03out15 - Orleans: Vereador afirma - “POVO TEM VERGONHA DE DIZER QUE VOTOU NESTE PREFEITO”

02/10/2015 10:32
O prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes (PSD), no último sábado (26), concedeu entrevista a rádio FM 106 da cidade, onde relembrou fatos negativos da época que o atual vereador Osvaldo Cruzeta (PPS), o Vá, havia sido prefeito do município. Vá, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores, na sessão de segunda-feira (28), para responder as afirmações do prefeito Marco. “Já se passaram mais de 20 anos, que fui prefeito. Na época a minha receita era R$ 280 mil e hoje R$ 4,5 milhões, são 16 vezes a mais de arrecadação. Nosso município era bem maior do que é hoje, porque depois foi desmembrado o lado da União, Rio Cachorrinhos, Ilhota, parte do Rio Coral e parte de Rio das Furnas, então com o pouco recurso daquela época, nós ainda fizemos muito”, comentou o vereador que não negou que deixou de efetuar alguns pagamentos no final do seu governo por causa da baixa arrecadação. “Na minha época, tinha 13 vereadores para fiscalizar o meu governo e nenhum dos 13, de situação ou oposição, eram contra o meu governo, eles sabiam da dificuldade que o município passava, pois o então presidente da república era o Fernando Collor de Melo e não vinham recursos da forma que vêm hoje”, disse o edil. “Na época que eu fui prefeito ninguém da minha família foi preso, ninguém foi para cadeia por corrupção, por desvio de dinheiro público”, comentou o parlamentar citando também a possível venda dos maquinários da prefeitura na atual administração. “Tenho ciência que deixei em péssimas condições alguns equipamentos, mas não vendi nenhum no final do meu governo, tínhamos 13 caminhões, 03 patrolas, 04 retroescavadeiras, 02 carregadeiras e 01 trator de esteira. Agora, nesse governo do prefeito Marco, vão vender esses equipamentos, só que terão que dizer é onde serão aplicados os recursos”, desconfiou o edil. Vá disse ainda que entrou rico na prefeitura e deixou o governo pobre. “Eu sai da prefeitura, graças a Deus, com as mãos limpas, eu entrei rico e sai pobre, fui para o Rio Pinheiros trabalhar com meus irmãos, mas nunca meti a mão no bolso do povo de Orleans através dos cofres públicos, ao contrário dessa quadrilha que hoje se instalou no governo do município”, disse irado o vereador que também não poupou críticas aos envolvidos na Operação Colina Limpa. “A irmã do prefeito foi presa, porque desviou recursos da Saúde. Outras pessoas foram afastadas do governo, eu queria perguntar ao prefeito Marco, quais foram as providências que vossa excelência tomou a respeito dessas pessoas? Deveria tê-las demitido, ou no mínimo, apurado os fatos. E o que o prefeito fez? Acobertou todos, estão lá novamente mamando na prefeitura. Dr. Marco está envergonhando o povo de Orleans, sua família, que teve muitos que ocuparam cargos públicos, pessoas honradas, como foi o seu pai, como foi o vereador Lucrécio Sandrini. O prefeito traiu o seu partido do PMDB, traiu a família Librelato, traiu três vereadores aqui dessa casa”, exasperou. E prosseguiu: “Hoje o povo de Orleans tem vergonha de dizer que votou nesse prefeito, eu converso com várias pessoas que dizem, eu não votei no Marco, eu votei no Lussa, porque tem vergonha de dizer que votaram nesse prefeito que colocou Orleans nas páginas policiais, a cidade ficou num mar de lama. Quando essa casa convocou o prefeito para depor na comissão ele veio aqui, mas ficou quieto feito criança, moleque, brincando no celular, esse é respeito dele por essa casa. O seu genro, prefeito Marco, foi pedir propina numa compra de equipamentos de licitação que foi feita pelo município, a pessoa que ganhou essa licitação esteve aqui na câmara, e confirmou que o genro do prefeito, Sr. Marcelo Galvani e o ex-prefeito estiveram lá e queriam propina, insistiram, e como não foi dada a propina o que eles fizeram? Cancelaram a licitação”, ressaltou. O parlamentar citou também o nepotismo do governo Marco. “Tem primo, genro, filho, filha, irmão, sobrinho, cunhado, tudo empregado na prefeitura. O prefeito disse que deu cargo a alguns porque estavam desempregados, será que isso é justo? Quantas pessoas que temos hoje desempregadas no município de Orleans que precisam de um emprego? Eu já passei pelo julgamento das urnas por seis mandatos, esse prefeito ai passou só uma vez e ainda foi cassado. Digo mais, não foi cassado agora também com toda essa roubalheira porque aconteceu a morte de um vereador dessa casa. Esse governo ficou na história de Orleans, Gaeco, Ministério Público, pessoas presas, pessoas que tiraram a própria vida”, disse Vá referindo-se ao saudoso vereador, Clésio Cabelinho. “O prefeito Marco é um mentiroso, diplomado como homem público”, disparou. Depois foi a vez do vereador João Tezza Francisco (Dão), colega de partido do prefeito, também tecer comentários sobre a atual administração. “Venho a essa casa também falar do prefeito Marco, que mencionou o meu nome numa rádio dizendo que eu era uma pessoa que pedia muito, que pedia demais, muito ambicioso, e realmente eu tenho as minhas ambições, desde criança sempre fui ambicioso e lutei por aquilo que eu quis, agora o que eu pedi para esse prefeito, que ajudei a elegê-lo, não pedi para mim, não preciso da prefeitura para viver. Eu pedi sim, mas pedi máquinas para as pessoas que pagam IPTU, para as que pagam IPVA. Quando se procura esse prefeito ele manda procurar o secretário, ele não tem coragem de dizer “eu faço” ou “eu não faço”, quem é que manda no secretário?”, questionou Dão e desafiou o prefeito: “Eu nunca deixei um cheque na rua sem pagar, nem promissória, nem duplicata. Sou um cidadão de bem, criei meus filhos com muita ambição, consegui formá-los. Eu desafio o prefeito a trazer uma lista do que eu pedi para mim na prefeitura. Eu não tenho casa alugada, não tenho sala, nada alugado para prefeitura, não tenho nenhum emprego e não dependo da prefeitura, não preciso, tudo que eu pedi foi para favorecer as pessoas que pagam seus impostos”, revelou Tezza.
 
Osvaldo Cruzetta: “Temos uma quadrilha que hoje se instalou no governo do município”

—————

Voltar