05out13 - Cri-Cri (por Salmon Flores)

04/10/2013 15:51
Calçadas
Não sei como é que a Prefeitura Municipal de Tubarão pretende implantar a modernidade nas calçadas na cidade. Em Porto Alegre que é uma capital pujante, financeiramente anos luz a frente da nossa cidade, você anda por algumas ruas e vê uma infinidade de irregularidades nas calçadas. Se a Prefeitura Municipal de Tubarão conseguir melhorar as calçadas no centro e quiçá na Altamiro Guimarães, já será uma vitória, uma grande conquista.  
 
 
Capela
Em Urussanga existe uma bonita e moderna Capela Mortuária que não custou um puto tostão aos cofres público do município. Foi uma Construtora que doou aos munícipes! Em Capivari que ainda carece de um Cemitério por outro lado... Será que a Tractebel não doaria uma Capela Mortuária para a cidade? 
 
 
Destrato
Parece que foi pelos canos (infelizmente) o casamento de um casal poderoso da cidade de Tubarão, a quem sempre admirei pela postura em sociedade. Dizem que ela já procura por relacionamento masculino. Seria uma espécie de vingança? Retaliação? Poxa! Família bonita, todavia com jeitos exóticos e diferentes, acabou nisso. Um casal precisa viver sempre juntos e ainda assim enfrentar desafios constantes. Quando se vive na riqueza, se achando, pisando o semelhante, o mundo pune as pessoas.
 
 
SDR Laguna 
O caldeirão ferveu esta semana em Laguna. Servidores da SED (Florianópolis) bateram de surpresa na SDR e encontraram o CEJA vendendo doces entre outras coisas. Um mercadão de parar o trânsito. Como as unidades escolares estão com as cantinas fechadas, a merenda escolar foi terceirizada. A direção ficou em saia justa, pois, imediatamente, tiveram que tirar tudo que vendiam abertamente aos alunos, funcionários do CEJA e também da SDR. Uma vergonha que eles não querem publicidade. Se teimarem no erro crasso pagarão uma multa. O pior de tudo é que no local, circula a Integradora de Alimentação Escolar, o Supervisor de Assistência ao Estudante, sem contar Gerente de Educação, Secretário e Diretor Geral. Soube que a reunião foi longa, com portas fechadas. Existem boatos do que seria feito com o desvio da APP da EEB. Saul Ulysséa, pois o responsável pela APP era o filho da Supervisora de Educação Básica e Profissional, e de um vereador. O moço enquanto responsável pela APP desviou mais de oitenta e cinco mil reais para uso em seu próprio benefício. A conta já teria sido paga, no entanto, o processo ainda está rolando no Fórum da cidade Juliana. 
 
 
EXCLUSIVO:
Vereadores de oposição na Câmara de Vereadores de Orleans, teriam fechado questão em torno do nome do vereador Kiki Berger, situacionista, para presidir a casa do povo. Berger balançou, mas ainda prefere aguardar mais um pouco para uma definição. O cotado seria o vereador Walter Orbem/PSD, seguindo um rodízio natural entre os situacionistas. Caso Kiki Berger escolha o caminho, a oposição teria a maioria, em tese, porque o próprio vereador Mario Coan já sinaliza pró-Dr. Marco.
 
 
PLATEIA FORÇADA
A consciência que do governo do Estado tem do seu próprio descrédito é tamanha que, temendo repetir o fracasso da última vinda do governador Colombo, onde 4 gatos pingados foram na Cidade Luz para ouvi-lo, desta vez, não só escolheram um lugar menor - o Clube 1º de maio - como intimaram os diretores de escola a comparecem e cada um levar mais 3 pessoas. Mesmo o encontro sendo à noite, muitos aproveitaram para abandonar as escolas no meio da tarde. Imaginem como ficaram os educandários no turno da noite, onde os problemas se multiplicam?   
 
 
Orleans: Salada mista
Quando Gelson Padilha fora cassado em Orleans por corrupção eleitoral, (seu vice era o Dr. Marco) quem assumiu a prefeitura foi o Partido Progressista de Valmir José Bratti. O vice foi Paulo Canever lá do Oratório. E coube a Câmara de vereadores a escolha dos dois para um mandato tampão. Eu tenho tudo bem vivo na minha memória. Era uma manhã cinzenta. Já nulificados, Padilha e Marcos estavam nos estúdios da Rádio Guarujá, ofereciam as explicações em ritmo emotivo. Foi clima de velório mesmo. Naquela pequena elevação em frente à antiga agencia do Banco do Brasil (rádio Guarujá funcionava nos altos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais) uma visão fantástica para a Praça Celso Ramos, carros, motos, caminhões e militantes de Bratti, Adolar e Arcângelo e até o compadre do Padilha, Evânio Baschiroto, faziam a maior buzinação. Veículos cruzavam as ruas da lomba num sobe e desce de alegrias, houve carreata e foguetório durante todo o dia, tudo para comemorar a cassação do então Prefeito, Gelson Luiz Padilha. A turma dos “Librelatos” e dos “Bratti” não gostavam do Padilha. Até mesmo entre os militantes do PMDB, haviam muitos que não engoliam Gelson Padilha. Pelos corredores da rádio que era arrendada pelo casal, Lela e Padilha, a ex-primeira dama chorava copiosamente e de seus lábios se ouvia a palavra repetida: “Seus porcos, nojentos”!  Mas o tempo passa e de repente tudo foi sepultado. Talvez o temor de que mais um Librelato surja no caminho deles com vontade, disposição e garra para chegar a Prefeitura, tenha promovido essa união absurda de nomes que não estão nem ai para ideologias. Na corrida para o paço municipal, amigo Perdoná antecipa o que pode estar vindo por ai: “Gelson Padilha e Ângela Bratti? Valmir Bratti e Lela Padilha? Dr. Marco e Jacinto Redivo? Empresário Mário José Antônio Salvador, o béstia, sempre criticado nos bastidores pelo casal Padilha, pela amizade e trânsito limpo que teve com a família Librelato e outros seguimentos, também pode emergir. Ele ao contrário dos Padilhas, ficou no PSDB, a exemplo do vereador Mário Coan. E olha que Padilha mamou em muitos cargos graças ao PSDB. Usou os tucanos até os 45 minutos do segundo tempo. Hoje, depois de chutar o balde e de olho gordo na alesc, formou uma nova família, com Bratti & Cia. Talvez Gelson Padilha e Lela tenha se esquecido de combinar com o povo e passaram a cama e mesa com boa parte dos responsáveis pelo fiasco que foi a sua cassação. 
 
 
Jóia rara
Amigo Jucely Lottin está concluindo seu livro do Centenário de Orleans. Ele tinha a expectativa de que ficasse pronto dia 20/10. O jornal A Crítica trará em primeira mão, dados relevantes e inclusive a capa do livro. Será um lançamento com maior efeito publicitário e comemorativo da data. Coisa que as nossas autoridades de Orleans não lembram.
 
 
Guinga
Quantos foram os fiéis amigos e correligionários do PP do deputado Joares Ponticelli tiveram que ser marginalizados na escolha (compreensível, não há lugar para todos), para que o senhor ex-prefeito de Siderópolis, Douglas Warmeling, o Guinga, pudesse ser o chefe de gabinete do presidente da alesc? Descontente com a ida de Boeira, Guinga pegou o boné e vai cantar noutras plagas. Selou a ida dele para o Partido Social Democrático (PSD). A filiação ocorrerá hoje (04).  No novo partido, Guinga deverá ser candidato a deputado federal em 2014. A partir da próxima semana, Guinga apenas trocará de parceiro. Sai o deputado Joares e entre Zé Nei. Na política as pessoas têm cara para tudo. Lamentável que ainda existam eleitores que acreditam nestes oportunistas.
 
 
Remor
Todos sabem o carinho e amizade que tem o Dr. Eduardo Moreira por Luiz Felipe Remor. Pois eles se reencontraram em Laguna esta semana por ocasião da visita de todo o staff do governo. Remor lembrou os R$ 231 milhões que a região de Laguna conseguiu de investimentos durante a descentralização do Governo desde 2003. E elogiou a mão de nosso Governador do Sul, Eduardo Pinho Moreira, nas conquistas.
 
 
Em off
Povo da Laguna: Alguém ouviu da boca do governador alguma palavra ou manifestação sobre os escândalos da Laguna, em especial na sua SDR? Parece que a única pedrada acertou em cheio o Hospital Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. Ou não?
 
 
Flávio x Edson Luiz Fogaça?
Em cidade pequena quem não é parente é compadre. Flávio Alves é casado com a irmã de Edson. Por manter uma boa amizade com ambos, para mim foi surpresa a entrevista concedida a um jornal pelo Flávio Alves, criticando o cunhado Edson. Ele não poupou o cunhado com o uso de um palavreado desnecessário. Moral da História: Edson tem razão e meu apoio. Quanto ao Flávio, deveria explicar porque ajuda Altair Guidi de Criciúma em detrimento de candidatos de Tubarão.
 
 
Novela 
DEHON + CONCEITO
Uma boa notícia para pais, alunos e professores do Colégio Dehon: Professor José Antônio Matiolla segue no comando da escola, mesmo com a agregação dos 300 alunos do Conceito. Além disso, será implantado tudo o que foi divulgado aos pais. Haverão mais parques, a escola crescerá no integral e oferecerá o projeto bilíngue, ou seja, o aluno do fundamental I poderá participar de um projeto (pago à parte), em que terá aulas em inglês de disciplinas como matemática, história, ciências, etc. Os novos, portanto seguirão a cartilha vitoriosa do Dehon e isso é bom. 
 
 
Everaldo I
Prefeito de Laguna Everaldo dos Santos/PMDB conquistou no dia de ontem, sexta-feira (04) um convênio com a CASAN da ordem de R$ 180 mil reais. É para a pavimentação da rua Júlio Maurício. 
 
 
Everaldo II
Durante a visita do governador Colombo e do vice Eduardo Moreira, o prefeito Everaldo esteve muito a vontade. Não parou de pedir o tempo todo. Mesmo licenciado do cargo, para tratamento de saúde, quem deu o ar de sua graça e mostrou estar bem de saúde, foi o Secretário Nazil Bento Junior.
 
 
Everaldo III
O chefe do poder executivo lagunense segue para Brasília na próxima segunda-feira (07). Na capital federal tratará de assuntos relacionados ao Turismo e Transporte. O Prefeito retorna na quinta-feira (10).
 
 

—————

Voltar