO?
Dizem que cerca de 500 mil pessoas participaram do carnaval de Laguna. É como se os 515.250 habitantes, de Joinville, resolvessem acampar em Laguna, durante os dias de folia.
 
CARNAVAL DE LAGUNA – Opinião de quem conhece.
# Radialista Batista Cruz: “Quem levou o desfile para escolha da rainha do carnaval, para a praia, não conhece nada do nosso carnaval. Fracasso”.
# Colunista e carnavalesco Zé Mala: “Concurso de fantasias de luxo, foi uma pobreza total, palco improvisado, sem decoração, e sem público. Foi um malho só”.
# Afonso Barreto, ex-presidente dos Democratas, e membro ativo da Diretoria: “O pré-carnaval deixou a desejar. No sambódromo, no início da noite, o público até que era razoável, mas, com o passar das horas, foi deixando o sambódromo”.
Nenhuma autoridade estadual prestigiou o desfile. Prefeito Célio marcou presença. Até o prefeiturável Everaldo dos Santos sumiu da passarela. Colocou seu chapéu panamá e saiu por aí... 
Preocupação: O afastamento do público, e a queda de prestígio do nosso carnaval. Muita coisa precisa mudar, antes que seja tarde.
# Hênio (veículos) - Presidente do Xavante. “Para tirar o Xavante da rabeira, e levá-lo ao terceiro lugar só precisou de uma porção de “batatinha”.
OSCAR vai para Cláudia Lopes da Silva, a Dama de Ferro da Escola de Samba: “Os Democratas”.
Para alguns foliões anônimos, o Baile das Bonecas na pracinha, estaria perdendo o charme e o Concurso de Marchinhas teria despertado pouco interesse dos compositores.
 
OBRAS
a) Vereadores e imprensa pedem explicações sobre o atraso nas obras de construção das casas populares, no loteamento do Mato Alto-2.
b) Expectativa com relação ao andamento dos trabalhos de revitalização da Beira-Mar, no Mar Grosso. Obra vai continuar no inverno? Associações contestam a execução do projeto.
c) E o Restaurante Escola construído próximo ao Laguna Internacional, já estaria funcionando?
d) Prefeito Célio vai conseguir inaugurar obra do Museu Tordesilhas, antes do término de seu segundo mandato?
e) A avenida das lombadas, trecho entre o Centro Administrativo Municipal e a Casa do Pescador vai mesmo ser reparada? Quando?
f) Os abrigos de passageiros, recém colocados no Centro Histórico, estão sem bancos. São reservados a usuários com furúnculo na região glútea?
g) E, a rodovia SC 100 (Pta. da Barra/ Camacho)? É bom ficar de olho. Se não asfaltarem até outubro, a coisa pode complicar.
h) Na rodovia Castelo Branco melhorias foram postergadas, sine die. Em minha opinião, ela deveria ser rebaixada, hierarquicamente. Ao invés de Marechal Castelo Branco, denominar-se-ia – Recruta Zero!
i) A avenida Calistrato Muller Salles (entrada da cidade) vai mesmo ser asfaltada? Quando se inicia a obra?
 
CÂMARA MUNICIPAL 
Neste início de ano legislativo, Prefeito Célio Antônio resolve nomear Jéferson Crippa, para acompanhar o andamento dos projetos do executivo, naquela Casa. O bombeiro Jéferson vai ter trabalho para apagar o fogo da oposição.
___ Quais seriam suas pretensões eleitorais do Jeferson?
Vereador Dudu Carneiro (PP), transformado em Lobo, é uma faca contra o prefeito, de quem foi líder no primeiro mandato. 
 
ALERTA NO CENTRO HISTÓRICO
Com o fechamento do Hotel Rio Branco pela Vigilância sanitária, os “sem teto”, mendigos, e usuários de droga estariam utilizando o prédio da antiga subestação da CBCA como abrigo. A edificação abandonada está localizada entre o prédio da Secretaria da Educação, e o Hospital Senhor dos Passos.
Situação preocupa moradores do Centro Histórico, que pedem ação do Poder Público Municipal.
 
ALVÍSSARAS
– Lagunenses ficam felizes, ao saber que a UDESC vai construir sua nova Sede, nos fundos das atuais instalações. Uma nova realidade para a terrinha. Empreendimento que merece o apoio de todos.
 

—————

Voltar