05jul14 - Comunidade (por Munir Soares)

04/07/2014 09:57
A MORDIDA
“Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora” é a música mais cantada na rádio Felipão, na Granja Comary, versão da dupla “Chitãozinho e chororó”. Como a FIFA proibiu o Funk e o Pagode, a turma apelou para o “Chorinho”. Estão berrando mais que o italiano, que recebeu a mordida do Suarez. O jogo contra o Chile deixou nossa equipe à beira de um ataque de nervos. Chega de choramingar, Comary não é o muro das lamentações, é hora de jogar e mandar a Colômbia para casa. Guardem as lágrimas para quando levantarem a taça do mundo no Maracanã.
 
 
 
MORDIDA 
Na convenção do PP muita gente mordida. A decisão do PMDB de indicar Dario Bergler ao senado, com apoio do PSD de Colombo, colocou o PP nos braços da oposição. A mordida de “Luisito” da Silveira deixou Ponticelli, com raiva. Briga de cachorro grande. Ao contrário da seleção brasileira de futebol, nas convenções políticas, ninguém chorou diante dos revezes, ao contrário,mudaram a tática e partiram para luta. Uma disputa eleitoral que pode ir para a prorrogação e, quem sabe, com disputa de pênaltis. Torcemos para que a vitória seja do povo.
 
 
 
A COPA NA TERRINHA
O técnico Everaldo estaria pensando em escalar novos atletas para sua equipe de governo. Não acredito em grandes mudanças a não ser que o atual quadro político estadual, assim o exija. Por exemplo: O PP abandonou a coligação, que apoiava Raimundo Colombo e Eduardo Moreira. Ponticelli (PP) será o vice de Paulo Bauer (PSDB). Em Laguna, integrantes desses partidos integram o colegiado de Everaldo dos Santos. Algum deles será colocado para escanteio?
___ Como ficará a posição do vereador Kek (PP), parceiro do prefeito e fiel escudeiro do Ponticelli?
 
 
 
ADESIVOS 
Dilema do vereador Vilsinho (PSDB). Qual adesivo vai colocar no seu carro? De Raimundo Colombo (PDS/PMDB) ou de Paulo Bauer (PSDB) seu partido?Talvez apele para uma solução salomônica, isto é, um adesivo de cada lado do veículo. No processo eleitoral catarinense, o PT de Vignatti ficou isolado, mas pode ser voto decisivo, no segundo turno.
 
 
 
CARTÃO VERMELHO
Para as sinaleiras (semáforos) que continuam “amarelando”, nas horas mais impróprias. Apagadinhas...
 
 
 
MASCOTE DA COPA
Fuleco, onde é que Ta tu?
 
 
 
GOL DE PLACA
SEGURANÇA – Em 2013, aqui, na terrinha, tivemos uns 13 assassinatos, mais de um por mês. Este ano, 2014 ao término do primeiro semestre, somente, um caso de homicídio teria sido registrado.
 
 
 
INFIDELIDADE SUJEITA A CHUVAS E TROVOADAS
Há muito tempo que ele, e a mulher do Zelão (nome fictício) mantinham um relacionamento extraconjugal. Enquanto o marido saia para jogar tranca, a adúltera se trancava no quarto com o amante. Certa noite eles foram surpreendidos com batidas desesperadas na porta. Como soe acontecer nessas circunstâncias, a fim de evitar o flagrante, o “Ricardão” foi enfiado no guarda-roupa e ali ficou, quieto, trancafiado a sete chaves.
___ Querida, as águas do rio estão subindo, rapidamente. Temos que abandonar a casa, leve somente o necessário. Naquela emergência, amante era supérfluo. Deu uma olhadinha para o guarda-roupa e abandonou o recinto. 
As águas invadiram a casa e os móveis saíram boiando, levados pela correnteza. O náufrago de alcova sentiu o balanço do mar, mas permaneceu quieto, como adivinhar quem estaria do lado de fora? Horas depois, o guarda-roupa atracou numa volta do rio, cercado por aguapés. Encorajou-se, abriu a porta, e viu-se ilhado, como Noé, no dilúvio, água por todo lado. Fez uma tanga de tiririca e esperou por socorro.
O fato acima é narrado pelo Edésio Joaquim e o faz, com tantas minúcias, que o Chede desconfia que o próprio Edésio era o inquilino daquele guarda-roupa. Será que foi mesmo, assim, que o Edésio, saiu do armário?... 
 
 
 
GENTE DE NOSSA TERRA
Sérgio Castro, proprietário da “Casa dos presentes” está sempre apressado, caminhando a passos largos, como se quisesse ultrapassar a si mesmo. Na juventude foi promissor jogador de futebol. Atleta titular do “CACO” – Clube Atlético Cultural Olímpico. Nome pomposo para um time de várzea. O “Caco” disputava torneios no antigo campinho do Magalhães. Numa dessas pelejas domingueiras o time atacava contra a meta defronte a antiga igreja de N. S. dos Navegantes. Nelson Mattos, armador do time, mata a bola na coxa, coloca-a na grama, e faz o lançamento para o veloz ponteiro Sérgio Castro. Ele invade a área, e entra com bola e tudo, pela porta da frente de Igreja, na hora da missa. Quase foi excomungado.
Aos domingos, de minha janela, eu os vejo passar a caminho da missa na Matriz Santo Antônio dos Anjos. Sérgio Castro e a simpaticíssima esposa Ana Lúcia. Sempre de mãos dadas, uma maneira de manter o apressadinho, ao seu lado.
 
 
 
PÁ DE CAL
Um problema sério que os prefeitos preferem ignorar, o caso dos cemitérios municipais. Na terrinha muita gente já não tem onde cair morta. Inúmeras pessoas tiveram que ser sepultadas em jazigos emprestados por amigos e parente.
 
 
 
SECRETARIA DE OBRAS DO MUNICÍPIO
Tem novo titular. Trata-se do experiente Renato (Checo) de Oliveira. O “Checo” que enxerga as coisas com outro olho, não poderia desvirar alguns daqueles bancos da avenida beira-mar. Chega de ficar de bunda para o mar...
 
 
 
ATÉ QUANDO?
Três ruas do Centro Histórico, calçadas com pedras irregulares, estão mais esburacadas que paisagem lunar. Localização? Travessa Luiz Nery, atrás da Matriz, rua ao lado da Casa de Anita e rua Jacinto Tasso, fundos da loja Berlanda. Um terror.
 
 
 
EL CONQUISTADOR
Dom Everaldo I, rei da Babilônia acaba de conquistar novas terras. A praça do Renascença, no Mar-Grosso e toda a área do CAIC foram reconquistadas pela prefeitura. Agora, cabe ao poder público municipal, recolocá-las em condições de uso.
 
 
 
SUCESSO
Em conversa com o ex-vereador Bau Candemil da Silva, fiquei sabendo do sucesso do Nelson Mattos, como cantor romântico. Tudo teria acontecido durante a festa de aniversário do Nauro Pinho. Tudo acontecia na maior empolgação, ao som de bandas de rock, pagodes e outros gêneros musicais que animam as baladas. Bau, sobre uma cadeira, sem camisa, imitava Ney Matogrosso, cantando “nunca vi rastro de cobra nem couro de lobisomem/ se ficar o bicho pega/se correr o bicho come/ porque eu sou é homem. A alegria era geral, até que o Nelson Mattos, num ataque de saudosismo explícito, tomou o microfone e com trejeitos de Francisco Petrônio começou a interpretar a valsa, sonhei que tu estavas tão linda, numa festa de raro esplendor... Quase foi linchado em pleno palco. Botou a viola no saco e foi cantar em outra freguesia, no Chedão.
 

—————

Voltar