06set14 - Comunidade (por Munir Soares)

04/09/2014 22:20
NASCIMENTO E MORTE
No último sábado (30), Cavaleiros da Ordem de Santa Catarina chegavam a Laguna para homenagear o dia do nascimento de Anita Garibaldi, ocorrido no dia 30 de agosto de 1821. Naquele dia, há 193 anos, enquanto a cegonha mansamente descia, trazendo a futura heroína, no centro da Vila de Laguna, o clima era de histeria e estupefação. Um crime bárbaro, envolvendo poderosos empresários locais, pegara a população de surpresa. Souza França e os Tavares eram suspeitos de terem mandado assassinar o juiz Colaço. Acusavam-se, mutuamente. A hipótese de crime passional, também, nunca foi descartada. No dia 20 de agosto de 1821, dez dias antes do nascimento de Anita, o corpo do juiz Colaço foi encontrado no fundo da lagoa Santo Antônio dos Anjos, nas proximidades do atual Iate Clube. Começava ali, um longo processo de investigação que chegou, em grau de recurso, ao Conselho Supremo de Justiça do Rio de Janeiro.
___ Querem saber como terminou a história? 
___ Comprem o livro de Norberto Ulysséa Ungaretti “Laguna: Um pouco do Passado”.
A nossa santa terrinha é, mesmo, uma cidade repleta de histórias. Vejamos, agora, uma versão à margem da história: Aninha (Anita) por insistência materna, com 14 anos, casou-se com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. O casamento foi, apenas, uma “meia sola”. Embora o Manuel não fosse nenhum “pé-de-chinelo”, tornou-se uma pedra no sapato da menina Anita. Algumas comadres afirmavam que o Manuel era machão, 44 - bico largo. Outros diziam que tudo não passava de propaganda enganosa. Com a fogosa Anita ele não deu no couro e fugiu, antes de “bater as botas”. Aos 18 anos Anita bota o pé na estrada ao lado do corsário Garibaldi, e sai pelo mundo, ao encontro da glória.
Voltemos à homenagem do dia 30 de agosto de 2014. No sítio do Cadorin voltava a sair a fumaça branca. Churrasco ao pessoal da cavalhada. Prefeito Everaldo recusou a montaria, não estava afim de “cair do cavalo”. Alguns políticos teriam marcado presença. Hora de garantir a “boquinha”. Como “diz o adágio popular, enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé”. 
 
 
 
VAZOU 
Secretário Municipal de Turismo, João Carlos, teria pedido licença de seis meses. Leonardo Pascoal, da Cultura responderá pela Pasta, interinamente. Mudanças no carnaval, à vista.
 
 
 
 
PALACETE POLIDÓRIO SANTIAGO
Totalmente restaurado deve ser entregue à comunidade, ainda este mês. A pintura ficou maravilhosa. A edificação fica no coração do Magalhães, num local que é o relicário de nossas lembranças, o campinho, o Grupo Escolar Ana Gondin, a capela de N.S dos Navegantes, a vendinha da dona Adalziza e o casarão Polidório Santiago.
Sempre se falou, à boca pequena, num sussurro medroso, que o palacete que pertencera ao Dr. Santiago, era mal-assombrado. Falava-se em procissão de caixões de defunto, à luz de velas, no interior da casa. Gritos estranhos assustavam a vizinhança. Os rapazes mais ousados, que tentavam bisbilhotar, retornavam apavorados, falando de caveiras e almas do outro mundo. Talvez para justificar o medo.
Professor Marega esclareceu o mistério. À época, Francisco (Chiquinho) Cabral, assessorado por sua irmã Olga, administravam o Asilo de Mendicidade Santa Izabel. Naquele tempo, era bem maior o índice de mortalidade de idosos. Chiquinho, como bom comerciante que era, precavido, mantinha sempre um bom estoque de caixão de defuntos. Em caso de emergência, em qualquer hora, do dia ou da noite, se alguém precisasse ser levado à “cidade dos pés juntos”, a condução estava na porta. A Funerária do Asilo funcionava no palacete Polidório Santiago. Ali, os caixões eram empilhados, por sexo: pretos, para homens. As mulheres, casada ou viúvas tinham direito a uma urna azul. As virgens, comprovadas pelo D.N.A. (Dedo No Alvo) subiam o morro na condição de invictas, dentro de um caixão branco. À época era questão de status, retornar ao pó, seladinha como viera ao mundo.
Quase ninguém sabia deste estoque de mercadoria funerária no palacete, muito menos os velhinhos do Asilo, por razões óbvias. Por causa desse segredo de sepultura o palacete Polidório Santiago ganhou fama de mal-assombrado.
Nos anos quarenta, o palacete Polidório Santiago entra na guerra. Um batalhão do exército transforma o Asilo em seu “QG”. O campinho vira campo de treinamento militar, com a construção de diversos equipamentos. A mulherada recebeu praças e oficiais, de braços abertos. O apelido foi inevitável, cada garota que circulava de braço com um militar, ganhava o apelido de “carabina”. No porão do palacete teria sido instalado instrumento de tortura conhecido como “pinga-gotas”. Contam que o suspeito, preso, acusado de atuar como “quinta coluna”, durante o interrogatório, ficava sentado numa cadeira, amarrado, debaixo de uma torneira, pingando sobre a sua cabeça durante horas. Nunca conheci ninguém que houvesse comprovado a existência do tal “pinga-gotas”, mas a lenda corria de boca em boca.
 
 
 
CARNAVAL DA TERCEIRA IDADE
Dedicado a Maria Amélia esposa do (OTTO) Siqueira, falecido recentemente. Caras e coroas, num poético esforço, tentaram reviver a glória e a alegria dos antigos carnavais de salão. O Clube da Divina Idade, ainda sob a batuta do casal Lucas e Terezinha, garantia a folia nos bailes do Clube Congresso Lagunense e Blondin. Blocos, ricamente fantasiados, “faziam a entrada” nos clubes, sob intenso foguetório. Naquele ano, enquanto as meninas faziam a “concentração” no salão de beleza da Maria Amélia, no Centro Histórico, Otto Siqueira permanecia concentrado no consultório do odontólogo Dr. Juaci Ungaretti.
Alguns repórteres da folia o consultaram à saída do consultório dentário.
___ Dor de dente em pleno carnaval?
___ Não, estou apenas dando uns retoques na alegoria do bloco das madames...
___ Como assim?
___ Minha dentadura precisa estar afinada com a fantasia do bloco.
___ ????
___ As meninas do nosso bloco irão fantasiadas de Espanholas e eu estou encarregado de tocar as “castanholas”...
 
 
 
NO CLIMA ELEITORAL
 
AVACALHAÇÃO 
Deputados querem estender o Horário Político, também, para as TVs por assinaturas. Vamos pagar para assistir ao Horário Político Gratuito. Querem avacalhar até o Canal do Boi para garantir o leite gordo das mamatas.
 
 
 
IRONIA 
___ A queda de um avião muda todo o panorama eleitoral brasileiro. Na briga entre Dilma e Marina vale puxão de cabelo?
 
 
 
ELEIÇÃO NA TERRINHA
___ Na rua, o desfile dos “carros pintados”. Nos bastidores, comenta-se, que a deputada Dirce tem apoio do prefeito Everaldo.
___ Vereador Macho estaria “fechadinho” com Ada De Luca. Edil Patrick apoia Jean Loureiro, Vilsinho se mantém fiel ao deputado Knaesel e, assim por diante.
Dizem que a eleição de um deputado custa uns 2 milhões de reais. Em Santa Catarina, 34 deputados são candidatos à reeleição. Todos com esquemas muito bem estruturados. Para os candidatos de primeira viagem sobram seis (6) vagas e a esperança de que algum deputado seja rejeitado pelas urnas.
Detalhe: - Sem dinheiro, só receberão votos de boa sorte. Amém!
 
 
 
Pit stop do Babá
Médico Silvinho e o Babá são companheiros de caminhada. Babá, máquina mais antiga, volta e meia faz uma paradinha para um xixi básico.
___ Dr. Silvio, pergunta um transeunte, o senhor não vai ajudar o parceiro durante sua parada no Box?
___ Aqui é igual ao Pit Stop de Fórmula Um, a equipe só ajuda se for pra consertar a roda...
 

—————

Voltar