03set11 - Cricri (por Salmon Flores)

02/09/2011 21:51

 Ka-fusão

Alunos dos Terceirões da EEB Henrique Fontes estão se organizando para uma passeata de protesto contra o calendário de final de ano referente à formatura, no dia 7 de setembro, na avenida. Tal decisão foi tomada porque a Gerente Regional - Cristina Meneghel teria se negado a conversar com os mesmos sobre o calendário. 

Algumas pessoas entendem que além de sonegar a vergonheira, os desmandos que ocorreram na escola para a Imprensa, ela teria também cobrado do atual diretor pela noticia ter vazado ao Jornal A Crítica. Mas quem disse a Dona Cristina quem informou? Acaso alguém mentiu? Por favor!

 

Olegário Manieri

Faleceu ontem, sexta (02), o Dr. Olegário Manieri. Juntamente com minha esposa Gladys estive em sua casa há pouco tempo com nosso grupo de oração. Lá rezamos junto dele e de sua esposa Dora. Cego e acamado, o pediatra que tanto fez pelas crianças de Tubarão necessitava muito de ajuda. Grande médico, de muito talento, dignidade, espírito humanitário e fidelidade aos princípios de Hipócrates. Atendeu a tantas crianças, hoje adultos, seus amigos/clientes. Era assim que ele dizia. Mas foi com espírito de doação, em especial, com os mais humildes, que o procuravam e que nele encontravam, além do tratamento dos males do corpo, o amor. Que descanse em paz!

 

Limpa cara

Em certos momentos da vida da gente, devemos evitar em falar certas coisas. Pois na sessão dessa semana na Câmara de Orleans, o vereador “Dão”, líder da bancada governista, questionou o aumento de nove para 11 vereadores, matéria aprovada por 7 a 2. Tomou limpa cara do Mário Coan e do Vá. Ainda, na mesma sessão houve desconfiança sobre a contratação de uma empresa que é responsável pelo concurso na prefeitura. Vai dar pano prá manga.

 

Repercussão

Repercutindo muito a matéria sobre a questão das despesas do colégio Henrique Fontes. Em Florianópolis, o departamento jurídico da Secretaria de Estado da Educação está de olho no assunto, mas não querem falar. O que se sabe é que isso vai dar muito mais o que falar mesmo. Governo que quer ser transparente, não pode colocar a sujeira para debaixo do tapete. Até aqui a situação vem sendo embarrigada, caminhando lentamente para o devido esclarecimento. O maior vexame diz respeito aos móveis comprados e que o empresário ameaça ir na Escola buscá-los. Até o fornecedor do Bar da escola, amarga um  calote de mais de R$ 3 mil reais. Não tem razão alguma a gerente da Gered, Cristina Meneghel em querer “abafar” o escândalo. E vou mais longe: Por que a professora Fabíola, que disse ter entregado um relatório feito por ela, ao Diretor da SDR, seu correligionário, não o fez a gerente da Gered? Por que o Sinte, tão implacável com o governo, até agora não expressou na imprensa sua preocupação (se é que existe), sobretudo porque, direção e professores da escola, protocolaram o mesmo relatório entregue a Gered, ao Sindicato da categoria. 

 

A verdade faz bem a Saúde

O Jornal A Critica nunca teve a pretensão de assumir papel investigativo e denuncista. Contudo, após revelar fatos relevantes que envolvia a Campeiro, em 10 dias a empresa ganhava manchetes pelo País. Em 15 dias estava fechada e o assunto robusto, campeia pela Justiça Federal e Estadual. Numa outra matéria, a ASSPMT - Até hoje o assunto fede nas barras da Justiça, inclusive com réu confesso. Dezenas de servidores tiveram problemas na época com a Unimed, privando-se do atendimento médico e até hospitalar, numa flagrante irresponsabilidade de alguém que deveria ser guardião da entidade e não foi. O nosso jornal também foi vitima, por defender os servidores e ter denunciado, foi alvo de mais de cinco processos na Justiça. E foi na Justiça, com testemunhas servidores que o aludido ex-gestor foi se fazer de vitima numa tentativa de nos prejudicar. Mas, Deus é grande aqui e no Rio Grande. Por fim, ainda sobre matérias, mesmo com o estranho silêncio da imprensa que confunde amizade com sacanagem, o caso Henrique Fontes será outro que lá na frente mostrará que estamos com a razão. Na lista de denuncias e investigações, poderia citar mais de vinte situações, onde nosso hebdomadário com coragem e denodo procurou mostrar. É o preço! 

 

Recuo

Gostaria de percorrer a cidade com o amigo “Preto”, nosso jovem e competente Secretário de Trânsito e Patrimônio. Tenho mais de 20 situações bem pontuais e acredito que pelo menos uma meia dúzia ajudará  a melhorar nosso caótico tráfico. Vou citar uma, pelo que rogo a atenção dos leitores. Cruze a ponte e entre a direita pela Marechal Deodoro... Existe um recuo para estacionamento de carros 100 metros à frente e logo uma parada de ônibus. Ao meio dia ou às 18h, o ônibus pára e tranca tudo. Por que não fixar a parada de ônibus no recuo? Perderíamos seis vagas de carros, mas o fluxo e filas duplas reduziriam. 

 

Sem 

Faz quantos anos que morreu Estener Soratto da Silva, nosso ex-prefeito? Pois só agora com o advento da Arena Multiuso que está sendo construída, uma justa homenagem para o saudoso alcaide. E o Geraldo Roque? Cadê o tal Ginásio? E  Zé Santos? Poxa querem uma lista de esquecidos? Aguardem-me!

 

Caio

Depois de desfilar com a turma do PP pela cidade, de ser execrado do PMDB, tido como figura non grata, o vereador Caio Tokarski parece que encontrou um rumo para salvar seu mandato. Mandato, aliás, que caiu do céu. Caio agora desfila com Pepê Collaço, nosso vice-prefeito. Ainda pra completar, pairam dúvidas sobre sua atuação no gabinete  do deputado Genésio e as tais subvenções. Prefiro continuar acreditando na sua inocência, nas suas palavras ditas aqui no jornal no calor das denuncias. 

 

O Rádio

Passados alguns dias do passamento do João Lopes (a Gladys comenta na pagina 3 desta edição) e só agora caiu a ficha para mim e muita gente. Sei que os colegas, Arilton, Nardon e Eduardo se esforçam, se esmeram, mas já não estão assim tão “De Olho nas Cidades”. Os picantes toques, a discussão com o Arilton e os demais membros da mesa, acabou. O rádio tá sem graça. É muita coisa repetida no rádio e até em algumas redações e salas de twitteros, que se arvoravam após um belisco do “Bocudo” isso não tem mais.   

 

PPS

“Kibom” que o ex-vereador Flávio Alves reconheça que uma critica que fiz a ele certa feita o ajudou. Eu gosto e como já disse, eu não tenho pressa em saber que o que falo ou escrevo seja verdade. Sobre um comentário que ele deixou aqui na redação e eu não estava, não concordo. É sobre uma observação que fiz quanto ao boato que corria pela cidade de que o casal que coordena a Combentu e Apae, um poderia concorrer a vereador. E fui e sou contra as pessoas que se aproveitam de cargos onde se aplica a filantropia, o façam pensando em voto. E fiquei aliviado, porque o trabalho meritório do senhor Edson Fogaça e Noilda, a quem respeito e admiro, não sofrerá solução de continuidade. Se lá adiante, concluídas as gestões, cientes do trabalho realizado, forem convidados a disputar um cargo eletivo, serei o primeiro a me render a eles. Façam diferente do habitual, que terão meu respeito, apoio e eterna admiração. O futuro mostrará que estou certo. 

 

  Perguntar não ofende...

"Já que colocam fotos de gente morta nos maços de cigarros, por que não colocar também: de gente obesa em pacotes de batata frita, de matadouros em bandejas de carne, de animais torturados nos cosméticos, de acidentes de trânsito nas garrafas e latas de bebidas alcoólicas, de gente sem teto nas contas de água e luz e de políticos corruptos nas guias de recolhimento de impostos?" (autor desconhecido)

 

Orleans

Por telefone, o ex-prefeito de Orleans, Valmir José Bratti/PP me disse na terça-feira (30), e autorizou publicar, que seu nome vai a convenção para ser o candidato a Prefeito ano que vem. Está aberto a conversações, mas adianta que a orientação estadual é pelo cabeça de chapa. Bratti reconhece que o PMDB está bem organizado e pronto para dar o bote, retomando a Prefeitura. Para que os atuais ocupantes do paço possam continuar governo, a manutenção da aliança, segundo diz, deve ser mantida. Em todas as consultas realizadas, seu nome desponta e ele espera apenas que um outro nome forte possa ser escolhido para que os demais arranjos ocorram. 

 

Fora Corruptos

O Blog do colega apimentadoo, está bombando. Uma marcha contra a roubalheira está sendo mobilizada em Laguna, com ares de ir mais longe. Chama atenção o slogan: DIA 7 DE SETEMBRO ÀS NOVE HORAS DA MANHÃ EM FRENTE AO MERCADO PÚBLICO! Todas as entidades, associações, igrejas, carnavalescos, movimento, sindicatos, professores, alunos e todos aqueles organizados ou não venham fazer parte desse dia histórico para nossa Laguna!

—————

Voltar