04dez10 - Pessoas (por Gladys Helena)

03/12/2010 19:26

 Ajudar é mais importante que criticar

Ney Lopes comentou em sua coluna (Tribuna do Dia) esta semana: “Foi sepultado uma das maiores celebridades de Tubarão. Flavio Bernardino dos Santos, mentor do maior desmanche de veículos de Santa Catarina”. Não sei o que o colunista tanto tem contra nossa cidade, que de bem nunca fala. Quanto à moral do falecido, como disse o padre Edinei Ouriques da Silva durante a missa de exéquias "QUEM NÃO TIVER PECADOS, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA..."

 

Agora vai

Até que enfim foi lançado o Edital para a construção da tão sonhada creche na Guarda-Margem Esquerda. Méritos para os vereadores Evandro Almeida e João Fernandes que não pararam de cobrar do prefeito Bertoncini.

 

Grupos de Família

O Natal está batendo à nossa porta. Estamos no advento. No dicionário advento quer dizer aparecimento; chegada de alguém; aquele que está por vir, por chegar”. Nós, católicos, precisamos nos preparar para o Natal. Não podemos ficar a mercê de presentes ou em torno de Papai-Noel. Quem nasce no Natal é o Menino Jesus. Procure na sua rua, em seu prédio, em sua empresa fazer o seu grupo de família, antigamente chamado de Novenas de Natal. Se prepare para Deus que vem nos visitar. Eu faço parte de um grupo de família do bairro Oficinas que reúne mais de 30 pessoas para rezar. O livro da igreja propõe que sejam realizados quatro encontros até o Natal, o número de pessoas que querem a visita de nosso grupo extrapolou e teremos que fazer oito encontros ao invés de quatro. Como faz bem ao espírito o encontro fraternal entre as famílias, que peregrinam de casa em casa, em clima de oração, realizando a leitura e a meditação da Escritura Sagrada. 

Não deixemos que os preparativos para as festas, afastem de nós os preparativos para receber o dono da festa. Nós precisamos alertar as famílias para o verdadeiro sentido do Natal cristão.Troco bem dado

Tomei conhecimento de que produtos alimentícios natalinos subiram 20% nos últimos dias. É momento de boicotarmos os comerciantes inescrupulosos, dominados pela ganância desmedida. Se os preços de determinados produtos aumentam, por motivos meramente especulativos, vamos tratar de substituí-los. Ninguém vai morrer por isso.

 

Impedida

O vice-prefeito de Capivari de Baixo, Nivaldo Souza tem tudo para ir para o PSDB. Nivaldo em forma de desabafo reclama que não está sendo prestigiado por Brunel. Nivaldo, dizem, está com ciúmes da esposa do prefeito, dona Áurea Brunel, pensando que ela poderá concorrer ao executivo, caso o prefeito não possa ser candidato à reeleição em 2012. Só que isso do ponto de vista legal é impossível. Há um impedimento legal. Só se eles se separarem (ai pode ser de mentirinha, como a novela da Globo, que o marido e a mulher tiveram que se separar para ela concorrer à prefeitura). Sossega, Nivaldo, o casal não vai separar, nem de mentirinha, portanto ela não poderá ser candidata porque o esposo é o prefeito. A lei proíbe.

 

É isso aí

“O problema do Congresso não são os analfabetos. São os sabidos demais”. (Senador Magno Malta, sobre Tiririca).

 

Hipocrisia

As forças de segurança do Rio de Janeiro (com ajuda das Forças Federais) “retomaram” os territórios dos narcotraficantes para os cidadãos e cidadãs. Mas isto é no Rio de Janeiro? É. Todavia, não se enganem. Em Tubarão há problemas iguais. Omissão igual. Mentiras. Discursos falsos. E ainda querem calar a imprensa. A comunidade está fragilizada, e perdeu todos os direitos para os bandidos de toda sorte. Roubos, assaltos, pessoas comprando drogas a luz do dia, homicídios, estupros... Se tivéssemos uma cidadania estruturada como teto decente, respeito, urbanização, saúde, limpeza, educação, lazer, assistência social, cultura, creches, água, esgoto etc... As coisas poderiam ser diferentes. Tubarão está disseminada pelas drogas e algo tem que ser feito, urgente. Em Laguna, através de um requerimento do vereador Everaldo já foi realizada uma audiência pública referente à segurança no Município, Capivari de Baixo também se mexeu. E aqui onde o problema é mais grave? Até agora nada foi feito. Chega de cabresto. Acorda Tubarão!

 

Entendido

O comentário em Capivari de Baixo agora gira em torno do nome do ex-prefeito Moacir Rabelo da Silva para a Pasta da Educação no município, no governo Brunel. Não entendo o porquê do espanto, Moacir seria um nome técnico para a pasta, já que sempre foi ligado a Educação. Rabelo tem tudo para ser o grande nome do PP no governo Brunel, que vem emitindo a cada dia mais sinais de aproximação com o ex-adversário PP. Com certeza Brunel daria um “choque de gestão” no seu governo.  

 

Fecundo

Os empresários brasileiros, que não são nada filantrópicos, costumam abrir os cofres quando se trata de doações para campanhas eleitorais. Só para o governador Colombo as empresas Librelato doaram R$ 25 mil. Somando-se a este número os valores doados aos candidatos não eleitos, romperemos facilmente a barreira dos R$ 50 mil. É dinheiro que besta não conta. Resta ao povo pensante refletir sobre o porquê de tamanha generosidade com a classe política.

 

Zero a esquerda

Durante a campanha eleitoral, os defensores da candidatura de Dilma Rousseff no Nordeste diziam que ela era a melhor para a região. Vitoriosa, Dilma Rousseff já anunciou o nome de nove pessoas para a sua equipe. Sabem quantos destes são nordestinos? Nenhum. Já por aqui o candidato eleito ao governo, Raimundo Colombo, foi vitorioso em 10 municípios da AMUREL, enquanto que a segunda colocada, Ângela ganhou em três. Com os nomes já anunciados ao governo do Estado, sabem quantos destes são daqui da AMUREL? Dizem que só o desafeto do Eurico Miranda, Dr. Geraldo.  Alguém precisa dizer ao governador que não estamos nada satisfeitos com a postura do candidato eleito.

 

Pasta Possível

Comentam que dr. Geraldo vai mesmo para o primeiro escalão do novo governo. Os gaiatos da internet até já inventaram uma pasta para ele. Secretaria da Raiva. Uma vez que ele ficará muito raivoso se não for convidado...

 

Em tempos de relho

Como a palavra relho está na moda em Orleans... Na enquete encerrada ontem (03) no site do Jornal A Crítica, Gelson Padilha deu de relho nos outros prefeitos do município. Aos demais nomes o povo orleanense manda aplicar uma pena de 15 chibatadas, a serem dadas com cipó molhado na água com sal. 

 

Demais

O presidente mundial da L’Oréal, o francês Jean-Paul Agon, esteve no Brasil na semana passada. Perguntado sobre o que as mulheres devem fazer para retardar ao máximo o efeito do tempo no corpo e no rosto, ele respondeu que a solução é simples. Basta a mulher usar sempre hidratante e protetor solar. O francês também se disse impressionado com o cuidado que as brasileiras têm com os cabelos. “Em nenhum lugar do mundo as mulheres cuidam tanto dos cabelos como no Brasil”, disse. Então, agora entendi porque em Tubarão tem tanto salão de beleza. Só na quadra do jornal há quatro.

 

É impressionante!!

Como tem gente atrás de uma boquinha!! Tanto com dona Dilma como com Raimundo 

Colombo!! Isso também é uma pouca vergonha!! 

 

Já torrou a paciência

Esse negócio de nomes para as três SDRs da região. Não se fala noutra coisa na cidade.

 

Para refletir 

“Milagre não é dar luz a um cego ou voz a um mudo, milagre é acreditar nisso”. (Mário Quintana).


Mais um lembrete do Quintana... 

'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!

Quando se vê, já é sexta-feira...

Quando se vê, já terminou o ano...

Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.

Quando se vê, já passaram-se 50 anos!

Agora é tarde demais para ser reprovado.

Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, 

eu nem olhava o relógio. 

Seguiria sempre em frente e iria jogando, 

pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.

Desta forma, eu digo: 

 Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo, 

pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.' 

Mário Quintana 

—————

Voltar