07maio11 - Laguna: Missa festiva ao centenário do Colégio Stella Maris

06/05/2011 21:17

 Dia 03 de maio último, o Colégio Stella Maris de Laguna, completou 100 anos de existência. O ponto culminante foi a Missa Festiva dirigida pelos Padres Nilo Schlickmann, Rafael Schlickmann, Itamar Faísca e Antônio Heidmann. Após a missa, aconteceu o descerramento da placa e a inauguração da galeria das Ex-diretoras. Durante a missa muitas homenagens foram feitas para a Coordenação Província Coração de Jesus e Sociedade Divina Providência, direcionado à Irmã Maria Eliza De Brida, Irmã Enedina (Ilda Sacheti), Irmã Rita Framböme, Irmã Enedir Terezinha Marchi, Irmã Rosiléia Aparecida Maia. Também foram homenageadas as Irmãs Bernadete Rech (Atual Diretora), Irmã Edilsa Margarida Fuck, Irmã Joanice (Leonina Pereira de Oliveira, Irmã Maria Alves dos Santos e Irmã Valdete (Luiza Lembeck). Estiveram presentes à missa as ex-diretoras Irmã Inês Hemkemeier, Irmã Maria Eliza De Brida, Irmã Maria Alves, Irmã Rainilde Anália Schmitt, Irmã Adelaide Marcelino Pereira. Após a missa, aconteceu o descerramento da placa e a inauguração da galeria das Ex-Diretoras do Colégio Stella Maris.

 

100 anos de história

Foi em 1911, num prédio cedido pela prefeitura que, a 03 de maio, as professoras Irmã Benvenuta, Irmã Cupertine e Irmã Herhardine Belli aqui iniciaram sua ação educativa, acolhendo com carinho os primeiros

62 alunos. Já em 1926, as Irmãs adquiriram área própria onde foi construído o atual colégio, colocando sob a proteção materna de Maria, a Estrela do Mar. O Colégio traz a marca de   anos de experiência educacional e conta com uma infra-estrutura ampla. Destaca-se a construção do Centro Esportivo Stella Maris em 2006 e uma equipe capacitada para a educação de alta qualidade, formada por profissionais de diversas áreas do conhecimento que tem plena sintonia com a proposta educativa, voltados á formação cultural e humano-cristã do povo lagunense. O educandário contempla na sua ação educativa: a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio com Terceirão Pré-Vestibular, incorporando em 2010 atividades extras - curriculares.

 

Congregação das Irmãs da Divina Providência

O Sacerdote Eduardo Micheles, impressionado pela miséria social, pelo desamparo físico-intelectual, pelas necessidades morais e espirituais das crianças órfãos das camadas populares da cidade de Münster (Alemanha), reconheceu à luz da fé na Divina Providência, um apelo de Deus a esse desafio, fundando a Congregação das Irmãs da Divina Providência, a 03 de novembro de 1842. Passaram-se 164 anos e a semente lançada produziu muitos frutos. Hoje estamos presentes na Ásia, África, Europa e América Latina, atuando nas áreas de Assistência, Saúde, Educação e Pastorais diversas. As Irmãs da Divina Providência chegaram ao Brasil em 1895, iniciando, com muita renúncia e espírito de sacrifício, as suas atividades, principalmente em escolas e hospitais.  Tendo atuado em terras brasileiras durante 16 anos, com imenso esforço e total dedicação, fundaram a Sociedade Divina Providência, associação sem fins econômicos (art. 53 cc), de direito privado, no dia 10 de novembro de 1911, na capital do Estado de Santa Catarina. A Sociedade Divina Providência/Província do Coração de Jesus expandiu-se muito pelo país.

Devido às distâncias e grande número de associados, foi desmembrada, constituindo assim, outras Províncias. Em Florianópolis - Santa Catarina localiza-se a sede-mãe que abraça a Província do Coração de Jesus.

 

 

 

Legendas fotos:

2597 - Pe. Nilo Schlickmann, PE. Rafael Schlickmann, Pe. Itamar Faísca e Pe. Antonio Heidmann.

2603 – Ex-Diretoras (da direita para esquerda) Irmã Bernadete Rech -  Diretora atual Irmã Adelaide Marcelino Pereira Irmã Rainilde Anália Schmitt Irmã Maria Alves Irmã Maria Eliza De Brida Irmã Inês Hemkemeier

2634 - Representação de Padre Eduardo Michelis – Fundador da Congregação das Irmãs da Divina Providência e as 3 Irmãs que fundaram o Colégio Stella Maris: Irmã Benvenuta, Irmã Cupertine e Irmã Herhardine Belli em 1911.

2771 - Descerramento da Placa Monumental 100 Anos

2783 - Inauguração da galeria das Ex-Diretoras. Provinciais Irmã Maria Eliza De Brida e Irmã Enedina.

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!