06jun15 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

05/06/2015 08:42
Como contornar as crises de gota
A principal dica é controlar e evitar o consumo de carnes (bovina, frango, peixes), ovos, vísceras, a maioria dos frutos do mar, embutidos (salsicha, linguiça, presunto, mortadela) pois, são repletos de purina, que se convertem em ácido úrico, que em excesso desencadeiam a doença, que é caracterizada pela inflamação das articulações devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico nas juntas.
Outras fontes alimentares de purinas são as leguminosas como o feijão, grão-de-bico, ervilhas e a lentilha; algumas castanhas, aspargos, cogumelos.
Então, introduza diariamente uma alimentação rica em frutas, principalmente as com ação diurética (maçã, melão, laranja, maracujá, melancia), e diminua o consumo de alimentos ricos em purinas.
Reduza a ingestão de sucos artificiais ou refrigerantes, bebidas alcoólicas, pois aumentam a concentração de ácido úrico no organismo.
Mantenha-se hidratado, beba muito líquido (em torno de 2 a 3 litros de água ao dia), principalmente no dia que a crise de gota se manifesta, isso porque, a água e alguns líquidos (chás, sucos de frutas diuréticas) irão facilitar a excreção do ácido úrico, através da urina.
Para garantir um aporte protéico adequado em dias de crise, introduza em suas refeições, leite e derivados, optando pelas versões desnatadas.
Vale lembrar, que o realmente que vai amenizar as crises de gota, é a supervisão do seu médico, associado a um controle alimentar, então não deixe de procurar um médico juntamente com um nutricionista.
Caso não esteja em períodos de crise, as carnes em geral, até estão liberadas, mas seu consumo deve ser restrito e moderado, a fim de evitar um novo episódio da crise.

—————

Voltar