04abr15 - Comunidade (por Munir Soares)

02/04/2015 10:12
PÁSCOA
As matracas percorriam as ruas da cidade, anunciando a quaresma. O roxo cobria os altares. Os sinos emudeciam. Do lado de fora da Matriz, a encenação da descida da cruz. Sempre um momento de extrema emoção. Na fila para o confessionário, centenas de penitentes, de rosário na mão, memorizando os pecados. Havia fé no olhar, e confiança na inviolabilidade da confissão. O canto pungente da Verônica lembrava aos fiéis, a dolorosa caminhada de Jesus em direção ao Calvário.
Sábado de Aleluia! Dia de sair por aí, catando Judas. Domingo de Páscoa. A ressurreição de Cristo anuncia o recomeço, o limiar de uma nova existência para a humanidade. O Bem, vencendo o Mal.
Nos tempos atuais, como tomaríamos conhecimentos dos fatos relativos à Paixão de Cristo? O garoto aciona seu aparelho celular, clica no Blog do Zelote, e fica sabendo, que Jesus havia sido condenado. Sua doutrina de Justiça social e amor ao próximo o havia sentenciado à morte. Os sacerdotes, que pertenciam à classe alta, latifundiários e que tinham controle sobre as decisões do Sinédrio, aliaram-se aos romanos, para não perder seus privilégios, como superfaturamento na construção de templos etc. Com dinheiro do templo (caixa 2) eles teriam financiado a traição de Judas.
Muito “curtida” a informação de que Judas se suicidou ao saber que havia recebido em pagamento, ações da Petrobrás. O mesmo blogueiro garante que a viagem dos Reis Magos teria sido financiada pelo rei Herodes, e que a Estrela era um drone espião dos romanos.
A verdade imutável é que Jesus ressuscitou, e com Ele continua a esperança de dias melhores para a população da terra.
 
 
 
BIG BROTHER BABILÔNIA
O FURÃO
Furão é um mamífero carnívoro que, embora seja, também, animal de estimação é muito usado para a caça. Especialista em penetrar em buracos para retirar coelhos de suas tocas. Político furão é aquele persistente, que desengaveta projetos, cavouca recursos financeiros e nunca desiste, nem aceita não, como resposta. Dizem, que o Everaldo I, Rei da Babilônia é um político furão, sempre furuscando toca de coelho. É otimista ao extremo, embora seus discursos sejam, exaustivamente, repetitivos. Está há mais de dois anos, falando em Av. Marronzinho, calçamento da estrada da Barbacena, nas obras do PAC das cidades históricas, e na reforma do Mercado Público. 
___ Embora alguns projetos tenham ficado fora de pauta, como teleférico, ponte flutuante, acesso pela praia do Sol, usina eólica e outros, somos obrigados a reconhecer, que o homem tem o santo forte. Algumas obras iniciadas em governos anteriores foram concluídas em seu governo: Rodovia SC 100 Barra/Camacho e Av. Calistrato Muller Salles (entrada da cidade). A Ponte Anita Garibaldi deverá ser inaugurada em Maio, o Mercado, até o final do ano. A Marronzinho, também, está na agenda para este ano, o mesmo acontecendo com o recabeamento subterrâneo do Centro Histórico.
Como diz o ditado dos confeiteiros, o bom-bocado não é para quem faz, é para quem come.
 
 
 
MÍDIA BABILÔNICA
Na sala do trono, rei Everaldo reuniu toda a imprensa da Amurel. Dizem que até o jornal “Babilônia News” esteve representado, anonimamente, é claro. Eufórico, Sua Excelência anunciou o início das obras de revitalização do Centro Histórico, incluindo aí, a rede subterrânea de distribuição de energia elétrica e telefonia. Ana Paula Citadin representou o IPHAN, responsável pelo projeto. Princesa Ivete prestigiou o ato.
 
 
 
ELVIS PALMA - Repórter fotográfico intergaláctico
Ele conseguiu fotografar estoque de preservativos. Caixas com centenas de camisas de Vênus.
___ Do planeta Vênus?
___ Possivelmente, pois o manequim é enorme, incompatível com “pintos” do planeta terra.
___ Camisinhas para ET?
___ Para ETsão!
Outros dizem que era do estoque para o carnaval, desovado no Magalhães por alguém da Secretaria da Saúde. Pelo jeito, no carnaval que passou, muita gente ficou “na mão”!
 
 
 
INGRATO
Não fosse Laguna uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico, prefeito não teria recebido as verbas destinadas ao PAC das cidades históricas. Mesmo assim, Sua Majestade, ingrata, cortou os benefícios até então oferecidos aos proprietários de imóveis do Centro Histórico. Como estímulo à conservação, os proprietários tinham redução do IPTU em percentual compatível com o valor histórico do imóvel. No final de 2.014 um novo decreto de isenção foi assinado pelo prefeito, oferecendo 50% de abatimento no IPTU. Infelizmente, por problemas burocráticos, poucos tiveram acesso à regalia e, mesmo assim, após romaria, de IPHAN a Prefeitura e vice-versa. 
 
 
 
AINDA O ESTIGMA DA CORCUNDA
Resumo do capítulo anterior: Em pagamento de dívidas, prefeitura doou terreno ao hospital, com prazo para venda (maio 2015). Antes de vencer o prazo prefeito ofereceu mesmas terras ao Tribunal de justiça. Para fugir ao estigma de que, “quem dá e tira cria “ginga” nas costas”, Everaldo ofereceu ao hospital novos lotes na praia do Mar-Grosso.
Regina dos Santos sonhou que um passarinho sussurrara ao seu ouvido:
___ Abra o olho menina, a nova proposta pode ser ilegal.
O sol do novo dia já encontrou Regina transformada em Mulher Maravilha. Dirigindo seu avião invisível pousou no pátio da Câmara dos Lordes. Tinha entrevista com os Mosqueteiros da Oposição, Andrey, Orlando, Dudu e Siqueira. Dali eles seguiram para a sede da Liga da Justiça.
Após análise dos fatos, as supermulheres da lei concluíram pela ilegalidade do ato. A Mulher Maravilha cancelou a permuta. Caso retorna à Câmara.
 
 
 
O SUBMARINO AFUNDOU?
Durante reunião com Prefeito, Casan e Confer, foi dito que o Emissário Submarino da praia do Mar-Grosso estava funcionando a todo cocô, isto é, a todo vapor. No dia seguinte, a FATMA informa que a área próxima ao Emissário fora considerada imprópria para banho. Com quem está a verdade?
E, ainda tem gente, querendo aumentar o gabarito dos edifícios da orla da praia. Enquanto não resolverem a questão do esgoto do Mar-Grosso, construção de estação de tratamento, etc., nem pensar.
___ Ou vão querer transformar nosso principal balneário, num “merdódromo” a céu aberto? 
 
 
 
POLÍTICA 
Em 2.016 teremos eleição para prefeito e vereadores.
___ Quem enfrentará o Rei da Babilônia? 
___ A princesa Ivete?
___ Da Casa da Colina ainda não saiu a fumaça branca.
___ Doutor Ruy, promotor aposentado, vai mesmo entrar na disputa?
___ Júlio Willemann e Cleosmar Fernandes botarão seus blocos na rua? 
___ Da Câmara de Vereadores, quem se habilita?
Um bem-te-vi fofoqueiro falou que está em gestação uma frente ampla para apoiar a candidatura do ex-prefeito, delegado Nazil Bento. Será?
 
 
 
ABUNDANTE
Cientistas comprovam: ouro e outros metais preciosos são encontrados em fezes humanas. Nossos ancestrais já sabiam disto, pois faziam a coleta num vasilhame, que já chamavam de “Ourinol”. No bar, ao ouvir a notícia, o bêbado foi logo dizendo:
___ É agora que os pobres vão ficar com prisão de ventre. 
 
 
 
VALE A PENA? 
Vale a pena a Confer liberar o campo do Lec agora? O local vai continuar devastado, e a empresa vai procurar outro canteiro de obras para se instalar. O importante é que fique acordado, que a Casan só termine de pagar a Confer, após a restauração integral do Campo do LEC.
 
 
 
COMENDA 
Pessoal responsável pelo site de notícias da prefeitura merece receber a medalha “cocadinha de prata”. Notícias atualizadas e textos bem informativos.
 

—————

Voltar