03out15 - Pessoas (Notas da Redação)

02/10/2015 11:19
Novo expediente
O expediente na prefeitura de Laguna será modificado. A mudança foi proposta pelo prefeito Everaldo dos Santos em um pacote de contenção de gastos. O horário de funcionamento e de expediente do gabinete do prefeito, secretarias, órgãos, fundações e demais estruturas administrativas públicas municipais será das 7 às 13 horas, de segunda a sexta feira a partir do próximo dia 19. A medida não afeta os serviços essenciais, como os postos de saúde, coleta de lixo e Guarda Municipal. A proposta inicial é que este expediente perdure até o fim da temporada de verão: entre fevereiro e março. “Vamos economizar de todas as formas, já que houve grande redução de repasses de fundos da União para os municípios. A dificuldade financeira imposta neste ano não é exclusividade de Laguna”, relaciona Everaldo.
 
 
 
Opróbrio
O presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Mário Coan, está tão irritado com os buracos da Rua Artur Carminati que detonou: “Tenho vergonha de ser presidente da Câmara de Vereadores, tenho vergonha de ser vereador, tenho vergonha de ter feito solicitação aqui com urgência, porque é desumano a situação daquela via, tratam as pessoas como lixo, está na hora de entrar com uma medida judicial, eu não sou advogado, mas que seja garantido o direito de ir e vir. Uma pessoa passou de Biz e parou porque o buraco que tem na rua é maior do que a roda da Biz. Por ser uma via municipal, poderiam passar cimento de secagem rápida, mas não deixar as pessoas numa condição de negligencia daquele tipo”.
 
 
 
Morosidade
Vereador Joel da Farmácia, não gostou de ser chamado de Marcha Lenta, numa brincadeira dos radialistas Milton Alves e Nilton Veronessi. Segundo os comunicadores, o título de marcha lenta é por causa da morosidade em sua fala na tribuna da câmara. Joel disse que ele e o vereador Neno, por causa da idade, falam devargar, mas ganham de muita gente, na disposição para o trabalho.
 
 
 
Laguna
Tramaram a queda de Robson Caporal na SDR de Laguna. Dizem e não afirmo que o próprio Mauro Candemil fazia lobby junto ao governo e conversava afiadamente com deputados do PSD pela indicação de seu nome. Candemil, aliás, só não se filiou ao PSD porque em Laguna os militantes do partido do governo não o aceitaram. A assunção de Mauro Candemil e o desterro de Caporal se deram numa união de todo o PMDB de Laguna. Pelo menos todos tinham conhecimento do desfecho, menos Robson Caporal. Foi tipo china traída. 
 
 
 
Ruy Vladimir
Promotor de Justiça aposentado, homem do bem... Assim é Ruy Vladimir que vem tomando todas as providências para disputar a prefeitura de Laguna. Vladimir é um visionário e sonha tirar a Laguna da inércia. Esta semana perguntei onde ele andava e ele foi curto e fulminante. “Estou em ‘Floripa’ as voltas para resolver problemas com relação ao encerramento da loja para deixar tudo nos trinques. Pois a "guerra" vai começar e, por certo, vão vasculhar minha vida "pregressa" ai vão quebrar a cara, pois só vão achar coisas boas a meu respeito”. Muito bom!
 
 
 
Vá I
Osvaldo Cruzeta/PP, vereador, ao responder na tribuna da casa do povo na ultima sessão, as criticas do atual Prefeito Marco Cascaes, foi arrasador. “Na época que eu fui prefeito eu nunca prendi ninguém da minha família, ninguém foi preso, ninguém foi pra cadeia por corrupção”. A Irmã do Prefeito Marco (Hirânia) foi presa em plena função secretária de Saúde de Orleans. Outras tiradas de vá para cima de Marco. “Você traiu o seu partido o PMDB prefeito Marco, você traiu a família Librelato, você traiu três vereadores aqui dessa casa, será que você esta certo prefeito Marco? Você tem muito que explicar ao nosso povo de Orleans”. Matéria completa na página 4. 
 
 
 
Vá II
Em discurso inflamado contra o prefeito Marco Cascaes, na tribuna da câmara, vereador Osvaldo Cruzetta lembrou do pai do alcaide, que foi vereador, o saudoso Ivan Alberton Cascaes. “Foi um grande vereador e também estava acompanhando toda minha trajetória, todo meu governo”, disse Vá ao relembrar a época que comandou o município.
 
 
 
Alcionê
Professor Alcionê Damázio anda meio desafinado e não se entende o propósito. Seu partido tem um nome preparado e sem rejeição, visitando as bases e declarando piamente que seu nome está a disposição do partido. Em entrevista ao colega Édio, Damázio falou tudo, menos do correligionário Jorge Luiz Koch. Estaria o Alcionê se assanhando? Manifestações assim não ajudam em nada. Pode até serem normais, todavia é preciso ter muita calma nesta hora.   (SMJ) o PMDB está caminhando fechado com o delegado. O parceiro mais próximo seria o PSDB, mas o PP também pode engrossar a lista. Chapa pura seria o ideal, mas PMDB sabe que é muito difícil. Precisará estar coligado com outros partidos para fortalecer a chapa. 
 
 
 
GREVE
Os funcionários dos bancos privados (HSBC, ITAÚ, BRADESCO, SANTANDER) BANRISUL, BANCO DO BRASIL e CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, situados nas cidades pertencentes à Tubarão (base), Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Jaguaruna, Lauro Muller, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Sangão e Treze de Maio/SC, podem deliberar greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora, do dia 06 de outubro de 2015 (terça-feira). O fato será decido em assembleia a ser realizada no dia 05 de outubro (segunda-feira) às 18h30min, sob o comando do presidente Armando Machado Filho. 
 
 
 
Na mesa do MAEL I
Pedro Manoel da Silva, ex-vereador de Capivari de Baixo, foi condenado a 3 anos de reclusão. A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade, todavia, Pedro Ximingo como é conhecido, alegou problemas de saúde e pediu para não prestar os serviços. O juiz mandou então que ele fosse proibido de se ausentar da comarca, de frequentar bares e similares, etc... Devendo se apresentar em juízo uma vez por mês. Recolher-se diariamente em sua residência, inclusive nos finais de semana e feriados, podendo ausentar-se no horário compreendido entre 07h00min e 19h00min horas, em dias úteis, para exercer atividade lícita; (*) Proibição de ausentar-se da Comarca por mais de 8 (oito) dias, sem autorização do Juízo; (*) Proibição de mudar do endereço informado nos autos, sem prévia comunicação ao Juízo; (*) Comparecimento pessoal e obrigatório perante o Juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.
 
 
 
Na mesa do MAEL II
Vereador Jonas Machado dos Santos/PMDB, de posse do parecer da Dra. Tati, entrou com pedido para que Pedro Manoel da Silva seja nomeado seu assessor na casa do povo de Capivari. Como se não bastasse o deboche do uso abusivo das diárias, onde Jonas ainda deve do acordo feito com o MP, e segue usando e abusando das mesmas atualmente, agora quer nomear um cidadão em plena vigência de cumprimento de pena? Isso é uma vergonha, Bóris. MAEL, presidente e empresário, dono de Bar, já teria sinalizado. 
 
 
 
Time campeão da copa COORSEL 2015- taça Joaquim Fretta. O Presidente da Coorsel, Ivanir Vitorassi entregou o troféu aos vencedores.
 
 
 
Colega de profissão, Paulinho Sachetti, homenageia nesse espaço, sua esposa, a jornalista e fotógrafa Kélen Bardini, que fez aniversário no último dia 1º de outubro. Parabéns pela data!
 
 
 
 

—————

Voltar