06jun15 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

05/06/2015 08:43
25 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À 106 FM
 
EDNILSON MARCELO PERDONÁ
Esposa Anita, filho Emanoel e Mônica
 
 
Prezado amigo Ednilson
O trabalho dignifica o homem e enriquece o espírito! Esta máxima você abraçou há mais de 25 anos, com certeza, mas foi na Rádio FM Luz e Vida, a 106FM que mais você fez valer.
Alguns querem saber quem inventou o trabalho, mas não sabem que este inventor esta no seu dia a dia. A necessidade. Um sonho que Ednilson misturou à necessidade. Ser um profissional de Rádio, que mais tarde, junho de 2008, completou com o curso de Comunicação Social, Habilitação Jornalismo, Unisul-Tubarão/SC.
No novo paradigma o trabalho é um veículo de transformação, sim, um Ednilson que não mediu esforços para levantar cedo, todos os dias, para que a Luz e Vida levasse luz, informação, através dos programas, cedinho, desde Pe. Santos até hoje. Uma dedicação, uma transformação para dar certo, e deu; foi realmente uma catequese. 
Para o Ednilson, o semear milho lá no seu sítio em Treze de Maio, é o mesmo que semear religião. E semear e não cultivar é pecar, por isso sua transformação foi radical e contínua nesses 25 anos.
Dia a dia, passo a passo, na vocação da comunicação, Ednilson foi se especializando, até descobrir que a comunicação se especializou nele próprio e fez da 106FM sua segunda morada. 
E foi professor, catequista, e outros cargos assumiu, mas manteve-se firme no trabalho que talvez não tenha sido o melhor de seus sonhos, mas trabalhando o fez sentir-se bem, sempre muito bem.
Ednilson dedicou seu tempo trabalhando na área que melhor se considerou apto e com melhor competência. Isso o fez feliz por estes 25 anos de dedicação e carinho. Não temos qualquer dúvida de sua realização pessoal e familiar.
Aliás, a felicidade é um sentimento insaciável que nos move a sempre buscá-la, seja no trabalho, na busca incessante por realizações pessoais, e Ednilson externa com facilidade quando documenta verbalmente um pensamento sobre algo que a sociedade aguarda em cada um de seus pronunciamentos. 
Quem administra o sofrimento dá valor à felicidade. Muitas e muitas vezes Ednilson teve de administrar alguns revezes, mas em todos os momentos e com a ajuda do bom Deus alcançou bons resultados. Por isso tem dado importância e bom reconhecimento à felicidade e exterioriza com facilidade quando assim se encontra. 
O sinônimo de felicidade se chama tranquilidade, ou seja, não ter com que se preocupar. Quanto a isso, nos momentos de aflição que alguém lhe bateu às portas, sempre foi atento e prestativo. Não lhe restou nenhuma felicidade antes que alguma solução pudesse dar. Se o sinônimo de felicidade se chama tranqüilidade, esta, porém, somente foi conseguida após as demandas atendidas. 
A arte da comunicação não se resume apenas em saber falar e escrever, mas principalmente em saber se fazer entender. Fazer-se entender foi sempre a busca através das entrevistas, dos apelos, dos avisos e dos contatos.
A resposta certa, não importou muito, o essencial é que as perguntas estivessem certas. Não houve nada que substituísse o sabor da comunicação direta. O “Revista da Manhã”, o “Personalidades e Acontecimentos”, o “jogo Aberto 106FM” e tantos outros meios foram canais com a sociedade, especialmente a marca “credibilidade na informação”. Geraram frutos, deram resultados e a Luz e Vida subiu no conceito regional. 
Enquanto não se conseguir atingir a excelência na comunicação, melhor é silenciar e amadurecer. Essa é outra máxima que sempre foi seguida com certa cautela por Ednilson. Amadurecimento, afinal, são 25 anos de crescimento lento, mas seguro. A verdadeira comunicação só pode ser fruto da simplicidade.
Dizem que sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação. Daí a necessidade imperiosa da boa comunicação e esse esmero é visível no bom comunicador. 
Agora, precisamos externar nossa gratidão ao companheiro Ednilson. Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. Reconhecemos seu esforço, seu dinamismo. E acompanhado desse esforço está sua família que o acompanhou nestes 25 anos. Em seguida seus amigos e seus colegas de trabalho.
A gratidão tem mais valor não em palavras, mas em atitudes. Foram as atitudes de um bom profissional que forjou a marca. A marca de um comunicador que também fez a história da história da 106FM. 
Um simples pensamento de gratidão elevado ao céu é a mais perfeita oração. Fazemos deste momento uma oração, uma prece, um agradecimento por este momento tão importante na vida de todos nós, família Luz e Vida.
A gratidão é um sentimento de amor que eleva o espírito e nos une a Deus.
E não há melhor momento e gratidão maior do que darmos as mãos e agradecermos a Deus por estes 25 anos rezando a Oração que tanto nos une em tantos momentos de nossas vidas...  
(Texto de autoria de Luiz Carminati, membro da diretoria da Fundação Rádio FM Luz e Vida, Orleans-SC em - 01/06/2015)
 

—————

Voltar