06jul13 - Comunidade (por Munir Soares)

05/07/2013 18:58
OITENTA ANOS
Com a graça de Deus cheguei aos oitenta anos de vida. O apoio da família foi fundamental. Nos momentos mais difíceis pegávamos carona na fé de minha esposa Salete. De suas velas acesas aos pés dos santos, havia sempre uma chama de otimismo, um brilho de esperança. Obrigado a todos, esposa, filhos, netos e amigos. No jornalismo da terrinha, estou completando 38 anos, com passagem pelo “Semanário de Notícias”, “Renovador”, “Tribuna Lagunense”, “O Farol” e “A Crítica”. Também colaborei com a “Gazeta Lagunense”, “Diário do sul”, o “Palanque,” e outros. Na redação, convivi com Richard Calil Bullos, “Chachá”, historiador Ruben Ulysséa, Archimedes de Castro Faria, José Paulo Arantes, mestre Silvinho, Álvaro de Oliveira, Márcio Carneiro e Valmir Guedes, Lazinho, Evaldo Roque e Salmon Flores. No segundo semestre deste ano, incluirei neste espaço, algumas crônicas já publicadas nas últimas décadas.
 
 
Botos na berlinda
O uso de jet-ski no canal da barra prejudicaria o sonar dos botinhos. Ante a possibilidade de uma competição de moto náutica, na lagoa Santo Antônio dos Anjos, os tais malefícios sonoros teriam sido melhor avaliados. Somente as manobras radicais seriam nocivas à vida dos cetáceos. Não entendendo do assunto, limito-me a sugerir distribuição de “fones de ouvido,” aos nossos simpáticos botos. Durante a competição.
Neste clima de competição náutica relembro uma crônica intitulada “A turma do remo” que fala de nossos dois clubes de regatas, já desaparecidos: Lauro Carneiro e Almirante Lamego. Em plena década de 30. Laguna possuía dois excelentes clubes de regatas: Almirante Lamego e Lauro Carneiro. Suas equipes fizeram história, participando, inclusive, de competições internacionais. As guarnições dos barcos eram constituídas por jovens atletas da sociedade lagunense da época: Remor, Amboni, Cabral, Pinho, Carneiro, Alcântara, Queiroz e tantos outros. João Queiroz, de respeitável família do bairro Magalhães, trabalhou na firma “Cabral & Irmão” durante 59 anos. Até no esporte, Queiroz, que era um excepcional remador, pertencia a guarnição que tinha Carlinhos Cabral, como “patrão”. Os dois passaram a maior parte de suas vidas, “remando” juntos.
Feito o preâmbulo acima, passemos aos fatos que, possivelmente, não constam dos anais dos referidos clubes de regatas. Para comemorar a vitória na temporada, os rapazes do “Lauro Carneiro” teriam organizado um baile na Sociedade Recreativa Ideal, do bairro Magalhães, A Turma do Remo acreditava que aquele encontro dançante iria marcar época. Finalmente chega a grande noite. Casa cheia. As jovens pareciam excitadas, na expectativa de dançar uma “marca” com um daqueles espadaúdos e bronzeados garotões.
O mar agitou-se quando ela entrou. Soberana, atravessou a pista de dança sem olhar para ninguém, como quem sabe que está agradando. No semblante das outras moças, um sinal de desdém invejoso. Ela era a Jandira, a “galega do Abílio” como era conhecida. Paixão de todo adolescente do bairro. Boazuda, esnobava a piazada, preferia homens feitos, diziam. A Turma do Remo logo percebeu que a Jandira era mais um troféu a ser conquistado.
Uma dança com Jandira passou a ser disputada pelos remadores do “Lauro Carneiro” e do “Almirante Lamego”. Naquele tempo os casais dançavam abraçadinhos. Um passo pra lá, outro passo, pra cá. Após alguns minutos de silêncio, o rapaz apresentava-se:
___ Sou da turma da regata!
___ Percebi, respondia a moça, já senti o remo...
E assim durante toda a noite. A “Galega do Abílio” disputou todos os páreos e os remadores foram unânimes em dizer que, em se tratando de manejar o remo, sem fugir da raia, ela merecia o ouro olímpico, de proa a popa.
Lá pelas quatro horas da madrugada, Dodô (nome fictício) animou-se, desejou bailar com Jandira. Dodô, aposentado, fora patrão da guarnição “oito com” e bi-campeão pelo “Lauro Carneiro”. O “patrão” é sempre um tipo mignon, de pouco peso. Ele maneja o timão, sendo responsável pela estratégia na regata e pelo ritmo das remadas. Dodô, com aval da turma do remo, aboletou-se nos braços da galega e tentou manter a honra da equipe.
A moça, ao sentir a falta do remo, tentou manobrar o timão, inutilmente. Dodô, o patrão, sem remo e sem timão só iria funcionar com motor de popa.
Ao perceber o esforço do Dodô para não decepcionar, Jandira, preocupada, devolveu seu par à equipe, dizendo:
___ Leve-o, antes que ele saia daqui, num “SKIFF”
___ Caixão pro Dodô!
E assim teria terminado mais um capítulo da história dos Clubes de Regatas da Laguna.
 
 
COMO ANDAM AS COISAS NA TERRINHA?
 
TOUR FAMILIAR
Radialista Batista Cruz levou o filho, recém chegado a Laguna, por um passeio pela terrinha. Visitou obras da ponte estaiada, conheceu o campus da UDESC e circulou pela praça Seival, praia do Mar-Grosso. Levou boa impressão. Como o Batista não fez nenhuma alusão ao péssimo estado da via de acesso à cidade, concluímos que eles vieram de helicóptero...
 
 
PARENTESES
Um amigo me disse que os nomes dos secretários-adjuntos da Prefeitura Municipal de Laguna são escritos “entre parênteses”
 
 
EMBORCANDO
___ É verdade que a Toupeira Louca (Confer) agora, também, está construindo lombadas no Mar-Grosso?
___ Negativo! Ela está, somente, “emborcando” os buracos...
 
 
O CASO É SÉRIO
Na “pacata” terrinha já emplacamos o sétimo assassinato no primeiro semestre. A quantidade de drogas apreendidas pela polícia local é considerada alarmante, para uma cidade pequena como a nossa. O poder público não pode continuar ignorando a realidade dos fatos. Precisa marcar presença com políticas públicas nas áreas de risco, que são bem conhecidas de todos, antes que o tráfico de drogas passe a dar as cartas, no município.
 
 
SADISMO?
Por causa das obras da Confer, o acesso à cidade passou a ser feito por vias alternativas, obrigando os motoristas a passarem pelo meio das tais áreas de risco. Além de fazer o buraco, agora, já quer enterrar os munícipes...
 
 
 
A SUPER LOURA
Ela continua sendo a mesma simpatia. Viúva, após um longo período de tristeza e abstinência social, a nossa querida Luiza, timidamente, passou a participar dos bailes da terceira idade, no clube Congresso Lagunense. Dançarina periférica, bailando sozinha, sem entrar no salão. Quando a encontrei, um ano depois, Luiza já desfilava com outro visual, dourada dos pés à cabeça.
___ Acho que hoje, a Luizinha vai partir pro abraço, pensei.
Na verdade, segundo pesquisas recentes, os bailes da terceira idade têm função terapêutica, melhora a saúde física e mental dos frequentadores.
Luiza resolve frequentar a Academia. Massagens e dietas para modelar o corpo. É preciso estar em forma?
___ Errado, Luiza está tendo aulas de defesa pessoal, boxe e Judô. Ela vai pro baile, ou para algum ringue do MMA?
O assédio masculino estaria a exigir alguns golpes da Super Loura.
___ Golpes de defesa, ou de ataque?
Sua amiga Kátia teria revelado que o sonho da Luiza é participar de um baile funk. Está preparada. A balada que a aguarde. Na hora do aperto ela vai dar uma chave de perna e levar o parceiro, pro tatame. Wazari!!!
 
 
 
PLEBISCITO
Deus queira que não aconteça o que se teme, que as raposas políticas se apropriem das bandeiras que levaram os jovens à rua, em proveito próprio.
O Plebiscito já é uma forma de ganhar tempo.
A “Comunidade” vai submeter aos leitores o seu plebiscito.
Responda sim, ou não:
1- Eleições de quatro em quatro anos, em todos os níveis, inclusive para o Senado.
2- Permitida a reeleição (uma vez) para os membros do Executivo e Legislativo.
3- Candidatos à reeleição deverão afastar-se do cargo, 6 meses antes do pleito, inclusive deputados e vereadores.
4- Proibir qual tipo de coligação nas eleições proporcionais. Na majoritária, somente com o partido que indicar o Vice (quem não tem time não pode disputar o campeonato)
5- Fim do horário político obrigatório no rádio e televisão.
6- Adoção do voto distrital para eleição de deputados estaduais.
7- Perda de mandato aos eleitos que assumirem cargos comissionados.
8- Não. Ao financiamento público de campanha.
9- Revogação do mandato. Político que, comprovadamente, não cumprir seu plano de governo, poderá ser cassado, a pedido dos eleitores. (Coleta de assinaturas)
10- Extinção da figura de suplente de senador.
                           
 

—————

Voltar