07maio16 - Pelas Colinas (por Ednilson Perdoná)

06/05/2016 08:50
ORLEANS 2016 
Começam dia 14 de maio os encontros de preparação a Festa de Santa Otília, padroeira e Nossa Senhora da Glória, Orleans 2016. Preparação para os festejos de agosto na Santinha, começam no Barro Vermelho, estacionamento da Coorsel com a I Novena que oferecerá movimento de roletas e almoço no ambiente a partir das 11hs e Santa Missa e após continuidade das atrações às 19hs. 
 
 
 
II REUNIÃO DO ANO
Reunião da Comissão Municipal Pela Cultura da Paz é nesta terça-feira dia 10/5 às 9h30min no Auditório do Centro Administrativo. O andamento das atividades e o afinamento das atividades que marcam ações da comunidade através das entidades pela Paz no Município, na pauta do encontro que tem duração de até uma hora.
 
 
 
PACIÊNCIA
Estacionar na região central de Orleans é um teste de paciência. Começa e termina o dia, com os mesmos veículos estacionados e nos mesmos lugares. Povo diz que é carro que sai da garagem para pegar um sol. Mas e no verão, problema igual ocorria. Discutir alternativas para o tema exige urgência.
 
 
 
ASSÉDIO
Na homologação dos novos filiados do PSDB, voz corrente ouvida e pública é de o vereador Mário Coan e o empresário Mário José Antonio Salvador, filiados históricos do Partido Político, estão dispostos a enfrentar o embate eleitoral na Terra das Colinas. Entendem que a hora de inovar na gestão para o bem do povo com o PSDB é 2 de outubro. Porém, os entendimentos e o assédio de outras legendas continuam.
 
 
 
CONTRATO RENOVADO
Segundo secretário de Administração Eduardo Bertoncini, a Prefeitura já assinou a renovação de contrato com a Epagri. Escritório vai funcionar no completo administrativo da Agricultura no Rio Belo, prédio da antiga Croplast, onde já funcionam juntamente com Secretaria de Agricultura, a Famor, Cidasc e outros serviços prestados ao agricultor familiar orleanense. Prazo de transferência do escritório solicitado no contrato é de até 60 dias. Atualmente a Epagri Orleans, funciona na Galeria Zomer e Berger. Bertoncini entende que ‘ali está na contramão para facilitar o acesso e atendimento aos trabalhadores rurais’.
 
 
 
SEMINÁRIO PASCOM
Na tarde deste sábado em Tubarão, Auditório do Cetal, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Tubarão realiza o I Seminário de Formação com início às 14h30 e assessoria de profissionais da Universidade e religiosos. Fortalecer a implantação da pastoral em todas as paróquias é um dos objetivos da iniciativa e fazer com que as ações evangelizadoras da comunidade eclesial ganhe mais visibilidade e qualidade nas diversas mídias sociais.
 
 
 
EM FESTA 
Rádio 106 FM Luz e Vida e o UniMix deste sábado das 8h30 às 10h30 e o programa Jogo Aberto das 10h30 às 11h30, serão apresentados desde a Comunidade de Taipa, Município de Orleans, Paróquia de São Ludgero que festeja sua padroeira Nossa Senhora de Fátima. 
 
 
 
RECONHECIMENTO LEAL
Escoteiros Encostas da Serra tem com o Unibave uma parceria consolidada. Nos três anos de existência e atuação do grupo com suas equipes de diferentes faixas etárias, está estabelecido no Campus da universidade onde realiza suas atividades rotineiras e nutre pela instituição um ardente e merecido respeito. Fernando Baltazar e Ivan Lago participaram do programa Jogo Aberto do último sábado no estúdio da Rádio 106 FM Luz e Vida e expressam o respeitoso sentimento.
 
 
 
MINHA MÃE, MINHA HEROÍNA...
Neste domingo, quando comemora-se o dia especial das Mães, nossa mensagem é de eterna gratidão por vossas generosidades exercidas por nossas vidas sem medir esforços e dedicação. Obrigado por vosso dom divino de ser Mãe. Aceite nossas orações a Deus e Parabéns!
 
 
 
DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES
Ao celebrar neste domingo, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, é importante mencionar sua origem e trajetória a fim de que se crie uma cultura sobre a profundidade de um “mandato” da Igreja, que passa despercebido, inclusive, por vários setores da Instituição. 
Trata-se de algo solicitado pelo Concílio Vaticano II, quando a Igreja, levando em consideração as profundas transformações da sociedade e avanços na área tecnológica em todos os setores, percebeu, também, o seu “despreparo” neste campo. Assim, a ela entendeu que, a respeito da comunicação, não bastava apenas a profissionalização e competência técnica no uso dos meios, mas o compreender a evolução da comunicação, na suas mais diferentes expressões, como linguagem, cultura e, sobretudo, como elemento articulador da sociedade.
Encontramos a afirmação, então, no Decreto Inter Mirifica (n.18): “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”.
Com a finalidade de levar adiante a atenção-ação nesse importante setor da comunicação, e lembrando o reconhecimento que o decreto Inter Mirifica (Concílio Vaticano II) externara sobre a importância da comunicação, o Papa Paulo VI, cria, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares.
A fim de colocar em prática as recomendações já mencionadas, a Pontifícia Comissão, após receber o parecer de presidentes de Comissões Episcopais, em 1964 e 1965, sobre como aplicar o que foi estabelecido no n.18 do Inter Mirifica, criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 1966), com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado sempre no domingo da Ascensão). 
Se quiséssemos, então, sintetizar, três foram os objetivos fixados pelo Concílio Vaticano II e, um quarto, pela Instrução Pastoral Communio et Progressio:
1- A formação de consciências frente às responsabilidades que tocam a cada indivíduo, grupo ou sociedade, como usuários desses meios. 
2- O convite dirigido a todos os que crêem para rezar a fim de que tais meios sejam empregados conforme o desígnio de Deus sobre a humanidade (ou seja, para o bem comum).
3- O estímulo oferecido aos católicos para sustentar com generosidade, num gesto de solidariedade, as iniciativas de evangelização no campo da comunicação social.
4- Realçar o papel de todos os que trabalham na área da comunicação (Communio et Progressio n.° 167).
 
É com o intuito de “suscitar na Igreja e no mundo uma atitude social nova e salutar com relação ao uso desses instrumentos”, que desde 1967, os Papas escrevem anualmente uma mensagem, discorrendo sobre o tema escolhido para a reflexão de cada ano. 
Em sua cinqüentenária comemoração, o Papa Francisco escreveu sua mensagem com ênfase no tema ‘Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo’. 
Trechos da mensagem do Sumo Pontífice para a nossa reflexão nesta data:
“- A Igreja unida a Cristo, encarnação viva de Deus Misericordioso, é chamada a viver a misericórdia como traço característico de todo o seu ser e agir. 
- Aquilo que dizemos e o modo como o dizemos, cada palavra e cada gesto deveria poder expressar a compaixão, a ternura e o perdão de Deus para todos.
- O amor, por sua natureza, é comunicação. Se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.
- Como filhos de Deus, somos chamados a comunicar com todos, sem exclusão.
- O Ano Santo da Misericórdia convida-nos a refletir sobre a relação entre a comunicação e a misericórdia. 
- Se o nosso coração e os nossos gestos forem animados pela caridade, pelo amor divino, a nossa comunicação será portadora da força de Deus.
- A comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade. 
- Como é bom ver pessoas esforçando-se por escolher cuidadosamente palavras e gestos para superar as incompreensões, curar a memória ferida e construir paz e harmonia. 
- Queria convidar todas as pessoas de boa vontade a redescobrirem o poder que a misericórdia tem de curar as relações dilaceradas e restaurar a paz e a harmonia entre as famílias e nas comunidades. 
- Todos nós sabemos como velhas feridas e prolongados ressentimentos podem aprisionar as pessoas, impedindo-as de comunicar e reconciliar-se. 
- É desejável que também a linguagem da política e da diplomacia se deixe inspirar pela misericórdia, que nunca dá nada por perdido. 
- Faço apelo, sobretudo àqueles que têm responsabilidades institucionais, políticas e de formação da opinião pública, para que estejam sempre vigilantes sobre o modo como se exprimem a respeito de quem pensa ou age de forma diferente e ainda de quem possa ter errado. 
- É preciso coragem para orientar as pessoas em direção a processos de reconciliação, mas é precisamente tal audácia positiva e criativa que oferece verdadeiras soluções para conflitos antigos e a oportunidade de realizar uma paz duradoura. 
- Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (...) Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5, 7.9).
- Seja o estilo da nossa comunicação capaz de superar a lógica que separa nitidamente os pecadores dos justos. 
- Podemos e devemos julgar situações de pecado – violência, corrupção, exploração, etc. –, mas não podemos julgar as pessoas, porque só Deus pode ler profundamente no coração delas. 
- É nosso dever principal afirmar a verdade com amor (cf. Ef 4, 15). Só palavras pronunciadas com amor e acompanhadas por mansidão e misericórdia tocam os nossos corações de pecadores. 
- Comunicar significa partilhar, e a partilha exige a escuta, o acolhimento. 
- Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz respeito ao âmbito da informação; escutar, ao invés, refere-se ao âmbito da comunicação e requer a proximidade. 
- Não é a tecnologia que determina se a comunicação é autêntica ou não, mas o coração do homem e a sua capacidade de fazer bom uso dos meios ao seu dispor. 
- Rezo para que o Ano Jubilar, vivido na misericórdia, nos torne mais abertos ao diálogo, para melhor nos conhecermos e compreendermos; elimine todas as formas de fechamento e desprezo e expulse todas as formas de violência e discriminação (Misericordiae Vultus, 23). 
- Num mundo dividido, fragmentado, polarizado, comunicar com misericórdia significa contribuir para a boa, livre e solidária proximidade entre os filhos de Deus e irmãos em humanidade.” - Papa Francisco.Vaticano, 24 de Janeiro de 2016.
 
 
 
IMAGENS DA SEMANA
 
 
 
 
 
 
Um abraço e boa semana missionária a você, sua família e exercício profissional.
 

—————

Voltar