05jul14 - Balneário Camacho está em alerta com a invasão de Caramujos Africanos

04/07/2014 10:14
Moradores e veranistas com casa no Balneário Camacho, em Jaguaruna estão muito preocupados com a infestação de Caramujos Africanos. Um planejamento de força tarefa envolvendo as Secretarias de Saúde e Obras com apoio da Regional de Saúde e Polícia Ambiental já fazem o recolhimento dos invasores. Além do recolhimento, as equipes vão realizar orientações com panfletos para a conscientização da população. Nos últimos dias muitas pessoas se deslocaram até o local para vistoriarem suas residências. Dezenas delas estão infestadas. Ninguém sabe o real motivo.  A secretaria de Saúde do município afirma que a eliminação destes caramujos nocivos que podem levar até a morte, deve acontecer com sal e cal. “É importante que as pessoas não tenham contato com esta espécie”, lembra o secretário de Saúde de Jaguaruna, Jailton de Lima. Em apenas uma casa foram encontrados aproximadamente 200 caramujos africanos e em nove quadras em torno da residência também houve a aparição do caramujo. Esta espécie exótica teria chego ao Brasil na década de 80 para comercialização, devido ao preço inferior ao escargot. Foi trazido ilegalmente e introduzido em fazendas do interior do Paraná, mas escapou para o meio ambiente e adaptou-se em várias regiões do país por causa da umidade. O gerente regional de Saúde da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Dalton Marcom, também está ciente do problema e adianta que medidas estão sendo tomadas. “Estamos alertando toda a população deste balneário sobre os cuidados na hora de eliminar este tipo de caramujo. Todo cuidado é pouco. Uma equipe de profissionais gabaritados já foi enviada para o local onde já tomou algumas providências. Vamos fazer uma varredura para verificar as casas infestadas e eliminá-los”, adiantou.
 
 
Doenças Transmitidas
Angiostrongilíase meningoencefálica humana – Dores de cabeça forte e constante rigidez na nuca, podendo causar cegueira, paralisia e distúrbios do sistema nervoso.
Angiostrongilíase abdominal humana – Dores abdominais, febre prolongada, anorexia e vômitos, podendo causar perfuração intestinal e hemorragia abdominal.
Contaminação – A ingestão ou simples manipulação dos caramujos vivos pode causar a contaminação, porque os vermes são encontrados no muco (secreção) do caramujo.
 
 
Atenção
Caso os moradores de Jaguaruna tenham vistos caramujos desta espécie nos terrenos das casas podem avisar a secretaria de saúde do município através do telefone: 3624-0198.
 
Só numa casa foram encontrados aproximadamente 200 caramujos africanos 
 
Gerente regional de Saúde da SDR, Dalton Marcom, está ciente do problema

—————

Voltar