04jul15 - Vida Sudável (por Liliane Pereira)

03/07/2015 11:22
Cebola... muito além das lágrimas!
Apesar de o seu preço estar de chorar... Ela não pode ser banida facilmente da mesa da população em geral, isso porque, inverno... Frio de lascar e com ele vem junto os problemas respiratórios, e a cebola é responsável por "turbinar" o sistema imune devido ao seu poder antifúngico e antibacteriano.
Há quem diga que ela é muito recomendada para quem sofre de problemas renais, isso porque aumenta o volume urinário, através de sua ação diurética. Além de tudo, é rica em água e fibras, fato que melhora a mobilidade e o trânsito intestinal.
Apresenta uma fonte considerável de vitaminas, como as do complexo B, peças chaves para o bom desempenho do sistema neurológico, além de alguns minerais, como o magnésio e o cálcio principalmente, fundamentais para manter o controle da pressão arterial.
Alto poder anti-inflamatório, devido aos antioxidantes presentes em sua composição, combate os radicais livres e possíveis inflamações ao organismo. Muito indicada para prevenir e para quem sofre de problemas cardiovasculares, pois, através de seu consumo frequente, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos séricos.
Mas, dentre diversos prós há um contra, ela não é recomendada para quem sofre de problemas gastrointestinais, por ter enxofre em sua composição, pode aumentar o risco de flatulência e distensão abdominal.
O mais indicada para o seu consumo é em sua forma crua, pois, só assim irá garantir uma melhor absorção de seus nutrientes.
E para evitar as lágrimas a dica é, sempre quando for cortar ou manipular a cebola, fazer esse procedimento sob água corrente, pois, irá reduzir e até mesmo inibir a liberação do ácido responsável pela irritação dos olhos.
 

—————

Voltar