05mar16 - Comunidade (por Munir Soares)

04/03/2016 08:42
PEÇAS DE FICÇÃO I
Os candidatos a prefeito já estão, reunidos com seus técnicos e assessores, elaborando seus planos de governo. Um conjunto de ações e metas a serem alcançadas durante seu governo. Uma vez eleito, o tal Plano fica na gaveta, mesmo porque é elaborado assentado sobre bases hipotéticas por quem não conhece a realidade do município. O Portal da Transparência nem sempre reflete a verdade dos números. Em resumo, Plano de Governo é peça de ficção, mas, toda regra tem exceção.
No final da década de 40, início de 50 ele surgiu como uma promissora liderança política. Os videntes eleitorais estavam certos. O homem foi eleito Prefeito da Laguna, sem nenhum Plano de Governo, pois o povão acreditou em seus predicados pessoais, afinal de contas, à época, ainda se acreditava que um fio de bigode valia mais que um contrato assinado.
Mas, não foi bem pelo bigode, que ele nem tinha, que o pessoal confiou nele. O comerciante tinha fama de “bem dotado”, com um badalo conhecido nas rodas íntimas, como “alavanca-de-arquimedes”, o que significava na gíria da época, um autêntico “pé-de-mesa”.
Os cabos-eleitorais que não dispunham das verbas milionárias colocadas na conta do marqueteiro João Santana, limitavam-se a dizer:
___ “O que o nosso candidato promete “É COMPRIDO” E SEMPRE SERÁ ‘COMPRIDO”!!!.
Terminou o mandato, sem reclamações, inclusive conquistando a lealdade dos adversários. Ninguém lhe virava as costas... Ao que parece não era peça de ficção.
 
 
 
PEÇA DE FICÇÃO II
Consultando o doutor Google encontrei dezenas de estudos sobre nosso sistema lagunar e, principalmente, mapas e gráficos sobre o canal da barra. Trabalhos recentes que mereciam algum debate, de alto nível, com especialistas. Sou analfabeto no assunto talvez, por isso, não conseguisse detectar nenhuma informação sobre a tal Pedra do canal da barra. Seria a Pedra da Barra mais uma peça de ficção? Com os instrumentos modernos, como sonar, ecobatímetro e até GPS não seria possível comprovar ou desmistificar o fantasma da misteriosa pedra?
 
 
 
SINAL DOS TEMPOS
A carrocinha do Controle de Zoonoses prendia os cães de rua. As crianças protestavam cantando: “A carrocinha pegou três cachorros de uma vez. Tra-lalá que gente é essa/ tra-la-lá que gente má”. Em Laguna as carrocinhas foram aposentadas. Atualmente, no Centro Histórico os cachorros pegam o táxi. Acho que decoraram até o número do celular do taxista, estampado no carro. Com o veículo estacionado, ele distribui ração balanceada os cães. Produtos de renomada marca de pet shop. Aos domingos, coxinhas e outros salgadinhos. Cachorro-quente não faz parte da dieta deles para não estimular o canibalismo.
___ Atendimento a qualquer cachorro de rua?
___ Não, apenas uns quatro privilegiados. Às vezes, eles são colocados no porta-malas para um passeio, ao que parece, pelas butiques caninas da terrinha, pois retornam novinhos em pelo.
Certo dia, Nero, meu cachorro vira-lata, metido e mal-educado, tentou participar daquele régio piquenique. Foi escorraçado. Ele nem tinha carteirinha de cão de rua.
Na praia do Mar-Grosso, duas jovens senhoras, elegantemente trajadas, cruzaram a avenida em direção à praia. Uma delas empurrava o carrinho de bebê. Ao cruzar por nós tentei observar o sorriso de felicidade da criança. O “nenê” só abanou o rabinho. Era um cachorro. Sinal dos tempos.
 
 
 
O PETRÓLEO É NOSSO
Escritor Monteiro Lobato foi o líder da campanha nacionalista “O petróleo é nosso”. Seu livro “Escândalo do petróleo” foi publicado em 1936. Lobato deve ter-se retorcido no túmulo com a roubalheira na Petrobrás.
Monteiro Lobato criou o Sítio do Pica Pau Amarelo. E agora, 80 anos depois, o “sítio” vê-se ameaçado por um mar de corrupção. Dona Benta convocou sua turma. Missão?
___ Descobrir se a empreiteira da Cuca construiu algum abrigo para a Lula gigante disfarçada de sapo barbudo.
___ Ação rápida, disse a boneca Emilia, antes que essa gente passe a perna no Saci e bote rabo até no Rabicó. Pedrinho vai cutucar a Cuca com vara curta. Vai ser um reboliço Federal...
Na próxima semana mais um capítulo do “Mistério do Sitio”.
 
 
 
A TURMA DA MÔNICA
A prisão de João Santana, marqueteiro conhecido como o Barba Azul e suas sete mulheres levou apreensão aos personagens de Maurício de Souza. Se a “Monica” falar, a Lava-Jato pode respingar no “Cascão”.
 
 
 
NO REINO DA BABILÔNIA
A maré de sacanagem assola o país com todos os setores mergulhados na corrupção. Poderes prostituídos. Generaliza-se o caos, com destaque para a área da saúde. No Reino da Babilônia não é diferente, postos de saúde fechados, falta de medicamentos, de médicos, e até de prestação de contas. Retrato de um país doente. Mesmo com toda essa diarreia cívica e moral entidades nacionais como OAB, ABI, CNBB e similares permanecem caladas, como se vivessem num mundo aparte. Quando a água estiver batendo no pescoço vão querer gritar e, aí, já será tarde. O que me preocupa, disse Luther King, não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que me preocupa, É O SILÊNCIO DOS BONS.
O Rei da Babilônia, Everaldo Primeiro, viajou para Brasília com escala em Florianópolis. Na comitiva Secretários da Saúde e do Turismo. Em Floripa, o encontro entre Everaldo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira era aguardado com muita expectativa. Afinal, Everaldo teria, ou não, a benção do doutor Eduardo ao seu projeto de reeleição? Após o encontro, não saiu à esperada fumaça branca. Prefeito Everaldo seria, tão somente, um candidato a candidato.
RESUMO DA ENGRONHA – Se o Everaldo continuar no PMDB vai ter, mesmo, que disputar com Mauro Candemil, na convenção do partido. Mauro teria a maioria dos votos no Diretório. Se o monarca da Babilônia resolver trocar de partido terá que fazê-lo até o dia Dois de Abril. O TEMPO URGE.
 
 
 
POR TELEFONE
Deputado Edinho Bez em contato com os radialistas Souza Junior e Sidnei Silva foi categórico: 
___ Seria uma traição o partido não apoiar a candidatura do prefeito Everaldo dos Santos (PMDB) à reeleição.
Vou conversar com o senador Dario Berger e, também, com o vice-governador Eduardo Moreira em busca de apoio ao prefeito Everaldo.
 
 
 
DESEMBARQUE
Antes de pegar o avião para Brasília Everaldo deixou em terra um dos assessores. Não sabemos se por economia ou excesso de bagagem.
 
 
 
PREOCUPAÇÃO
A Portaria 138, 1º de fevereiro 2016, do Ministério da Saúde, em seus diversos considerandos suspendeu a transferência de recursos para a Secretaria Municipal da Saúde. Para resolver o impasse Sua Excia., teme que tenha que deixar a Secretária da Saúde, como garantia...
 
 
 
CANDIDATO BISSEXTO 
Político bissexto é aquele que, de quatro em quatro, aparece para ser candidato. A política lagunense é pródiga em candidatos bissextos.
 
 
 
QUEM É O CACIQUE?
O PDT – Partido Democrático Trabalhista, de centro esquerda, foi fundado por Leonel Brizola em 1979. Em Laguna quem é o cacique do PDT?
___ É o Bento, dizem, com apoio da maioria dos filiados.
José Paulo Rebelo, que se diz candidato a prefeito pelo PDT, nas reuniões da Távola Redonda do KEK, no Mar-Grosso, garante que sua candidatura tem o aval da cúpula partidária estadual.
___ E, o doutor Roger?
Seus seguidores nas Redes Sociais afirmam que o médico já dominou o partido (PDT) e articula sua campanha à prefeitura. É muita gente querendo brigar pelo tacape do cacique.
 

—————

Voltar