06jun15 - Comunidade (por Munir Soares)

05/06/2015 08:50
ROJÃO OU APENAS ESPANTA-COIÓ?
Pela Portaria 793/15 publicada no Diário Oficial da Prefeitura da Laguna, o prefeito municipal RESOLVE exonerar ocupantes de cargos em comissão. Eu contei 218 funcionários comissionados. Somente do Gabinete do Prefeito tivemos 20 baixas. Dizem que havia até guarda, somente, para controlar o intenso tráfego de pessoas, que superlotavam a antessala do palácio. Uma Babilônia! Na semana que antecedeu ao ato, nas esquinas e bares, os boatos alimentavam as fofoquinhas. 
___ É a operação “Pano de prato”. O alcaide começa a enxugar suas peças mais íntimas. Secretarias seriam agregadas, e todos e os cargos de secretários adjuntos seriam extintos.
___ Prefeito teria sido pressionado por sua base de apoio parlamentar? Vereadores teriam pedido mudanças já? Ou teria sido tão somente uma medida de economia? A medida tomada pelo prefeito teria a força de um rojão, ou foi apenas de um espanta-coió, um traque para enganar a torcida, e preparar o time que irá disputar a eleição do próximo ano?
Antes do “ato institucional” a voz das ruas fazia especulações. A guilhotina cortaria os tentáculos da poderosa Chefe de Gabinete? Os que torciam por sua queda, e não são poucos, tiveram frustradas as expectativas. No dia 1º de junho, quando foram publicadas as exonerações, na missa que dava início as festividades do padroeiro Santo Antônio dos Anjos, Maria Inês, a Marquesa dos Santos, era promovida. Pelo corredor central da secular Matriz, na vanguarda do cortejo, que caminhava em direção ao altar do santo casamenteiro, o ilustre casal, Prefeito Everaldo e Maria Inês, Primeira Dama da Corte.
DIZEM que o vereador KEK recusou convite para participar do referido evento religioso. É que ele teria que ir vestido de coroinha, e balançar o turíbulo para incensar a Primeira-Dama.
A Babilônia da TV Globo, com Inês e tudo, foi rejeitada pelo público. Rei Everaldo conseguirá levar sua Babilônia para um segundo mandato?
 
 
 
IO-IÔ MUNICIPAL
Neste vai e vem de exonera hoje, e readmite amanhã, se criou a figura do funcionário “IO-IÔ”. Alguns já foram exonerados pela terceira vez. 
 
 
 
DEU A LOUCA NA BABILÔNIA
___ Funcionária, Auxiliar de Serviços Gerais é DEMITIDA DUAS VEZES NO MESMO DIA. Portarias 789 e 790-Diário Oficial do dia 3.6.2015.
ALERTA – Prefeito deve ficar atento às entrelinhas do Diário Oficial ou acabará assinando sua própria exoneração.
___ Meia volta, volver! 
No dia seguinte, após a degola geral, prefeito volta atrás, e DOZE dos demitidos retornam ao trabalho.
Erro ou pressão? 
___ Prefeito Everaldo estaria acuado?
 
 
 
BAIXA 
Celso Fernandes, Secretário de Comunicações pede demissão do cargo.
 
 
 
DA BOCA PRA FORA
Vereador KEK prega uma coisa e faz outra. Numa semana, da Tribuna, ele pede a cabeça de todo mundo, secretários, presidente de fundações, etc. Fala até em auditoria. Na sessão seguinte, quando os vereadores Andrey Pestana, Orlando Rodrigues e Zézinho Siqueira tentam emplacar uma CPI para apurar a questão dos alvarás falsificados o KEK vota contra. KEK não quer saber de CPI.
 
 
 
CADÊ VOCÊ? 
Disseram-me, que o jornal “Babilônia News” saiu da clandestinidade, para entrar em extinção. Fontes ligadas ao governo municipal garantem que ele, o jornal, foi abduzido pela nave mãe. Os anônimos teriam se identificados com os gestores do Reino da Babilônia.
___ Será? 
___ Vamos aguardar.
 
 
 
TURISMO DE EVENTOS
Com o Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos, Tourist Hotel, Cine Mussi e auditório da UDESC, Laguna já pode pensar em sediar encontros e seminários. Turismo de Eventos é um bom negócio. Nesta semana tivemos o II Simpósio Sul/Sudeste em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. Na ocasião o modelista naval Luiz Lauro Pereira Junior colocou em exposição sua famosa e valiosa coleção de miniaturas de barcos (nautimodelismo) que estava exposta no Museu do Mar em São Francisco do Sul.
O prédio da antiga usina da CBCA foi restaurado para ser usado como Museu do Mar. Reformado e fechado, por falta de uso, em breve terão que reformar, novamente. As peças da coleção do Lauro poderiam ficar expostas naquele local, desde que se firmasse um convênio com o Ministério da Cultura ou Fundação Catarinense de Cultura, pois os órgãos municipais da área da cultura estariam desacreditados. Com a palavra Sua Excelência, prefeito Everaldo.
 
 
 
ACERVO DO PROFESSOR RAU 
Colegas da imprensa denunciaram o abandono. No dia 24-3-2015 foi constituída uma Comissão para fazer um inventário do legado, e aperfeiçoar os métodos de conservação. Prazo - 90 dias. Já se passaram quase 70 dias. Alguma solução à vista?
 
 
 
A IMAGEM DE SANTO ANTÔNIO
A imagem do nosso Santo Antônio foi esculpida na Bahia. A historiadora Nail Ulysséa dizia o seguinte: “quem a esculpiu devia ser um artista original, pois não é comum imagens sorridentes e de ar festivo, além de ter ousado ao enfeitar, com uma larga orla dourado, o humilde burel de franciscano”. O baiano, que com certeza, havia passado a noite, dançando ao som do olodun, transplantou para o rosto do santo, toda a alegria que sentia. Sorrir nunca foi pecado. O artista nem se lembrou de assinar sua obra. Os livros de atas da Irmandade, de 1807 a 1890 que poderiam elucidar a paternidade da obra, desapareceram, possivelmente, em algum incêndio.
A imagem do padroeiro já desceu de seu nicho. Está postada, sorridente, no centro da Matriz. O ritual já foi cumprido. Do oco do braço foram retirados os bilhetinhos do ano anterior e novos pedidos dos fiéis foram ali colocados, onde ficarão até junho de 2.016. Que as graças sejam alcançadas.
 
 
 
FATOS NÃO MUITO CATÓLICOS
“Pombo” não dispensava uma visitinha à Matriz Santo Antônio dos Anjos. Luiz, que era um comerciante estabelecido no Mercado Público, andava desconfiado. Aquela peregrinação diária na poderia ser apenas devoção. Tinha caroço no angu. Falavam os linguarudos da paróquia, que o “Pombo” andava fazendo empréstimos no cofre das oferendas, isto é, sacando do baú das oferendas.
___ Quem dá aos pobres, empresta a Deus!
Luiz, disposto a apanhá-lo com a boca na botija, quer dizer, com a mão na massa, ficou de tocaia no jardim da Praça Vidal Ramos, escondido atrás da palmeira. “Pombo” chegou assobiando um dobrado da banda “União dos Artistas”. Benzeu-se e entrou na Igreja.
O prédio da Matriz estava sendo restaurado. Alguns santos haviam sido retirados de seus altares. Luiz, após o sinal da cruz, olhou em volta e não viu ninguém. Procurou no interior das capelas, batistério, foi no coro, nas torres e nem sinal do “Pombo”. Antes de sair ajoelhou-se, e fez uma longa penitência em louvor ao seu santo protetor.
De volta ao seu estabelecimento comercial contou aos amigos tudo o que acontecera.
___ Qual é o teu Santo Protetor?
___ É o São Benedito!
___ Não existe imagem de São Benedito na Matriz Santo Antônio...
___ Então, era ele, o “Pombo” que estava naquele altar imitando São Benedito. Rezei pra ele, e ainda deixei um bom dinheiro como oferenda.
 
 
 
BANHO DE LOJA
Secretário Renato Cheko mandou dar uma geral no jardim da Praça Vidal Ramos. Corte de árvores, grama aparada, limpeza dos bancos e pintura nova no centenário e belo chafariz. Só fica faltando água para a fonte jorrar, em cascata.
 

—————

Voltar