06dez14 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

05/12/2014 11:25
Saúde X dietas restritivas
Na ditadura da beleza e do culto ao corpo, muitas vezes somos alvos de modismos para alcançar nossos objetivos. Um exemplo é a influência que a sociedade exerce sobre nós, quando buscamos o corpo perfeito, somos entusiasmados a seguir aquela dieta da moda; a não comermos carboidratos; a passar a ingerir somente líquidos, enfim erros enormes que vão refletir gradativamente de forma negativa na nossa saúde e qualidade de vida.  Outro exemplo, é quando recorremos as novidades milagrosas impostas pela indústria e deixamos de nos alimentar de forma equilibrada e de praticarmos atividade física, e ficamos a espera do efeito daquela fórmula mágica e nada.  A cada ano surge um alimento e ou/ produto que a mídia faz questão de destacar, apelamos a esses produtos sem a devida orientação, trazendo sérios danos ao nosso organismo.
Restrições alimentares podem levar a carências nutricionais, perda de massa magra, líquidos corporais, fazendo uma falsa ideia de perda de peso. Muitas dietas malucas, até podem funcionar, mas isso em curto prazo, porque dentro de pouco tempo os quilinhos indesejados voltam, e a frustração fica, o sentimento de derrota prevalece.  
Não existe segredo para o corpo perfeito, há anos nenhuma fórmula se tornou mais eficaz do que a prática de exercícios físicos associadas a uma alimentação saudável.
Claro, que é fundamental que a prática de exercícios seja monitorada por um profissional devidamente habilitado, como um educador físico, e para uma reeducação nutricional, nada melhor que um acompanhamento por um profissional nutricionista.
 
Liliane Pereira – Nutricionista
CRN 10 - 3416

 

—————

Voltar