08ago15 - Comunidade (por Munir Soares)

07/08/2015 09:52
REINO DA BABILÔNIA, ASCENÇÃO E QUEDA
Everaldo dos Santos foi coroado Rei da Babilônia, por seus próprios méritos, soube aproveitar-se do desgaste do governo anterior, e colocou a coroa sobre sua cabeça, antes que algum aventureiro lançasse mão dela. Não foi porque ele veio do interior, filho de pescador, ou porque vendeu puxa-puxa no trem, ou plantou mandioca. Naquele momento ele representava os ventos da mudança, um sopro de esperança. O Reino da Babilônia viveu dias, meses, de riqueza e onipotência. O enorme contingente de fidalgos desfilava pelos corredores da Corte, com altivez e prepotência. Obras, recebidas de herança, não sofreram solução de continuidade. Nascia o slogan do Rei Everaldo:
___ Nossa cidade é um canteiro de obras! 
Esqueceu Sua Excelência, de que na santa terrinha, o vento muda de lado com muita frequência. O rebojo pegou o Rei, de calça curta, sem previsão ou provisão, o Rei foi à falência. O tesouro real está à míngua, e o cenário nacional, também, é de crise. Ao radialista Souza Junior, o Rei da Babilônia foi enfático, acabou o dinheiro. Está decretado o estado de penúria no município. O Rei está nu, uma mão na frente e outra atrás, mas continua otimista e, apesar da vertiginosa queda de popularidade, acredita que dará a volta por cima, muito embora as vestais do pessimismo vaticinem um futuro nada promissor. Seu Reino caiu.
___ A coisa ta ruça, teria dito um vereador!
Enquanto o Secretário Rezende conta vinténs para honrar compromissos mais urgentes, lá, na Planície da Esperança onde fica a Câmara dos Lordes, Dom Roberto Alves bota mais lenha na fogueira, cria um fato que nos faz acreditar que, de fato, deu a louca no Reino da Babilônia.
Vamos aos fatos: Dom Roberto convoca dois funcionários da prefeitura para, em plenário, apresentar denúncias contra o vereador Kleber (PP), o KEK, homem da base de apoio ao prefeito, e unha e carne com o engenheiro Antônio dos Santos, mano do Rei da Babilônia. Everaldo conhecia o teor das acusações, já de domínio público. Mesmo sabendo, que as denúncias que envolviam seu amigo Kek, respingavam em seu irmão Antônio, não teria movido uma palha para evitar os depoimentos.
___ Por quê?
Outro detalhe, na sessão em pauta, nenhum vereador da base governista, nem mesmo os edis do PP pediram a palavra em defesa do Kek. Nem reagiram diante do pedido de criação da Comissão Processante, que vai apurar os fatos.
___ Por quê?
Vereador Kek fala em conspiração, armada pelo presidente da Câmara dos Lordes, com o beneplácito do próprio Everaldo, para afastá-lo da Câmara, por ser ele, Kek, o único vereador a se opor ao projeto do presidente Alves, que pretende, em seu benefício, alterar o Plano Diretor da cidade para aumentar o gabarito dos prédios nas praias do Mar-Grosso e do Gi, para até 15 ou 20 andares.
 
 
 
2ª versão
Projeto Joana D`Arc – Alguns de seus pares estariam alimentando a fogueira que irá torrar o Kek em Plenário. Até o Silva, que é bombeiro, botou fogo no caldeirão.
___ Por quê? 
Vereador que não quis identificar-se, alega que o edil Kek é volúvel e inconstante. Em seus pronunciamentos, não poupa ninguém, mira para todos os lados, como uma metralhadora giratória. Seu guru e mentor parlamentar seria o engenheiro Antônio dos Santos.
Kek, em tom profético, teria dito que pretende enfrentar seus colegas de Câmara perguntando:
___ “Quem dentre vós que não tiver pecado, que atire a primeira pedra”.
     
 
 
ENQUANTO ISTO, NA TERRINHA...
 
 
COCÔ TURÍSTICO 
Autoridades sanitárias e ambientais do município, Casan, Iphan, Confer autorizaram a construção da estação elevatória de esgoto, do outro lado do Mercado Público, próximo ao atracadouro do barco que faz passeios turísticos pela orla marítima. Não tomamos conhecimento de nenhum protesto da Associação Comercial e Industrial da Laguna. Tráfego de veículos no local deverá ser desviado durante uns 4 meses, aproximadamente. Trânsito interrompido, também, na Raulino Horn, Getulio Vargas (Magalhães) e Aderson Remor (São Joaquim), Mar-grosso. Parece que o prefeito Everaldo é devoto do caboclo “Tranca Rua”.
 
 
 
TURISMO
Numa cerimônia concorridíssima, Enio Marcelino Cardoso assumiu a Pasta do Turismo. Na bagagem, planos e projetos. O momento econômico não é favorável e daqui a cinco meses começa a temporada de verão. Enio precisará de todo o apoio da Secretaria de Obras para preparar a cidade que está necessitando de uma boa maquiagem. Enio assume o cargo, com apoio geral e irrestrito.
 
 
 
O BITO E A BRITA
As redes sociais e os jornais locais mostraram o proprietário da Ótica Werner, pegando no pesado. De pá na mão, espalhando brita na rua, defronte ao seu estabelecimento. Fiquei sabendo, que o Bito foi multado por um fiscal da Secretaria de Obras. Bito estava trabalhando sem o uniforme da Frente de Trabalho.
 
 
 
DOUTOR CIRILO E O TÚNEL DO TEMPO
Sábado passado, reencontramos na Pizzaria Chedão, o renomado médico lagunense Cirilo de Castro Faria, com clínica em Urussanga, há mais de 50 anos. Vascaíno, recordou as glórias de seu time nos anos de 1945 a 50, prestígio equivalente ao do Barcelona dos dias atuais. O apogeu da Rádio Nacional, com seus famosos locutores esportivos, também, entrou na conversa. Porém, com a memória de um jovem, doutor Cirilo encantou a todos, declamando textos de antigos jingles comerciais de medicamentos, começando pela propaganda do Rhun Creosotado que a gente via estampada nos bondes e ônibus, em Porto Alegre: “Veja o ilustre passageiro/ esse tipo faceiro sentado ao seu lado. Não sabe? Salvou-o o Rhun Creosotado”. Afinado, receitou Fimatosan, cantando: Quando você for dormir e a tosse insistir, Fimatosan. Melhor não tem é o alívio que lhe convém. Fimatosan!
O médico não esqueceu do lembrete às mães: Se a criança acordou/ dorme, dorme menina, com Auricedina.
Ao final do agradável papo, Edésio emborcou a Antártica no copo, e propôs um brinde, repetindo o comercial de Adoniram Barbosa: “Nois viemo aqui pra bebe ou pra conversar?”
 
 
 
TRANCADO NA HORA DO APERTO
Pegando carona na saudade, repito o texto publicado em 1998, no jornal “Tribuna Lagunense”. A Pastelaria do Magalhães, pela qualidade de seus produtos, tinha uma numerosa e fiel freguesia. Numa manhã de sábado, um casal de meia idade chegou, e logo procurou uma mesa de canto.
___ Pra começar, uma cerveja e meia dúzia de pastéis, três de carne, e três de palmito, especialidade da casa.
E, ali ficaram, jogando conversa fora, bebendo e comendo pastéis. Um daqueles momentos mágicos, quando até o relógio fica “fazendo hora”.
___ Companheiro, preciso “tirar água do joelho”, onde fica o banheiro?
___ Logo ali, à esquerda, atrás do biombo.
Segundos depois, grita o freguês lá dos fundos:
___ Companheiro, não consegui entrar, fiquei trancado na porta...
___ Entra, de lado.
___ Não adianta, já estou de perfil...
A esposa o socorreu, empurrando-o para o interior do sanitário. Na saída, mais “aliviado,” passou raspando.
___ Mulher, indagou ele, quantos pastéis eu comi?
___ Uns 10 ou 15, aproximadamente. Perdi a conta.
___ Companheiro, se tu não alargares a porta do teu banheiro, eu vou ter que ficar atento, e fazer xixi antes do nono pastel.
O freguês tem razão, enquanto porta e barriguinha não entrarem num acordo o jeito e fazer PIPI, antes de “PAPÁ”.
 
 
 
APAGADA
Na rua Antônio Faísca, Mar-Grosso, uma luminária está apagada há meses. Apesar dos pedidos, ninguém apareceu para dar à luz. Faltam peças de reposição, ou é má vontade, mesmo? Moradores deveriam pendurar uma pomboca no poste, em sinal de protesto.
 
 
 
DITADOS ALEATÓRIOS
“Quem tem sorte, joga e ganha, quem não tem, perde e apanha”.
 
 
 
ANIVERSARIANTE
Carlos Augusto Baião da Rosa festejou aniversário no dia 5 de agosto. Campeão de Tranca na Felipe Schmidt, e medalha de prata em canastra, na praça Quinze, em Floripa, o lagunense Baião não se desliga da terrinha. Abraços da turma do Chedão.
 

—————

Voltar