05set15 - Carta do Leitor: A IMPORTÂNCIA DA PEQUENA IMPRENSA

04/09/2015 09:07
Triste é a sina do homem que venha a depender dos fortes e poderosos, em qualquer circunstância, com suas atividades focadas, via de rega, no enriquecimento, sem maiores preocupações com a boa construção social. Na imprensa também não é diferente. Turbinados por pesados financiamentos governamentais, e, portanto, dinheiro do povo, a grande mídia está focada na manutenção do status quo político, sem maiores preocupações com suas consequências, oferecendo suporte a administrações corruptas, perdulárias e antidemocráticas. 
Este cenário está muito bem retratado no pensamento de Joseph Pullitzer (o maior inovador da imprensa moderna) quando diz: “com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta, formará um público tal vil como ela mesma”. 
De outra banda, registre-se o papel fundamental dos pequenos jornais interioranos, na alavancagem do desenvolvimento econômico, político e social das pequenas cidades. Operando com sérias dificuldades, desprezados pelos governos municipais, pois muitas vezes, são eles quem, em defesa das comunidades, têm que se posicionarem com toda transparência e rigor, e isto muito incomoda os governantes de plantão, mesmo assim, os pequenos jornais são os legítimos incentivadores das atividades comerciais, sociais e de serviços.  
A passagem dos 20 anos do jornal A CRÍTICA possibilitou-me fazer esta reflexão, profundamente triste e decepcionado com esta realidade, que, na minha opinião, deveria ser bem diferente. 
Mas como toda construção social pressupõe muita luta e até teimosia pela sobrevivência, os 20 anos de A CRÍTICA, na pessoa de Salmon Flores e sua equipe, devem ser comemorados com alegria e agradecimentos da cidade por seus relevantes serviços prestados. 
 Se a grande mídia não tem compromisso algum com seus leitores, mas exclusivamente em catapultar seu faturamento, por vivermos em um país inculto tal qual massa informe, a pequena mídia vai, aos poucos se fortalecendo mercê de uma crescente consciência social, que, felizmente, começa a tomar corpo e ser muito bem vista por todos os agentes sociais, que lutam em suas atividades sem qualquer respaldo oficial, sumidouro de exponenciais recursos que pagamos na forma de impostos que pouco retornam na forma de serviços. 
Desnecessário dizer que o Brasil se notabiliza no pior índice mundial de custo/benefício dos impostos que pagamos, o que leva alguns especialistas afirmar que pagamos impostos suíços para receber serviços africanos. 
No momento que parabenizo o jornal A CRÍTICA por sua postura independente, aguerrida em suas convicções e visando a boa construção social, nestes vinte anos de atividades, aproveito para também cumprimentar a todos os pequenos jornais da cidade, que fazem do incentivo às boas iniciativas de valorosos construtores sociais, o motivo maior de, semanalmente, estarem nas bancas para oferecer serviços relevantes e imprescindíveis ao desenvolvimento de Tubarão e região. Parabéns!
 
Nelson Fagundes
Economista e Advogado
Canoas/RS

—————

Voltar