05jul14 - Capivari de Baixo: PROCON registra uma boa média de atendimento aos clientes

04/07/2014 10:11
Instalado há pouco mais de um mês, a sede do PROCON de Capivari de Baixo registra mais de 70 atendimentos, o que aponta uma média de praticamente duas reclamações por dia no local. Na última quinta-feira (03), foi instalado a primeira CIP (Carta de Investigação Preliminar).  Essa medida é tomada quando algum problema não é resolvido de forma amigável. “Vamos instalar esse procedimento por não termos conseguido resolver o problema apenas no atendimento preliminar. Os outros casos já atendidos foram resolvidos na primeira fase dos nossos procedimentos. Existem casos que são bem mais fáceis resolver e outros que os comerciantes não cedem e não atendem algumas das normas existentes no Código de Defesa do Consumidor”, explicou a coordenadora do PROCON Roberta Amélia Gonçalves.
De acordo com a coordenação, o setor de eletroeletrônicos são os itens que mais lideram as reclamações. “Existem muitos consumidores que se queixam de propaganda enganosa. Temos um caso de uma loja que ofertava um produto num folder, mas acabava vendendo outro para o cliente. Isso aconteceu com uma senhora e ele teve muito trabalho para resolver. Na propaganda era uma coisa e na hora outro aparelho era vendido. A loja disse que tinha uma errata, mas era um simples papel em cima do balcão”, disse Roberta. “Por isso resolvemos entrar em ação e solucionamos o caso. Um outro problema é quando um produto apresenta defeito. Alguns comerciantes trocam na hora, mas outras mandam para assistência e leva muito tempo para a pessoa receber o produto de volta. Em alguns casos passam de 30 dias”, ressaltou.  
A coordenadora Roberta lembra ainda que o PROCON serve para orientar o cliente e o revendedor. “Procuramos sempre agir de forma conciliadora para que ninguém saia prejudicado. Todos devem trabalhar em cima do Código de Defesa do Consumidor. Desse modo não terá dor de cabeça para ninguém”, frisou. 
O funcionamento do PROCON é realizado no período da manhã, das 07 até 130h, com o atendimento ao público nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 08 até 12h, sendo que os outros dias estão destinados ao trabalho interno.
 
O auxiliar contábil Rafael Barreto Honório comprou um aparelho celular em um supermercado de Tubarão, mas depois de um dia de uso percebeu que o equipamento era defeituoso. Procurou a empresa dona da marca do celular e através do serviço de atendimento ao consumidor enviou o aparelho à assistência técnica da própria empresa, que deveria ter devolvido o celular em 30 dias. O prazo não foi cumprido e para piorar o equipamento voltou com o mesmo defeito. Rafael, que mora em Capivari de Baixo buscou solução no PROCON de seu município. Com a intervenção e orientação de Marcelo Borges, um dos funcionários do departamento do PROCON, a empresa foi contatada e avisada de que teria que devolver o dinheiro pago ou providenciar outro aparelho, novo. Rafael optou por receber um novo aparelho no prazo máximo de 15 dias úteis

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