07jun14 - Tubarão: Depois do susto, Pe. Raimundo Ghizoni volta aos poucos a conviver entre os fiéis

06/06/2014 11:45
Depois de passar alguns dias em tratamento médico o Padre Raimundo Ghizoni, um dos mais antigos e conhecidos na região volta aos trabalhos, na Diocese de Tubarão, porém, de forma moderada. Segundo informações da sua assessoria ele, segue ainda recebendo alguns medicamentos e orientações médicas para que possa ter uma total recuperação. Pe. Raimundo passou mal durante o feriadão de Páscoa, em abril e segundo os médicos, ele estava com pneumonia. Apesar do problema ser considerado grave, a sua saúde e a vida regrada de cuidados foram essenciais para seu restabelecimento. Esta semana a reportagem do Jornal A Crítica, entrevistou o Pe. Padre de Biasi, na Mitra da Catedral Diocesana para falar um pouco mais sobre esse e outros assuntos.
 
 
A Crítica – Como está a situação do Pe. Raimundo?
Pe. Pedro – O Pe. Raimundo nos deu um susto, mas agora ele está quase que totalmente recuperado e quase pronto para retornar ao trabalho normalmente. Ainda precisa de cuidados como todos precisam. Não podemos brincar com a saúde. 
 
 
A Crítica – Os fiéis podem ficar tranquilos?
Pe. Pedro – Podem sim. Agradecemos a todos e pedimos que continuem orando pelo seu restabelecimento para que ele possa voltar ao nosso convívio normalmente. Ele é uma pessoa muito querida por todos e faz muita falta. Todos os dias recebemos pessoas e telefonemas de fiéis que perguntam sobre o seu estado de saúde. 
 
 
A Crítica – O que o levou a ficar afastado?
Pe. Pedro – Foi uma pneumonia. Ele deve ter pegado algum resfriado ou algo que prejudicou sua saúde. Mas como disse, ele nos deu um susto e está voltando aos poucos. 
 
 
A Crítica - Qual é a idade do Pe. Raimundo?
Pe. Pedro - Ele tem 87 anos. E posso adiantar que é um homem muito forte e lúcido. Tem muito que nos ensinar ainda.
 
 
A Crítica – Quando aconteceu este problema?
Pe. Pedro – Foi no feriadão da Páscoa. Ele começou a sentir-se mal e imediatamente foi medicado e diagnosticado. Mas ele é um homem muito forte e leva uma vida regrada de bons cuidados. Isso tem o ajudado muito.
 
 
A Crítica – Quem assumiu o seu posto durante esta ausência?
Pe. Padre – Temos um quadro muito bom de padres que gostam de ajudar sempre que precisa. Mas neste um mês e meio o Pe. Anselmo Buss e o Pe. Rafael Uliano, foram essenciais para que os trabalhos não fossem prejudicados.
 
 
A Crítica – Existe um prazo para que o Pe. Raimundo possa voltar definitivamente?
Pe. Pedro – Isso quem determina são os médicos. Mas aos poucos ele está voltando. Claro que os cuidados são redobrados e depois de um mês e meio ele precisa recomeçar aos poucos. Mas creio que dentro de poucos dias ele possa estar novamente entre nós e levando as palavras de Deus aos fiéis e sendo aquela pessoa simpática e carismática que sempre foi.
 
 
A Crítica – No começo do ano houve várias transferências de padres. Como as comunidades reagiram?
Pe. Pedro – Confesso que ficamos surpresos com a recepção dos nossos padres. Foram recebidos de braços abertos e com festa pelas comunidades. Todos entenderam a necessidade de mudança e que a renovação precisa estar entre nós.
 
 
A Crítica – O senhor acompanhou algumas delas?
Pe. Pedro – Sim. Eu dei posse para cinco padres em suas novas paróquias. Ficamos felizes com a forma em que todos reagiram.
 
 
A Crítica – E como foi essa reação?
Pe. Pedro – Com muita alegria. Com carinho e calor humano. Ficamos entusiasmados pelo carinho das pessoas. Foram momentos marcantes na história dos padres que assumiram esses novos desafios. 
 
 
A Crítica – Qual é a sua função atualmente?
Pe. Pedro – Atualmente eu ocupo o cargo de Procurador da Diocese de Tubarão e Ecônomo. Faço o que gosto e estou muito empenhado em dar o melhor de mim.
 
 
A Crítica – O que o senhor fazia antes?
Pe. Padre – Passei alguns anos como reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde acompanhei a formação e os estudos de muitos sacerdotes. É uma experiência única na vida de um sacerdote. Acredito que tudo o que fizemos lá, ficará gravado na memória de cada um. 
 
Pe. Padre de Biasi, procurador da Diocese de Tubarão e Ecônomo
 
 
Ativo, padre Raimundo, no segundo semestre do ano passado defendeu a APROET na câmara de vereadores

—————

Voltar