06fev16 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

05/02/2016 10:18
Em Missão para SERVIR
Missão pela PAZ em Sesmaria, comunidade da Paróquia de Santa Otília, Orleans, neste final de semana (6 e 7 de fevereiro). Sábado, 6, Santa Missa da comunidade e ao final, benção com o envio do grupo missionário que estará em atividades na localidade. Depois da Celebração, breve reunião de revisão sobre as orientações para o bom desempenho da Missão e em seguida, grupo volta para suas casas. No domingo, 7, às 7h30min Oração da Manhã na Capela São Sebastião, Sesmaria. Depois, café no salão de festas e 8h começam as visitas a todos os moradores do território da localidade. Meio dia, almoço. As 14hs, reunião da coordenação das visitas com o grupo missionário e às 15h Celebração da Palavra com as famílias visitadas e os que desejam participar na Capela de São Sebastião em Sesmaria, Orleans.
Na terça-feira de Carnaval, famílias no território de Treze de Maio, serão visitadas em igual Missão evangelizadora, pela manhã. 
As atividades, por nossa iniciativa e apoiadores, acontecem no período de Carnaval, faz dez anos e dezenas de famílias já foram visitadas. Além desta data anual, em finais de semana igual atitude chegam as residências de nossas famílias com mensagens de esperança, coragem, fé e diálogo com acolhimento e em casa de centenas de nossos irmãos na região territorial da Diocese de Tubarão. No Servir na Caridade e no Amor, sempre salientamos que o viver a fé e a participação ativa constante em nossas comunidades em diferentes atividades nas pastorais, movimentos e organizações sociais, só nos contribui no fortalecem para enfrentar as dificuldades que o mundo nos impõe e que precisamos ser fortes para persistir na vontade de Deus, expressa por Jesus Cristo, todos na construção do reino de Deus para o bem e a Paz de todos. O relato é um pouquinho, desculpem, de nosso agir missionário assumido no Batismo e vivência eclesial junta da esposa Anita de Pieri Perdoná.
 
 
 
Dois presidentes
Pedro Orbem e Cristian Berger, os vereadores que presidirão o Legislativo em 2016. Acordo será cumprido, o que desagrada o executivo municipal. Poderes, são independentes, porém harmônicos. Mesmo que as Leis permitam, emissão de documentos por Decreto, a representação do povo é desrespeitada. Quando isso ocorre é o povo prejudicado por arcar com exageros de impostos. 
 
 
 
Novo Reitor
Padre Rodrigo da Silva é o novo Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima de Tubarão. Religioso atuou por dois anos em Orleans. Registramos a gratidão da comunidade orleanense por sua presença amiga entre nós. Homem de fé, oração, diálogo e misericórdia, ajudará com sua experiência vocacional no discernimento de nossos adolescentes e jovens que sentem tocar o convite de Jesus Cristo para o sacerdócio diocesano, pois a messe segue grande com poucos operários. ‘Ser Padre vale a Vida’, diz o padre Eduardo da Rocha, animador vocacional diocesano.
 
 
 
Largou bem
Criciúma começou bem na Sul Minas e no Catarinão, o ano de atividades de 2016. Empate contra o magno Cruzeiro e diante do Leão de Floripa, ambos no Heriberto Hulse, resultados relevantes à equipe de Roberto Cavalo. No Catarinense de turno e returno é preciso ganhar dos adversários em casa e buscar pontos longe de seu torcedor. Neste começo, apontamos candidatos ao caneco da competição: Figueirense, Joinville, Chapecoense, Avaí e Criciúma.
Campeão dos dois turnos, com pontos corridos que formula a competição, dispensará uma decisão entre ganhadores que assim se enfrentariam na final do torneio. Depois do empate de zero com o Brusque, neste sábado às 17h, vez de bater o Joinville no Heriberto Hulse.
 
 
 
Começa o Ano Pastoral diocesano
Sob o tema: 'Casa comum, nossa responsabilidade' e com o lema: 'Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca' (Am 5,24), começa na próxima quarta-feira, 10/2, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. Tempo que novamente o Senhor nos convida a trilhar o caminho da conversão. Seminário Diocesano para estudo do assunto ocorreu com a abertura oficial das atividades pastorais para todos os diocesanos tubaronenses, quarta-feira, (3/2), na Casa de Encontros Dom Anselmo em Tubarão/SC. Religiosos, lideranças pastorais e interessados prestigiaram o encontro de estudo. Agora é fazer os seminários paroquiais para estudo do assunto e estudá-los nos grupos de Famílias, pastorais e movimentos.
 
 
 
Santa Otília tem novo Pároco
Padre Marcelo Wiggers Buss é o novo pároco da Paróquia Santa Otília de Orleans. Anteriormente, a função foi exercida durante um ano pelo Padre Rodrigo José da Silva, que assumiu a reitoria do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão.
Buss nasceu dia 23 de janeiro de 1983. Natural de Braço do Norte, entre 2003 e 2006, cursou Filosofia pela UNIFEBE, em Brusque. De 2007 a 2010, estudou Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, em Florianópolis. Dezembro de 2012, foi ordenado diácono por Dom João Francisco Salm, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, em Jaguaruna com o Lema: "Vai e faze a mesma coisa" (Lc 10,37b). Em abril de 2013, ordenou-se padre na Igreja Nosso Senhor do Bom Fim, em Braço do Norte com o Lema: "Não estou só. Comigo está o Pai que me enviou" (Jo 8,16). Pós-ordenação sacerdotal, trabalhou como Vigário Paroquial em Rio Fortuna em 2013. No ano de 2014, foi Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, assessor diocesano da Catequese e coordenador da Pastoral Presbiteral. Também em 2014, cursou especialização em Teologia, pela PUCRS, em Porto Alegre. Junto com o padre Sérgio Gomes, na Santa Missa de sua posse, presidida por Pe. Lino Brunel, pediu as orações do povo orleanense para que juntos possam ser instrumento e presença de Deus na vida da comunidade e em sua caminhada pastoral.
 
 
 
Vergonha política
A SC 390, trecho entre Orleans e Pedras Grandes, aguarda sua já licitada conclusão asfáltica. Usuários esperam que a sinalização necessários serviços em dois locais na mesma, ´importada´ de Lages e que demorou 90 dias para fabricá-la, seja utilizada. Isso para melhor entender é: retirar do 92 e em Santa Clara, comunidades de Orleans, as arapucas que aguardam o momento para descer e trancar a rodovia. Lamentável se ocorrer. Força, povo!
 
 
 
Duplo discurso
Governador disse na imprensa que dinheiro para o Carnaval indispõe. Culpa o momento econômico desfavorável. Discurso antagônico, pois antes de fechar 2015, dizia-nos mesmos canais ‘que estava tudo em dia e que a crise não afetava o Estado, nem afetaria’. Ouvido e memória aos discursos, povo, para evitar mais sofrimento com injustiças.
 
 
 
Querendo
Tem gente querendo voltar. Para isso tenta de todas as maneiras aproximar seu ex. Povo diz que é hora do novo. Novo é oportunizar o governo para quem quer fazer com planejamento sem vício político, ou melhor, sem ter transformado a politicagem numa profissão. Acredito que o povo está aprendendo a lição!
 
 
 
Legislativo e suas comissões
Vereadores de Orleans na reunião de segunda-feira, (1 /2) formalizaram as Comissões Técnicas 2016, responsáveis pela análise e parecer aos projetos que chegarem ao Legislativo. Eis as composições:
 
Comissão de Redação, Legislação e Justiça
Presidente: vereador Cristian Berger – PPS
Relator: vereador João Tezza Francisco – PSD
Membro: Vereador Osvaldo Cruzetta – PP
 
Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município
Presidente: Vereador Mário Coan – PSDB
Relator: vereador Osvaldo Cruzetta – PP
Membro: vereador João Tezza Francisco – PSD
 
Comissão de Transportes, Comunicação, Obras e Serviços Públicos
Presidente: vereadora Ângela Maria F. Bratti – PP
Relator: vereador Rodinei Pereira - PSD
Membro: vereador Antônio Dias André - PMDB
 
Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social
Presidente: vereadora Ângela Maria F. Bratti - PP
Relator: vereador Antônio Dias André – PMDB
Membro: vereadora Elisabete M. Bagio – PSD
 
Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio
Presidente: vereador Mário Coan - PSDB
Relator: vereador Valter Orbem - PSD
Membro: vereador Rodinei Pereira – PSD
 
 
 
Nos bastidores
Presidente diz que ‘prefeito fez proposta de um ano e meio no próximo governo para apoiá-lo na reeleição’. De imediato foi proposto 10 dias. Semana que vem o Presidente vai ao Prefeito com as condições não para 10, mas 30 dias ou mais no governo. Presidente garante que nada será feito sem concordância dos aliados PMDB, PSDB, PP e dissidentes do PSD. PMDB, entende que não pode estar com quem traiu a firme confiança, pois depois de estar pronto para chegar, aceitou e migrou de legenda. Lideranças entendem que não é hora de novas aventuras para outubro nem para o município, que é de todos, deve o governo servir a todos.
 
 
 
Olho vivo neles
Pesquisa de opinião não se faz pedindo endereço e nome completo do cidadão entrevistado. Isso é para futuras negociatas e massacres ao cidadão descontente com desmandos governamentais. Cidadão e eleitor já está hiper cansado de ser vitima de falta de verdade. Para fazer memória houve um tempo que o povo dizia ‘Agora é 15 neles’. E agora pode ser 11, 12, 13, 15, 23, 25, 45... A decisão é sua. 
 
 
 
Na dúvida, foi não
Secretária de Saúde de Orleans, não aceitou conceder entrevista a Rádio 106,3 FM para falar sobre as atividades deste início de ano, ao dizer que mesmo reconhecendo a integridade da empresa e do jornalista entrevistador, ‘não sabe se ficará no cargo’. Bastidores apontaram para Valter Orbem em seu lugar. Fonte nos dá a certeza que o cargo será do advogado Aurivan Simionato. Pois nas negociações do prefeito, o legislador seria seu vice, caso não dê liga as conversações com o PR de Padilha. Médico Dr. Arcângelo Librelato, nos afirmou que será candidato com Dr. Jorge Koch. 
 
 
 
IMAGENS DA SEMANA 
 
 
Uma boa semana e até a próxima edição!
 

—————

Voltar