03out14 - Pessoas (por Gladys Helena)

03/10/2014 14:06
Pronto Atendimento
Nessa polêmica entre o Hospital Nossa Senhora da Conceição e a prefeitura municipal, Caio Tokarski bem lembrou que nem uma unidade de pronto atendimento tem em Tubarão. “Todo município consegue construir, nós infelizmente não temos agilidade, nem competência. Quando um pai de família que chega em casa e pega o filho febril, ele tem que bater no pronto atendimento do hospital, tem que bater no único local que pode ser atendido”. Vou mais além, vereador Caio, imitando Boris Casoy: “Isso é uma vergonha”. 
 
 
 
Olha só a diferença
No Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna, foi assinado um protocolo de intenções entre o governo do Estado e a TAM Linhas Aéreas para início das operações da empresa no aeroporto do município. O Aeroporto Diomício Freitas em Criciúma tem dois voos da Azul. E Chapecó que é cidade menor que Criciúma, seu aeroporto tem oito voos comerciais. São dois da Gol, dois da Avianca e quatro da Azul.
 
 
 
Fora da Casinha
Matusa e Paulão, ambos do PT, retornaram para a câmara de vereadores essa semana, ainda em meio às eleições, já que os dois são candidatos. Paulão, por motivos particulares não compareceu na Sessão. Apresentou justificativa que foi registrada em plenário pelo secretário da Mesa Diretora. Já Matusalém totalmente desligado, solicitou ao Secretário Municipal de Segurança e Patrimônio a implantação de uma faixa de segurança para pedestres na avenida Marcolino Martins Cabral, proximidades da Clínica Córdis, bairro Vila Moema. Ora... O vereador Joel da Farmácia já havia feito esse pedido na segunda-feira passada. Será que não seria melhor os dois deixarem passar a eleição para retornar à Casa do Povo? Sigam o exemplo do Evandro Almeida.
 
 
 
Apoio
Dr. Roger Augusto Vieira e Silva, médico, que nas eleições de 2004, tentou vaga como vereador em Treze de Maio pelo PMDB e depois foi secretário de Saúde do PSDB agora está apoiando à candidatura do professor Maurício da Silva do PR. Para o Dr. Roger nos cinco mandatos como vereador de Tubarão, Maurício atuou sem promessas, com bons projetos e transparência.
 
 
 
Dúvida
Vereador Valter Orbem de Orleans ironizou ou não o Ministério Público na tribuna da câmara? Ele disse e está gravado, que o presidente da câmara deveria enviar um ofício para ao Ministério Público “que tanto atua na região de Orleans” para que fosse tomada alguma providência contra a empresa TIM Celular. Pois agora...
 
 
 
Greve dos Bancários
É para rir ou é para chorar? Ao contrário do que foi noticiado, a greve dos bancários não atrapalhou a compra e venda de votos aqui pela região. Fonte desta coluna informa que, o vai e vem nas estradas com transportes de valores é dinheiro de fazer inveja a qualquer parente de candidato. Gasolina em carro ou moto, então... Nem se fala.
 
 
 
É bíblico
O bom filho sempre a casa retorna. Se recuperando de uma cirurgia cardíaca feita na capital gaúcha, o vereador Osvaldo Cruzetta, o Vá, retornou as atividades na noite de segunda-feira (29) na Casa das Leis. Vá estava fazendo falta no legislativo orleanense.
 
 
 
Correios
Meu pai, Agenor José da Cruz, trabalhou nos Correios por longos 42 anos. Uma vida inteira dedicada à empresa. Morreu orgulhoso, sem saber das falcatruas que agora despontam. Ainda bem, caso contrário, morreria de desgosto. Essa semana, o candidato Aécio Neves queixou-se que suas cartas para eleitores não foram entregues. Segundo ele, houve boicote. Em defesa, o presidente dos Correios que é sindicalista e petista de carteirinha rebateu e deu sua versão. Para ele o grande volume de correspondências atrasou a entrega. Só que está no site da revista Veja, há um vídeo de um carteiro no horário do expediente, fardado, distribuindo panfletos de campanha da presidente Dilma. Se fosse num país sério, a candidato estaria automaticamente, fora do páreo. Mas aqui é o Brasil. Fazer o quê? 
 
 
 
Ambulância 
E finalmente chegou à Orleans a tão esperada ambulância. Palmas para a bancada do PMDB que conseguiu o feito. Clésio Cabelinho apesar de ser do PSD quer que a ambulância fique no hospital Santa Otília.  
 
 
 
Mato alto
Bem lembrado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Tubarão, Luiz Gonzaga Reis (PP), o Zaga, que nas proximidades do Presídio, na Rodovia João Alfredo Rosa, existe uma curva de alta periculosidade, onde o mato está muito alto, aumentando ainda mais o perigo de acidentes. Zaga pede ao prefeito Olávio Falchetti, que busque uma maneira de retificar aquele trecho, minimizando a curva e de maneira emergencial efetuar o corte do mato, no referido local.
 
 
 
Cursos gratuitos
Presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Edison Cardoso Duarte, teve aprovação de todos os vereadores sobre seu requerimento apresentado na segunda-feira (29) onde solicita ao Poder Executivo que firme Termo de Convênio com o SENAI de Capivari de Baixo, para oferecer cursos gratuitos aos jovens de baixa renda do município. 
 
 
 
Hospital 1
Vereadores de Tubarão defenderam o Hospital Nossa Senhora da Conceição de unhas e dentes quanto às declarações do prefeito Olávio. Para a peemedebista Ritinha tem que haver respeito com o HNSC que presta serviços ao povo de Tubarão há mais de 100 anos: “Vocês já imaginaram se o hospital fechar as portas, como vai ficar o povo de Tubarão e da região?”
 
 
 
Hospital 2
Caio Tokarski: “Não se pode expor um patrimônio como o HNSC. Numa entrevista do prefeito, numa desinformação muito grande, chega a contradizer-se com as informações repassadas pela direção do hospital, sem ter nenhum tipo de embasamento. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, de maneira irresponsável, manda um ofício a Secretaria do Estado da Saúde no qual ele manifesta e coloca em dúvida a veracidade das informações trazidas pelo hospital com relação aos convênios atrasados. Então é assim que se devem tratar assuntos dessa magnitude? Claro que não. Afinal, nós temos uma grande entidade prestando serviço a nossa comunidade. Esse hospital é o segundo gerador de empregos em Tubarão. 
 
 
 
Hospital 3
Nilton Campos: “Imaginem Tubarão sem o HNSC, sem a nossa Universidade. Temos que tratar as instituições com o devido respeito. Não da forma como está sendo feito. O presidente da Fundação disse ter encaminhado uma carta, e ai o prefeito dá uma declaração que não sabia da carta, só soube depois, são muitos desacertos por parte desta administração municipal”.  
 
 
 
Hospital 4
Carlos Zamparetti: “Qual a cidade da nossa região que não queria ter um hospital igual ao nosso?” 
 
 
 
Hospital 5
Eraldo Pereira: “O hospital tem 1.248 funcionários. Hoje você vai ao hotel mais simples a pernoite não baixa de R$ 100,00 e quantos cidadãos nossos que permanece internado 1 mês, 2 meses, 3 meses...? Meu falecido pai ficou internado no HNSC 6 meses direito. Agora você imagina num quarto de hotel 6 meses direto, qual o custo financeiro para o cidadão tubaronense, já que temos uma faixa salarial de um salário mínimo e meio?” 
 
 
 
Letrado
Quando você eleitor for votar lembre-se bem da frase de Fernando Henrique Cardoso, para mim, um dos homens mais inteligentes do Brasil: “Senador é só pose. Quem manda mesmo é o deputado”. 
 
 
 
A hora da verdade 
Neste domingo (5) é dia de pegar o título de eleitor, o documento com foto, a colinha e ir até o local de votação. Depois de tantas pesquisas, debates, bandeiraços e propagandas, a bola está com o eleitor. Cabe a ele escolher com consciência e responsabilidade, definindo um bom caminho para os próximos anos. Bom voto a todos!
 

—————

Voltar