06set14 - Tubarão: Ferrovia Catarinense completa 130 anos de história e trilha novos caminhos

04/09/2014 22:29
A Ferrovia Tereza Cristina S/A (FTC), após 17 anos de concessão, superou 45 milhões de toneladas de cargas transportadas, promoveu uma série de melhorias e aprimorou a operação, investindo mais de R$ 51 milhões. Neste período, a Ferrovia de história centenária trouxe fôlego extra às indústrias da região Sul Catarinense, que exportam pelo Porto de Imbituba.
O transporte de carga continua sendo o principal atrativo da malha ferroviária. O desenvolvimento econômico da região está diretamente ligado aos trilhos. E, se o carvão não era bom para a exportação, foi de muita serventia às cidades dessa região. Todos os meses mais de 300 mil toneladas de carvão são transportadas até o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo e mais de 350 contêineres carregados de carga geral com destino ao Porto de Imbituba. A carga que sai do cliente viaja uma distância média de 75 km, para o carvão. Um caminho livre de congestionamentos. São transportadas diariamente cerca de 12 mil toneladas.
Além de favorecer o desenvolvimento e a logística do Sul de Santa Catarina, a FTC contribui fortemente à economia fiscal do país, estado e município. Nesses 17 anos de administração privada, a Ferrovia recolheu aos cofres públicos mais de R$ 127,2 milhões a título de concessão, arrendamento e tributos.
A ação da FTC é sustentada pelo Sistema de Gestão Corporativo (SGC), que agrega as certificações ISO 9001, gestão da qualidade, ISO 14001, gestão ambiental, e OHSAS 18001, gestão da segurança e saúde ocupacional, que reforçam o compromisso com a satisfação de clientes e acionistas, colaboradores, comunidade e a preservação do meio ambiente.
 
A sede administrativa da FTC fica localizada no bairro de Oficinas em Tubarão

—————

Voltar