07maio16 - Comunidade (por Munir Soares)

06/05/2016 08:53
LAGUNA É UMA BABILÔNIA
Sua majestade, Rei da Babilônia, além do fantasma Candemil, enfrenta outros tipos de assombrações. Sua relação com o presidente da Câmara de Vereadores parece que azedou. Eram íntimos, como unha e carne, de repente a lua de mel acabou ou trata-se apenas de rusgas passageiras, nada que alguns “mimos” não resolvam. Enquanto não acontecem as tradicionais trocas de presentes, o cacique da Oca Legislativa preside o Conselho da Tribo, com pintura de guerra e tacape erguido. Sinais de fumaça já levaram alguns recados ao Rei da Babilônia:
___ Seu projeto de lei pedindo autorização para contrair empréstimo de mais de 6 milhões, só entra na pauta dos trabalhos com ordem judicial. E “Zé fini”.
___ Na quarta-feira (4) estamos convocando o Conselho Municipal da Saúde, a Secretaria da Saúde e “convidando” o ex-secretário da Pasta, senhor Luiz Felipe Remor. O caos no sistema municipal de saúde não pode continuar.
___ O morubixaba legislativo, em plena reunião do Conselho, informou que Sua Excelência, Everaldo, Rei da Babilônia, será submetido a uma espécie de corte marcial.
Uma Comissão Processante, constituída com aval da maioria dos Guerreiros Legislativos, com a finalidade de examinar e investigar algumas denúncias. Em caso de comprovação Comissão poderá até pedir o afastamento do alcaide.
Rádio-jornalista Álvaro de Oliveira, ao microfone da nova Rádio Garibaldi, programa do Onildo Correa, fiel ao seu estilo “tiro ao Álvaro”, falou cobras e lagartos. Segundo Álvaro, a Câmara de Vereadores sob o comando atual presidente transformou-se num circo que faz o povo, de palhaço. A ruptura do presidente do legislativo e seu grupo político com o prefeito tem uma única causa, a teta da “barrosa” secou, concluiu Álvaro.
Numa das sessões da Câmara, o presidente Roberto Alves irritado com a verborragia parlamentar do Kek ameaçou chamar a polícia.
___ Se a polícia vier o senhor também será levado, retrucou Kek.
___ Você me respeite. Você é um vagabundo, disse o presidente.
Se alguém desrespeitou o Código de Ética da Casa, não sei, porém a palavra “vagabundo” ficou na cabeça do vereador Kek.
___ Não esquente, Kek, “vagabundo” quer diz nômade, errante, vadio. Vadio pode significar malandro que na gíria carioca é sinônimo de “esperto”. Exemplo: malandro é como o cavalo marinho que finge que é peixe para não puxar carroça.
Encerramos a sessão de hoje com um ditado zoológico: Macaco nunca olha para o tamanho de seu rabo.
 
 
 
NO TEMPO DOS SERIADOS
Com o SESC, IPHAN, UDESC, Instituto Chachá, Laguna voltou a respirar cultura. São shows musicais, espetáculos teatrais, mostras de cinema, lançamento de livros, etc. Centro Cultural Santo Antônio e Cine Mussi continuam sendo os principais palcos dos eventos. Uma boa política municipal de cultura seria levar às escolas informações sobre os espetáculos em cartaz na cidade.
Recentemente tivemos o lançamento de um livro que narra as histórias acontecidas nas salas de cinema da cidade de Laguna. Excelente fonte de pesquisa. Os cinéfilos da minha geração jamais esquecerão as matinês no Cine Central e no Cine Glória (Arajé), Época de ouro dos grandes seriados em 12 ou 15 episódios. Dois capítulos por semana, precedido de um bom farwest com Durango Kid, Hopalong Cassidy, Roy Rogers, Buck Jones e outros. O último episódio da noite terminava com o mocinho em situação, aparentemente, sem saída. A bagunça (coletivo de turma) seguia a pé para os bairros, cada qual tentando imaginar um meio de salvar o mocinho ou a mocinha. Alguns, mais críticos, consideravam certas cenas como um “desagero”. Uma semana de expectativa.
Assisti a quase todos os seriados que passaram em Laguna: Deusa de Jobá, Império Submarino, Falcão da Floresta. De Buck Rogers a Flash Gordon. Da Legião do Zorro aos Tambores de Fu-Manchu. Aos sobreviventes da geração dos seriados, se eu perguntasse quais foram os vilões mais famosos, com certeza, responderiam: Imperador Ming, Dr. Fu-Manchu e Don Del Oro, respectivamente de Flash Gordon, Tambores de Fu-Manchu e Legião do Zorro. 
Nossa adolescência estreou no Cine Mussi, desde a Valsa do Imperador até aos Embalos de sábado à noite. Namoro no escurinho do cinema, tendo como testemunhas, Ingrid Bergman ou Laurem Bacal, Clark Gable ou Robert Taylor. Boas recordações que nenhum Vento Levou...
 
 
 
CINE PALACE (Central) no tempo do cinema mudo 
No Cine Central (atualmente Centro Cultural Santo Antônio) nas projeções dos filmes mudos, uma orquestra ficava na coxia, defronte ao palco, nível abaixo da tela e garantia a trilha sonora. Naquele dia, em plena Semana Santa, numa sessão especial um bom público prestigiou a apresentação de um filme mudo, sobre a Vida de Cristo. Um pouco antes da cena do “Lava pés” uma lufada de vento sul rodopiou na coxia fazendo com que as partituras se espalhassem pelo chão.
___ Alguém sabe onde foi parar a música do “Lava pés”?
___ Deve ser estar aqui, disse um músico novato.
___ “Pé de anjo”? 
___ Faz sentido.
No exato momento em que o apóstolo apresenta o pé para a lavação a orquestra sapecou: 
“Oh pé de anjo/ pé de anjo/ és rezador, és rezador/ tens um pé tão grande que és capaz de pisar Nosso Senhor/ Nosso Senhor”. 
 
 
 
ASFALTO
Secretário de Obras, Renato Checo informa que a rua de acesso a Praia do Mar-Grosso, do cemitério até ao Hotel Marina do Sul vai ser totalmente asfaltada.
E por que não também a descida pelo Morro da Nalha (Carioca)?
___ Renato afirma que IPHAN não permite.
___ Renato, aconselho-o a falar com o pessoal do IPHAN. Nenhuma consulta foi feita àquele órgão federal.
 
 
 
TUCANOS E VAMPIROS
No Chedão conversavam Nazil Bento Junior, Wilsinho Vieira e Maria Inês, todos do PSDB quando receberam a visita dos deputados Vampiro e Dirce, ambos do PMDB. Percebi que o nosso Vampiro não é supersticioso, pois pediu para comer, camarão ao ALHO e óleo.
 
 
 
RECEITA ESOTÉRICA
Jogo Vasco x Botafogo. A residência do Righetto é o altar-mor da torcida lagunense do Botafogo. Antes do início da partida, os botafoguenses fizeram uma corrente de oração. Lá estavam de mãos dadas, Righetto, Nelson Mattos e os irmãos José e Jairo (DAE) Chede. Como reforço, eles encomendaram um despacho de encruzilhada, com Galo preto e bolinho de bacalhau, receita do guru “Ni”, babalorixá de Lauro Muller... Uma lei municipal de 2.010 proíbe utilização ou mutilação de animais em rituais religiosos. Foram castigados. Usaram Galo e o goleiro do Botafogo, “comeu” frango. 1 x 0 Vasco.
Comenta-se que para este domingo, com o Botafogo precisando da vitória, o ritual será diferente. Quem vai para o sacrifício é o Arno Grunner que terá que assistir ao jogo, sem dar um pio. Não vale usar esparadrapo ou outro tipo de fita adesiva.
 
 
 
Foto: Elvis Palma
AS CORSEIRAS CHEGARAM
Festa no Farol de Santa Marta, mais de 10 toneladas de tainhas, nos primeiros dias de safra. As barrigudinhas prateadas foram parar no facebook. Após o desmalhe o peixe é imediatamente colocado nos caminhões-frigoríficos dos compradores. Bom para comunidade pesqueira que recebe o dinheiro, no ato. Para a população da terrinha, pouco peixe. Preço alto.
SÓ OVA – Contam que a Norminha do Jardim ao visitar uma comadre foi convidada para o almoço. Tainha corseira ovada, frita.
___ Mulher, é pouco peixe para mais uma boca.
___ Não se preocupe compadre, eu só como a ova...
 
 
 
NA EUROPA
Um Juiz sentenciou: “roubar para comer não é crime”. Brasileiros acataram a sentença. No dia seguinte dez garotas foram roubadas da casa paterna. Bom apetite.
 
 
 
VACINAÇÃO
No dia “D”, hora “H”, faltou vacina!
 
 
 
EVERALDO MATA A COBRA MAIS NÃO MOSTRA O PAU
Novamente, no facebook uma foto do prefeito Everaldo, ao lado do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Na reunião acontecida terça-feira (3), Pinho Moreira teria arquivado a candidatura de Candemil e declarado apoio ao prefeito. Nenhuma declaração verbal de Eduardo Moreira, ainda...
 
 
 
CHÁ DE SUMIÇO 
À sessão da Câmara do dia 4, os convocados não compareceram, Secretária da Saúde ficou doente e Felipe, ex-secretário, tomou chá de sumiço. No relato das irregularidades, um dos membros do Conselho Municipal de Saúde informou que, numa das Unidades de Saúde, os pacientes eram atendidos numa Sala Mortuária. Com certeza o doente sai de lá, morto, de medo...
 

—————

Voltar