06jul13 - Pessoas (por Gladys Helena)

05/07/2013 19:05
Puxa
Vereador de Orleans, Osvaldo Cruzetta (PP) sabe que política é um verdadeiro campo minado: Um passo errado e a bomba explode. Na penúltima reunião da câmara, Vá puxou a orelha da secretária da Saúde, Hirânia Cascaes, que é irmã do prefeito. Já na última sessão onde a secretária se fez presente, ele deu uma aliviada geral. O problema foi "resolvido" com um analgésico, aquele remedinho que passa a dor, mas não cura a doença. Vá na tribuna foi enfático: “Eu acredito, Hirânia, no seu trabalho, eu já te conheço há muito tempo, fosse vereadora, você é uma pessoa preparada”. Então tá! 
 
 
Higienizar é preciso
A falta de Álcool gel nas salas de aula da rede Estadual de Ensino de Capivari de Baixo chamou a atenção do vereador Jonas Machado dos Santos (PMDB). Ele está preocupado com a chegada do inverno e a presença de doenças contagiosas. Pensou bem, vereador. Aqui em Tubarão falta álcool gel até nos postos de saúde...
 
 
Faltaram só as sandálias
Geada de Orleans na tribuna da câmara: “Eu sempre disse que para ser humilde não precisa andar descalço, precisa ter pé no chão e olhar onde pisa”. Esse foi um recado direto.
 
 
Mais luminosidade
O diretor da Cosip de Tubarão, José Fontoura Dutra Junior,  precisa urgentemente melhorar a iluminação pública, em torno do Rio Tubarão do trecho entre a Ponte Manoel Alves dos Santos e a Ponte Orlando Francalacci. O alerta partiu do vereador Joel da Farmácia (PMDB) na sessão plenária de quinta-feira (04). Ele também pediu o aumento de rondas noturnas, no local. Joel justificou dizendo que este local é intensamente utilizado pela comunidade para caminhadas. 
 
 
Falou e disse
Em seu primeiro discurso na câmara de Orleans depois que assumiu a secretaria da Saúde do município, Hirânia Cascaes disse alto e bom tom: 
“Gostaria de dizer que eu assumo a secretaria de Saúde pela segunda vez, não como uma aventura, não estamos brincando de fazer Saúde, nós queremos fazer Saúde verdadeiramente e elevar a qualidade da Saúde que Orleans merece”. 
 
 
Lá vou eu...
Para 80% dos orleanenses, o maior problema do município é o da saúde pública. Sabemos que a Secretaria de Saúde é uma pasta financeira poderosa; e como se sabe, é onde ocorre a maior incidência de desvios de verbas, por conta disso que, talvez o prefeito Marco tenha preferido colocar uma pessoa de sua confiança, no caso sua irmã, afastando qualquer tipo de barganha que pudesse ser feita sem o seu consentimento. 
 
Viajando
Na próxima semana teremos a Marcha a Brasília dos prefeitos. E os prefeitos que já foram à capital federal essa semana, como o de Tubarão e de Pescaria Brava, voltarão novamente semana que vem à Brasília? E desta vez, os assessores os acompanharão novamente?  Haja grana! Em Pescaria Brava o prefeito Honorato que não tem nada feito, inchou a máquina até com familiar. 
 
 
Curto e grosso
Vereador Mário Coan em sessão plenária: “Nosso país está muito mau, empresas estão quebrando, e a culpa é dos políticos e da sociedade que vota mal”. 
 
 
Será?
Diz-que-diz no meio docente tubaronense. Por causas das polêmicas a Secretaria Municipal de Educação poderá ter um novo secretário municipal em breve. Trata-se do vereador, atualmente licenciado, Paulo Henrique Lúcio. Com forte atuação na campanha que levou Olávio a realizar um sonho lúdico de ser eleito prefeito, Paulão tem tudo assumir essa pasta importante. O burburinho dá conta de que a Educação estaria reservada para ele desde o início da administração petista. Oremos...
 
 
Orleans
Orleans comemora 100 anos de emancipação em agosto. Até agora não ouvi dizer se alguma grande atração nacional será contratada. Será que esse importante evento ficará a mercê de ninharias? Tô louca para ver quem vai participar. O Salmon sugeriu algumas coisas ao prefeito, mas não foi convidado para nada. Bem feito, eu disse para ele não se meter.
 
 
Referência
Vereador Matusalém dos Santos, falando na tribuna da câmara de Tubarão, sobre as manifestações que acontecem pelo Brasil: “O comício do presidente Lula na eleição de 1989 teve 1 milhão de pessoas na Praça da Sé em uma noite só, 1 milhão de pessoas na Cinelândia numa noite só, e ele ainda perdeu a eleição”.
 
 
Honesto
Vereador Vá de Orleans revelou que desconhecia o  PMAQ-AB - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.  “Foi bom esse debate aqui na casa, até porque esses recursos já estão vindos desde o ano passado, e nós vereadores nem éramos sabedores disso. Os recursos foram aplicados de que maneira? E de que forma o secretário aplicava esses recursos?”, questionou Cruzetta. É... Vá tem muita gente que não sabe que a função do vereador é elaborar leis, fiscalizar as condutas político-administrativas da prefeitura, julgar prefeito, vice-prefeito e outros vereadores em processos de cassação. O senhor tem a prerrogativa ainda de aprovar a convocação da esposa do Dr. Arcângelo. Se nada foi dito, foi omitido e quem mandava por lá eram eles.
 
 
Pintura
Vereador chumbinho de Tubarão (PSD) pediu na câmara ao Secretário Municipal de Segurança, Patrimônio e Trânsito, Raul Lino da Silva Filho, para renovar na pintura das faixas de segurança existentes nas pontes da cidade, Ponte Nereu Ramos e Heriberto Hülse, bem como a verificação da existência de projeto para construção de proteção para pedestres nas mesmas.  Demorô!
 
 
Funasa
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) tem disponibilidade de recursos para sistema de esgoto. O município de Laguna está pleiteando R$ 12.537.074,17 para a implantação de sistema de esgotamento sanitário nas localidades do Farol de Santa Marta e Cigana, contemplando ligações prediais, rede coletora, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto terciário.  Nesta semana, o prefeito Everaldo dos Santos e o secretário de Planejamento Urbano, engenheiro Daniel Roberge estiveram reunidos com o superintendente da Funasa, Adenor Piovesan, na capital do Estado. Na pauta, as documentações para complementar o projeto, já protocolado na Fundação. “O sistema de esgoto irá beneficiar quatro mil famílias”, esclarece o prefeito que está esperançoso com a liberação dos recursos.  
 

—————

Voltar