07abr12 - Pessoas (por Gladys Helena)

05/04/2012 17:36

 

Joares focado nas eleições
O PP catarinense está focado nas eleições municipais e, com este objetivo, deflagra, a partir da próxima semana, um roteiro de encontros e reuniões em seis regiões do estado. De acordo com o presidente estadual do partido, deputado Joares Ponticelli, os progressistas pretendem com a ação incentivar os pré-candidatos e ampliar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de outubro. "O momento do PP é de maturidade. Deixamos de ser um partido solitário e faremos, seguramente, uma grande eleição, fortalecendo nossa posição para 2014”, enfatiza Ponticelli.
 
Premiação 
O ex-secretário de Saúde de Capivari de Baixo, Aurimar da Silva, exonerado no último dia 29 em cumprimento a legislação eleitoral, apresentou ao prefeito Luiz Carlos Brunel Alves, na manhã de quarta-feira (04), sua premiação recebida da MS Brasil Congresso Feiras e Eventos, durante o 5º Encontro Nacional de Secretários da Saúde, em Florianópolis. Segundo o ex-secretário, a premiação é destinada aos 100 melhores gestores municipais na área da saúde durante o ano de 2011. 
 
Sexta das Histórias
As professoras Fábia Barbosa Pedro e Adriana Medeiros iniciaram a edição 2012 do projeto “Sexta das Histórias”. Alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental, da escola Hercílio Luz, participaram da estreia do projeto, no Centro Municipal de Cultura, no espaço da biblioteca Olavo Bilac. O Centro Municipal de Cultura recebeu também a visita de 70 crianças da escola Professora Alda Hülse, que acompanharam com atenção as histórias contadas por Rosalina e Verdolina. Aproveitando a chegada da Páscoa, as professoras utilizaram o tema para falar de respeito e diferenças. Fábia e Adriana estarão no próximo sábado, dia 14, na igreja matriz de Humaitá, quando farão uma “Contação de História” para os Coroinhas e Acólitos de Fátima. 
 
Atchim
Vereador Osvaldo Cruzetta disse na tribuna da câmara que ouviu numa emissora de rádio que a área da Saúde do município vai começar a trabalhar em expediente integral: “Muito bem a Saúde vai trabalhar o dia todo, mas para certa parte de funcionários. Aqueles funcionários menos graduados vão trabalhar o dia todo, agora aqueles funcionários que o povo mais necessita vão trabalhar em turno único, ou seja, 6 horas. E ainda tiveram a coragem de mandar um projeto para esta casa reduzindo a carga horária dos médicos, reduzindo os salários, e pagando por produtividade e mais gratificação para aqueles que eles bem entenderem. Olha só se nós vereadores vamos votar um projeto como esse... E onde é que fica o restante dos funcionários do município? Pessoal da secretaria de administração, garagem, transporte, obras, agricultura? Nós vamos aprovar um projeto aqui onde vamos conceder 22% de aumento para professores, esse aumento deveria se estender para todos os funcionários,  tanto é que a receita aumentou tanto. Médico, enfermeiro, dentista tem que trabalhar 8 horas por dia. A Secretaria de Saúde já ficou parada dezembro e janeiro, e agora mesmo com consulta marcada o paciente chega lá e o médico está viajando para o exterior, e o povo pagando a conta”, desabafou o vereador Vá, que estava certo. Teria meu voto, pena que minha zona é outra.
 
Situação difícil
Vereador Geraldo Pereira (PMDB) de Tubarão pediu na câmara informações do Haroldo de Oliveira Silva, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional - SDR – Tubarão, sobre a reforma e manutenção na Escola Estadual de Educação Básica Professor Arno Hübbe. Justificou ter recebido reclamações de mães de alunos que estão preocupadas com o estado da escola e com a falta de proteção para seus filhos.
 
Moscas
Além do calor inclemente, associado à falta de chuvas, os tubaronenses convivem ainda com a proliferação de moscas domésticas. Neste período do ano elas se apresentam em quantidade muito maior do que a normal. Geralmente estes insetos alimentam-se de fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas, entre outros. Bastante incômodas, as moscas podem transmitir mais de uma centena de organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) para o homem e animais domésticos. Após terem pousado sobre fezes, feridas e animais mortos, elas podem pousar sobre o alimento humano e contaminá-lo. A proliferação de moscas aumenta sobremodo os casos de disenteria, que tem abatido tanta gente, em tão pouco tempo.
 
Novela
Na Rede Globo, começou uma nova novela das nove da noite, Avenida Brasil. Em Laguna continua a novela de um dos acessos a Laguna, a Avenida Castelo Branco que há tempos está um caos. Não tem um motorista que passe por ali e não reclame. Quando será que vamos poder assistir ao capítulo final dessa entediante novela?
 
Perdas
No último dia 03 de abril completou-se 4 anos de falecimento do maior artista de Tubarão, Willy Zumblick. No ano que vem (2013), deverá ser celebrado o centenário de seu nascimento. Perdemos recentemente Chico Anísio e Millôr Fernandes. Figuras importantes no contexto cultural/político. Meu pai, hoje acamado, sofrendo de Alzheimer, trabalhou nas agências dos Correios por 42 longos anos.  Essas 4 pessoas têm algo em comum: privilegiados, chegaram aos 80 anos na ativa, dando duro, trabalhando. Dá até nojo quando observo muita gente saudável por aí, preferindo a aposentadoria aos 30, 40 anos sem se dar conta da importância da vida ativa.
 
Escafedeu
 Vereadora Lela de Orleans questionou sobre a viagem da secretária da Saúde do município.  Lela, no seu direito, quer saber para onde foi a secretária e o que ela trará de bom dessa viagem para os orleanenses: “Se a secretária viajou pelo município ou não deve dar uma explicação enquanto funcionária municipal”, disse indignada a vereadora, coberta de razão. Esclarecer é preciso.

—————

Voltar