07mar15 - Comunidade (por Munir Soares)

06/03/2015 09:27
DIREITOS AUTORAIS
Sua excelência, o Rei da Babilônia, iniciou esta semana uma visita ao interior de seus domínios. Como sempre, eufórico e otimista. Do dinheiro da ponte (ISS) uma boa parte foi usada para amortizar dívidas do governo anterior. Palavra de rei. Para compensar a perda de receita, assessoria jurídica do município estaria disposta a montar um processo, e entrar na justiça contra a TV Globo, por plágio, ao anunciar o lançamento da novela “ Babilônia”, marca registrada do atual governo lagunense, sem pagar direitos autorais ao “Rei da Babilônia”. O plágio fica mais evidenciado, ao se tomar conhecimento, de que uma das personagens do novo folhetim global, leva o nome de Inês, homônimo da principal assessora do Rei Everaldo.
 
 
 
BIG BROTHER BABILÔNIA
Ao tomar conhecimento, de que a verba para algumas obras do PAC das cidades históricas, poderia ser devolvida por negligência de alguns de seus assessores, Rei Everaldo deu murro na mesa, e exigiu providências, imediatas. Caso contrário, “Paredão” neles.
Pelos corredores da corte corre a notícia, de que o projeto da reforma administrativa, já saiu do forno, dependendo, apenas, do parecer jurídico. Deverá chegar à Câmara na próxima semana.
 
 
 
UMA ZONA
Mesmo sem assinatura de contrato, e sem a apresentação do projeto de execução da obra do estacionamento rotativo, todos os meios-fios do Centro Histórico foram pintados de azul. Quem autorizou a pichação?
___ Teremos novos candidatos ao “paredão”?
 
 
 
O ZIG e o ZAG
A dupla de noticiarista da Rádio Transamérica FM, Sidnei e Cereja recebem muitos “torpedos” de seus ouvintes. Esta semana eles teceram alguns comentários sobre o asfaltamento da av. Marronzinho.
___ Parece uma colcha de retalhos...
___ Mais parece um tabuleiro de xadrez. Eles asfaltam alguns metros de uma pista. No dia seguinte passam a colocar asfalto na outra. Será que estão brincando de “amarelinha”?
Esclareço: Com aval da Câmara de Vereadores, uma firma foi contratada para fiscalizar aquela obra. Valor do contrato? R$ 150.000,00. Dizem, que são dois sócios, cada um deles, tentando impor seu método de trabalho: o ZIG e o ZAG. Parece coisa de bêbado, mas não é...
 
 
 
A SANTA TERRINHA
Sobrevivemos a mais um carnaval. A cidade vai retomando seu ritmo, tranqüilo, e sem pressa. A quaresma, para a maioria, é apenas o longo caminho que nos separa da Páscoa, uma Páscoa que está mais para o Coelho, do que para o Cordeiro de Deus. A vida continua, e a esperança é a última que morre.
 
 
 
PISCOSIDADE
Defronte ao Mercado Público algumas embarcações fundeadas. Pescadores com suas linhas no mar, pescando burriquetes. Dezenas deles, todos os dias. Dizem, que naquele local, há décadas, teria afundado uma canoa de convés, carregada de pedras para alicerces de casas, que estariam servindo de tocas para as miragaias e garoupas. No mesmo local, nosso amigo engenheiro Aurélio (cabeça branca) e sua esposa não precisaram esperar muito, para “embarcar” uma corvina de mais de metro.
___ Só de um metro de comprimento?
___ Não, esclarece Aurélio, um metro de largura...
No Mar de Cima, e sob a ponte Anita Garibaldi são milhares de tainhotas ao alcance de todos. É o milagre da lagoa Santo Antônio dos Anjos, que só precisa de um pouco de trato.
___ E, o camarão da Laguna? Por que sumiu? Eis aí um caso que está a exigir novos estudos técnicos.
ONGs da região da ilha estariam juntando provas, para instruir processo judicial contra todos os poluidores do sistema lagunar. É a sociedade assumindo seu papel no desenvolvimento econômico-social, na proteção ambiental e no bem estar de sua gente. Não adianta, somente, bate papo em reuniões inúteis. Peixe morre pela boca!
 
 
 
FUTEBOL 
Na Pizzaria Chedão, o futebol volta a ser o centro das atenções. O pessoal do Botafogo sobreviveu à queda para a segunda divisão e festeja a posição de líder do campeonato carioca. Quem não tem cão, caça com gato. Roberto Righetto é botafoguense de carteirinha. Até o seu talão de cheque é personalizado com o símbolo da Estrela solitária, entretanto, embora ele negue, o Vasco da Gama também faz parte de sua vida. Sua vinda ao mundo e a data de seu casamento teriam sido anunciadas pela Cruz de Malta. Rádio Cruz de Malta, de Lauro Muller.
Léo Filipe informa-nos que a festa de casamento do Righetto teria acontecido no Clube Cruz de Malta de sua cidade natal. O Vasco está no seu DNA.
 
 
 
TELHADO DE ZINCO 
O prédio da antiga usina da C.B.C.A foi reformado para ser o Museu Tordesilhas. Nunca foi inaugurado. A edificação, que foi construída nos fundos, continuou fechada, e seu “telhado de zinco” já está enferrujando.
 
 
 
DO FUNDO BAÚ I – Histórias da “Comunidade”.
 
TREPA OU NÃO TREPA? 
Esta semana, prefeito Everaldo afirmou, que está à procura de recursos para financiar o espetáculo “A Tomada da Laguna,” mas exige que o Instituto Anita Garibaldi, responsável pela montagem do espetáculo, também saia à cata de patrocinadores. Lengalenga à parte voltemos um pouquinho no tempo. Jairo Barcelos, ator, produtor, diretor e autor da “República”, naquele ano, enfrentou alguns problemas com a atriz convidada, Adriana Birolli que interpretaria Anita Garibaldi. Na última hora, a menina fez beicinho, e negou-se a montar no cavalo, conforme previsto no contrato. Jairo bateu pé, e exigiu cumprimento das cláusulas contratuais.
___ Ela vai montar, nem que seja na “cacunda” do “FENEMÊ”...
No domingo, a dengosa, meio emburrada, deu seu passeio no lombo do garanhão.
 
 
 
FUNDO DO BAÚ II
Outro fato baseado em fatos reais relatado por fontes fidedignas (Dae Chede).
Edésio Joaquim gostava de passar os finais de semana, com a neta, no balneário de Itapirubá. Naquele sábado não foi diferente. Edésio saboreava umas cervejinhas super geladas, ao lado da piscina de plástico da netinha, quando caiu de borco dentro d`água, e afogou-se, nos 50 centímetros de profundidade.
___ Respiração boca-a-boca, gritaram todos.
Surgiram duas moças, salva-vidas.
___ Um momento, gritou alguém, precisamos resolver a questão da jurisdição. O afogado está em território pertencente a Laguna ou a Imbituba?
Existe um litígio de fronteiras entre os dois municípios. A mocinha contratada por Laguna era musculosa e sem muitos atrativos femininos. Já a outra, da Zimba, era um mulheraço, morena, bonita e cheia de curvas. Edésio, fingindo falta de ar, resolveu tirar proveito da situação. Com um espasmo violento, arrastou a piscina alguns centímetros para o norte, já dentro do território imbitubense. A boazuda da Zimba debruçou-se sobre ele. A respiração boca-a-boca foi de tirar o fôlego, e arrancar língua.
Edésio sobreviveu, mas voltou a desfalecer, ao saber, que a tal salva-vidas da Zimba, era uma conhecida “traveca” da região...
 
 
 
ARMA LETAL
Na delegacia. Delegado: Você deu voz de prisão, e algemou o assaltante.
___ Sim, o meliante estava armado.
___ Encontramos, apenas, um tubo de inseticida, tipo SBP...
___ O senhor esqueceu que meu apelido é Mosquito?
 

—————

Voltar