04fev12 - Cricri (por Salmon Flores)

03/02/2012 18:59

 

Olha o queijo
Quem milita na imprensa, ganha dinheiro para sobreviver, vendendo espaços publicitários. E eu me orgulho da profissão que me permitiu ao longo da vida criar meus filhos, ajudar minha família dignamente. Ontem soube que um colega, trafegando em sua potente máquina duplada, percorre a casa de políticos, vendendo queijo. Um ex-prefeito de uma cidade próxima chega a pagar R$ 40 reais por uma peça de queijo que no mercado se adquiri por R$ 15 reais. Compra por medo que a língua felina do dito cujo seja colocada no trombone. O produto é feito na própria casa do colega em epigrafe, que virou fazendeiro e fabricante de queijos, só que sem as mínimas condições de higiene. Espera-se que a Vigilância Sanitária que é implacável com tanta gente, se interesse pelo caso. Faço o registro por tratar-se de dedo duro que gosta de prejudicar colegas de profissão com fofocas e também pessoas da comunidade.
 
Descaso
Dia (27/01) fui a Sombrio levar uma pessoa que sofreu um acidente para ser periciada. Vocês têm ideia o que é tirar uma senhora de sua casa numa cadeira de rodas e levar até a agência do INSS em Sombrio para uma perícia? Fosse um país humano e sério, o médico iria na casa do doente. Temos casos e casos.  Infelizmente, para isso a classe política manhosa não está nem ai. Quem sabe o fanfarrão do Manoel Mota, que gosta muito de aparecer em fechamento de rodovias onde a imprensa está presente, busque saber e ajude as pessoas que de cadeira de rodas precisam ir para Sombrio para fazer uma pericia. Ou o necessitado se submete a isso ou espera até seis meses pela boa vontade desta gente.  
 
Orleans
Estourando  nos próximos dias, novidades bombásticas e que deverão repercutir na eleição deste ano na cidade das Colinas. O Caso da CPI da Saúde que não deu em nada na Casa do Povo, depois de toda a publicidade, poderá ter novidades na Polícia federal que investiga o caso. A denúncia que partiu da vereadora Nice Durante, teve sérios desdobramentos. No Poder Legislativo, uma CPI foi realizada que acabou no freezer. Diferentemente da atuação política da CPI, as investigações e diligencias da PF são eminentemente técnicas e despidas de compadrio.  
 
Na China
Algumas ironias sobre a comitiva que foi a China. Nas entrelinhas, alguns colegas se ocupam indiretamente em citar que a gloriosa comitiva foi viajar as expensas do povo. Em resumo, foram fazer turismo. Ora, se as autoridades nada fazem, são alvos perenes de criticas e denúncias. Prefiro esperar e ouvi-los. Se o resultado for positivo, bom para Tubarão. Caso contrário, quem não foi,  terá fortes razões para usar na campanha eleitoral e debulhar o pau. Eu confio piamente no sucesso desta missão. Pelo que soube um acordo preliminar com uma empresa Italiana, pode injetar mais de 5 milhões de reais por mês na cidade, só em salários. 
 
Só a TV Unisul
Fui informado por um renomado diretor da Cergal de que apenas a  Unisul TV não teve o contrato cessado de publicidade com a Cooperativa no final de ano, por conta dos “Lotes Clandestinos”. Assegurou que o referido contrato foi mantido por ordem do promotor Sandro. Ora, desde quando o Ministério Público se intromete em partilha de verbas de publicidade da Cooperativa? Se fosse gastar em TV, que faça na RBS, detentora da maior audiência entre todas. A Unisul TV não possui traço de audiência para justificar tamanha prioridade. Qualquer das três rádios AMs da cidade, tem mais audiência que a Unisul TV. Isso é fato! 
 
Padrinhos
Todos os anos os Acólitos e Coroinhas de Fátima se organizam nesta época para as atividades nas celebrações por todo o ano. E mais uma vez esperamos contar com a ajuda de empresários da cidade para a compra das camisetas e abrigos para as crianças. Os colaboradores pagam direto nas lojas fornecedoras o que quiserem ou desejar e o valor será investido em abrigos ou camisetas para as crianças. A coordenação faz um trabalho voluntário e meritório de evangelização. Este ano serão 8 acólitos e 30 coroinhas que atuarão nas celebrações.   
 
Central do Cidadão
Uma bela conquista para o povo de Tubarão. Idéia boa e mais que genial. Já não era sem tempo, pois até Capivari por muito tempo tem lá sua central. Méritos ao Firmino que soube captar esse grande desejo do Dr. Manoel Bertoncini. Um leitor, contudo, disse que naquele local, por longos anos funcionou a Regional da Celesc. Aluguel altíssimo que a estatal da luz festejou ter se livrado. O imóvel que pertence a um conhecido ex-presidente do antigo PFL foi mais uma vez o preferido. E questiona: “Será que a prefeitura realizou licitação para alugar o imóvel? Ora, se o local é tão importante, porque a iniciativa privada não se instalou ali? Do outro lado da rua, com duas frentes, Marechal Deodoro e Marcolino, existe um prédio maior e mais amplo onde funcionava a Casa Tigre. É mais arejado, maior espaço para estacionar carros”. Fui conferir... No atual local não existe estacionamento. Portanto, embora seja uma conquista elogiável e uma obra de alcance do prefeito, alguém levou vantagem neste negócio e não foi só o povo de Tubarão.
 
Geada
Neste dia 06 de fevereiro ele iniciará seu último ano de três legislaturas. Assumiu o comando do Poder Legislativo de Orleans, granjeando votação unânime, acontecimento inédito na História daquela casa. Antonio Dias André (Geada)  registra o bom relacionamento que mantém com a imprensa local e regional. Sempre agradece pelos elogios, mas também às críticas. Um dia ele me disse: "Eu diria que agradeço principalmente às críticas, que nos permitem evoluir".  Só um ser boníssimo, extraordinário pai de família e cristão, alcança este tipo de avaliação. Temos vereadores que ao longo da história nunca aceitam qualquer puxão de orelha. E o Geada foi mais longe neste seu jeito humilde e sincero de ser: Ontem me ligou para o Jornal, para falar com tristeza, que perdera o celular moderno que um filho lhe presenteara. E com a perca se foi o chips, os endereços, etc... Não dá nada, Sr. Geada. “Vão-se os anéis e ficam os dedos”.
 
Por e-mail:
“Caro jornalista quero parabenizá-lo pela sua matéria na coluna, sob o título “ANATOMIA DE SUCESSIVAS TENTATIVAS DE GOLPE" a matéria retrata com fidelidade o desenrolar dos fatos ali citados, sei que vossa senhoria assim como eu, prima pela verdade. Conto sempre com seu apoio e me coloco a disposição quando poder lhe ser útil para esclarecimentos de quaisquer fatos relacionados à presidência do partido Dalto Bardini - Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Tubarão”.
 
Ainda “ANATOMIA DE SUCESSIVAS TENTATIVAS DE GOLPE”
As pessoas que comandam algum segmento na coisa pública, não precisam ficar nem corados com péssimos resultados. O negócio é limpar o banco mesmo. E é no dito popular que vou me inspirar: “Não faz e não sai da moita”. Semana passada sob o título “Anatomia de sucessivas tentativas de golpe”, alguns dados podem não ter sido bem compreendidos. Matéria publicada nesta edição página (6) mostra dados da própria Secretaria de Estado da Educação,  que já teve “IDH – Educação” maior. Ou seja, despencamos da parte de cima, para a parte de baixo da tabela, conforme os números oficiais. Chega de compadrio! Sejamos mais céleres com as mudanças. Eles estão acima dos acomodamentos, de arranjos e interesses imediatos. Educação é futuro.  O Jornal circulou em mais de 10 mil e-mails, sem falar em redes sociais, com a nossa manifestação semana passada. Obrigado aos leitores pela consagração da credibilidade.
 
Eleições Municipais 2012
Segue a mobilização e os pequenos arranjos visando às eleições municipais deste ano. Tubarão, Capivari, Laguna e Orleans, onde este Jornal circula com invejável popularidade, já começam a surgir nomes fortes para a disputa. Em Laguna as coisas caminham para a Bi-polaridade. Tamara pela situação e Everaldo pela oposição seria um pequeno desenho momentâneo. Em Orleans, Gelson Padilha e Valmir Bratti são dois pesos pesados com amplas chances de lograrem êxito nas urnas, caso uma aliança seja editada entre ambos. Padilha também tem a admiração de boa parte do PMDB, frustrada e incrédula com a saída de Marco que se bandeou para o PSD da família Librelato. Tinto não deve ir à reeleição. Não produziu fatos positivos e ao que se sabe, tem acordo com Lussa o vice-prefeito. Lussa ainda respira a possibilidade de disputar a prefeitura, mas tem questão legal, por ser o comandante in-chefe das suas empresas. Bratti teria sobradas razões para colocar seu nome, mas sabe que sozinho, sem Tinto e os Librelatos, é pólvora molhada. Iria contra os interesses de seu grupo, a família Librelato e outros. Estaria num beco sem saída. Padilha que vive um bom momento na SDR e possui imensa popularidade a exemplo de Bratti, poderia ter o professor Geada/PMDB (muito se fala nos senadinhos) de vice. Não sei se aceitaria Cristovão/PMDB. Bratti pode construir uma aliança, afastando-se de velhos companheiros do PSD, mas teria que ceder e compor com Padilha e boa parte do PMDB.  Já o PMDB não tem nome de peso. Hoje sua maior estrela é o presidente da Câmara que já acenou nas entrelinhas que estaria disposto a ir de vice e não na cabeça. Uma parte do PMDB quer Cristovão de vice de qualquer um, todavia, tanto Bratti, quanto Padilha, não aceitariam seu nome. Em resumo os imbróglios em Orleans são esses. Tubarão fala-se em Pepê Collaço, mas espera-se pela palavra final do Dr. Manoel. Na fila, contudo tem Edinho em meio a conflitos de seu PMDB, alguns sob seus auspícios, Olávio (PT) o nosso Lincoln tubaronense. Só aceita concorrer solto das patas, sem amarras, acordos. O PP acena com Deka e por fim a quase confirmação de que Carlos José Stüpp vem ai. Em março deve dizer “Sim”. No Althoff já tem gente comprando o pão “STÜPP”. Duvidam? Peça na padaria o pão. Se Stüpp confirmar que é pré-candidato, Pepê repete a vice e isso já é fato consumado. Edinho pela conversa, apenas quer garantias de cargos ao partido PMDB. Desta forma sairia por cima e fortalecido com seu partido e com a tríplice aliança. Em Capivari, a briga é para saber quem poderá ser o vice de Brunel. Moacir, Nivaldo e outros brigam pelo que poderá mudar ou não o quadro.   
 

—————

Voltar