05nov11 - Comunidade (por Munir Soares)

04/11/2011 18:10

 

O SURFISTA ABELHUDO
(Crônica republicada e atualizada)
O caso foi estranho e chamou a atenção dos apicultores mais experientes. O enxame agira de modo estranho, diferente, anormal. Atacando, agredindo, matando como se obedecendo a um plano pré-estabelecido. A primeira vítima foi um pastor alemão. O porquinho da índia teve morte instantânea. O canário belga, o pato de Pequim, o galo inglês, e a galinha d`Angola, todos ferrados pelo veneno das “apis lelliferas”, faleceram prematuramente. Curiosamente, somente animais de origem estrangeira. Algo mais em comum? Pertenciam a um empresário, distribuidor de veículos Volkswagen e tomavam sol, no quintal da residência, ao lado de uma moto japonesa.
Estariam as abelhas nativas, num ataque nacionalista, defendendo o produto nacional contra a indiscriminada importação de animais? Resolvi investigar!
Por que o Marcioly, meu colega de Banco do Brasil, surfista por vocação, peão dos mares, domador de ondas selvagens, netuno de todas as praias, naturalista, socialista, sindicalista, estaria agora, dando uma de apicultor, cuidando da colméia do gerente da agência de Laguna? Estaria fomentando a luta de classe, no reino da natureza? Quem sabe, organizando o sindicato das abelhas operárias, abelhinhas do salário mínimo, visando a diminuição da jornada de trabalho, e o pagamento de horas extras, visto que elas são responsáveis por quase todo o trabalho da colméia, alimentar as larvas, defender e limpar os nichos, tudo para o bem estar da Rainha, e glória dos Zangões. Direito ao programa “Mel para todos”, com distribuição de Geléia Real às abelhas carentes, seria outra reivindicação.
Não! Não era nada disto. O sistema de governo, e a organização social da colméia continuavam sem alteração, porém, algo inexplicável estava perturbando a vida naquela comunidade. O que seria? Nos favos, a cera, mais compacta, tinha uma coloração diferente. O mistério estaria na fonte produtora da matéria prima, num jardim próximo, onde elas colhiam o néctar.
Sobre as flores, o nosso abelhudo surfista pulverizava estranha solução (derivados de petróleo) e sorria, enigmaticamente, toda vez que as abelhas retornavam ao lar, carregadinhas de néctar e pólem. Fim do mistério, ao invés de cera e mel, as abelhas estavam produzindo Parafina. 50 quilos de parafina numa estação. Nem o empresário Morongo, da “Mormai” teve idéia tão brilhante e rentável.
Marcioly não contava com a alteração genética, o aparecimento de uma geração de abelhas louras, com asas parafinadas e que construíam suas colônias, à beira mar. O ataque à residência do empresário, não teve nenhuma origem étnica. Os animais atingidos, por azar, estavam nas proximidades de uma moto Honda. “Honda” que o enxame de abelhas surfistas queria “entubar”.
 
NOTÍCIAS DA TERRINHA
 
OS BOLINHOS DO MINISTRO
O famoso blogueiro e colunista da revista “Veja”, Reinaldo Azevedo, referindo-se à reportagem do jornal “Estado de São Paulo” diz o seguinte: “170 milhões de reais do Programa Segundo tempo sob suspeita: fraudes em compra de alimentos, notas frias, dinheiro público depositado em contas privadas”. “O desmando era tão explícito, que as crianças e adolescentes de LAGUNA SC, chegaram a receber lanches, duas vezes por semana, ao invés de cinco vezes. Pior, os lanches eram entregues por uma “Van” que se deslocava de Brasília DF, para fazer entrega em todos os núcleos de Santa Catarina. Os tais Bolinhos servidos no lanche, chegaram aos núcleos, com prazo de validade vencido”. Dizem que até a groselha servida no lanche, estava choca.
As tais merendas servidas às crianças e adolescentes faziam parte do Programa Segundo Tempo (Ministério dos Esportes)? Em caso afirmativo, o convênio teria como parceiro, o Município de Laguna, ou alguma ONG? Com certeza, os vereadores da terrinha, sempre atentos, já devem ter nomeado alguma Comissão para desvendar o Mistério dos Bolinhos.
 
ESCULHAMBAÇÃO NO ENEM, DE NOVO.
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, (PT) é nome forte para disputar a prefeitura de São Paulo. E, sabem quantas foram as questões anuladas, em Fortaleza? 
__ 13!
O ENEM virou caso de polícia. Um bom motivo para que os “Caras Pintadas” retornem às ruas.
 
ESCOLAS TÉCNICAS
A senadora Ideli Salvati foi a grande responsável pela expansão das Escolas Técnicas no país. O mercado de trabalho, atualmente, exige mão de obra qualificada. Quando a senadora andou por aí, “distribuindo” escolas técnicas, nossas autoridades fizeram vista grossa. Nós, aqui da modesta tribuna, fizemos o apelo, mas, quem somos nós... Em Santa Catarina são 21 escolas técnicas, e mais sete deverão ser instaladas em 2012, inclusive no município de Garopaba. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
 
FINESSE
O Natal já chegou ao comércio da Laguna. Lojas no clima natalino. Destaque para a “Casa dos Presentes”. Ana Lúcia dá um show de bom gosto. Beleza, qualidade e novidades à disposição da clientela. Já tem gente organizando Tour pelo interior da loja.
Dizem que a Ana Lúcia, que participa das diversas feiras nacionais, ainda não conseguiu satisfazer o desejo do marido Sérgio Castro.
___ Seria algo tão inusitado?
___ Sim, colocar na sua reluzente careca, um penteado moicano, estilo Neymar.
 
ARRASTANDO A ASA 
A simpática sociedade recreativa Ideal, do bairro de Magalhães, rua Custódio Bessa já caminhava para o seu ocaso, mas a dinâmica Diretoria volta e meia inventava uma atração.
 
O baile, naquela noite, começou às 23 horas. O cidadão visitante, convidado do presidente do clube, estava entusiasmado com a animação da moçada. Porém, algumas horas depois, o visitante teve a impressão que a coisa estava descambando para a imoralidade.
___ Presidente, está na hora? 
___ Sim, podem “soltar as frangas”!
A música era suave, quando a mulher do presidente, primeira dama da sociedade chegou reclamando:
___ O Antunes mordeu a minha coxa!
___ Este meu tesoureiro sempre metendo o bico onde não deve.
___ Vamos dançar disse ela, arrastando o convidado, para o meio do salão.
___ Mas, e a sua coxa...
___ Não se preocupe, você vai ver o tamanho do peito da galinha da mulher do presidente...
Ao perceber que a 1ª dama estava arrastando a asa para o seu lado, pensou em liberar seu instinto de macho. A orquestra parou, e ele percebeu tudo. Sobre cada mesa havia uma galinha assada, naquela clássica posição erótica. Arreganhada! Ninguém lhe avisara que era o Baile das Galinhas, escolha da penosa mais peituda da noite. Foi dormir de crista caída.
 
PESCA VERSUS AGRICULTURA.  
Se a barraca da feirinha pode ser fixa, por que as barracas do pescado precisam ser recolhidas, diariamente?
 
POLÍTICA
 
DEM
Vereador Antonio (TONO) Laureano, que trocou o PMDB pelo DEM, está eufórico com as possibilidades eleitorais do seu novo partido.
___ A oposição anda dizendo, que tu filiaste ao DEM, 400 eleitores, mas que 40 deles já estavam mortos.
___ Gente de pouca fé, eu, cristão convicto acredito na ressurreição dos mortos. Levanta-te, e vota!
Tono Laureano está disposto a enfrentar Everaldo dos Santos (PMDB) na disputa pela prefeitura de Laguna.
 
PELAS ESQUINAS DA CIDADE
 
BALSA
Prefeito discorda do aumento do preço das passagens da Balsa, que faz a travessia do canal da barra. Fala-se em nova licitação para exploração daqueles serviços.  Alguma ONG estaria interessada?
___ UDESC reivindicou terreno no porto, para instalação do Centro de Pesquisa do curso de Aqüicultura e engenharia de Pesca.
Prefeito teria oferecido área junto ao Laguna Internacional (terreno ainda em litígio). Relações teriam ficado estremecidas. 
 
FALECIMENTO
Sábado passado, faleceu o irmão de minha esposa, o Clovis (Chico) Remor. Com 72 anos de idade. Chico foi funcionário público, comerciante e secretário Municipal no governo João Gualberto Pereira. Sua vida foi um exemplo de trabalho e honestidade. Chico Remor foi um dos mais assíduos freqüentadores do Mercado Público Municipal. Diariamente lá estava ele, de box em box, conversando. Presença garantida nos bares e cafés do Mercado. Mesmo doente, ainda tentava manter sua rotina. No antigo bar da Dorsa o aperitivo com petiscos não podia faltar. Gostava de falar sobre política. Tinha suas preferências. No velório, entre parentes e amigos, os ex-prefeitos: Joãozinho, Juaci Ungaretti, Nelsinho M. Neto, Mário José Remor, Rogério Wendhausen e a prima, deputada federal, Romana Remor. Que Deus o receba na Santa Paz.
Missa de Sétimo Dia, neste sábado, às 19 horas, na Matriz de Santo Antônio dos Anjos.

—————

Voltar