08fev14 - Comunidade (por Munir Soares)

07/02/2014 13:20
BATATA QUENTE
Chega de improvisação. A administração moderna exige planejamento e profissionalismo. Tudo preparado com bastante antecedência. Lenga-lenga da maioria dos governantes municipais. A batata quente da vez continua sendo o carnaval das Escolas de Samba. No último trimestre de 2013, o competente e eloquente Secretário de Turismo, sugeriu aos diretores de Escolas de Samba, que escolhessem temas comerciais para seus enredos: cerveja, cerâmica, cidade de Gramado, etc., visando obter apoios financeiros. No final do ano anunciava-se a aprovação do projeto “Carnaval de Praia,” com apoio da Ambev (Cerveja Skol). Escolas de Samba ficaram fora do pacote, e o Secretário de Turismo devolveu a batata quente para o colo do titular de Fundação Lagunense de Cultura. Titular do órgão logo descobriu que além da batata, havia alguns pepinos em “conserva”. Falha na prestação de contas da “Liga” e da própria Fundação de Cultura. Prefeito Everaldo segura o tubérculo comestível, e segue para Florianópolis, com o otimismo habitual, em busca de solução imediata. Nada conseguiu. O dinheiro estaria disponível, mas a incompetência atrapalha a liberação. Sem alternativas, a batata, que já lhe queima a palma da mão, é atirada no colo do Secretário da 19ª SDR. Nazil Bento Junior, de férias, deixa a batata quente com o substituto Robson Caporal. Isto no dia 3 de fevereiro de 2014. Na manhã do dia posterior, Caporal joga a toalha. Carnaval do sambódromo estaria morto e enterrado. 
Ressurreição? 
___ Só um milagre de “São” Eduardo.
Prefeito Everaldo já anunciou suas férias para este mês. Em pleno Carnaval, deixa a batata quente com a vice-prefeita, advogada Ivete Scopel.
 
 
 
SEMESTRE PERDIDO 
Prefeito sai de férias em fevereiro. No mês de maio inicia sua turnê pela Europa. Em junho temos a Copa do Mundo. Resumindo: O primeiro semestre do segundo ano de mandato do alcaide Everaldo estará perdido.
Especulação:
___ Quem o prefeito levará em sua comitiva?
 
 
 
SERÁ O BENEDITO?
Durante o mandato de João Gualberto Pereira e Nelson Moreira Netto (1983/1992) o Centro Histórico era o palco do carnaval lagunense, (desfile das Escolas de Samba e baile público). No período momesco, na praia, durante a noite, não se escutava nem roda de samba.  A partir do governo de Jorge Zanini a praia do Mar-Grosso abraçou a folia. A cada ano surgem novas entidades carnavalescas: Bloko Rosa, Pangaré, Pinto Louco, Alcoólicos Assumidos, Skentaí, Acorda Laguna, Babalaô, Do Barulho, da Pracinha, Bloco da Costelada, da Porcada e tantos outros. O grande público que participa da folia já despertava interesse de patrocinadores de peso. Este ano, o Secretário de Turismo João Carlos aproveitou esse produto turístico, e costurou um pacote de apoios com a AmBev (Cerveja SKOL). Enquanto isto, do outro da cidade, uma sucessão de erros, leva o silêncio à passarela do samba. Fato que se repete, anualmente. A continuar assim, desprestigiado, o desfile das Escolas de Samba poderá ser mais uma coisa que Laguna já teve? Há quem diga que o sambódromo da Laguna, poderia transformar-se no túmulo do samba! Será o Benedito?????
 
 
 
CARACOL
___ Dizem, que nada escapa à ferocidade fiscal da atual administração municipal. Estariam cobrando IPTU até de caracol. A “Associação das Damas de Caridade”, entidade beneficente, sem fins lucrativos que há 100 ANOS, distribui, semanalmente, alimentos aos pobres, não escapou à fúria arrecadadora da Fazenda Municipal, IPTU integral. No início do ano, as “Damas”, como de hábito, deram entrada na Prefeitura de um pedido de isenção do IPTU. Não receberam resposta. Até a Caridade está pagando imposto.                      
 
 
 
CARÁ É O CARA 
O novo titular da Secretaria da Pesca é o ex-vereador CARÁ. Pelo menos tem nome de peixe. 
 
 
 
SÃO BRÁS
Mesmo sendo natural da terra do padroeiro São Brás o vereador Thiago Duarte ficou engasgado com a indicação do Cará. Não é peixe de seu ribeirão . Foi um pedido dos edis Moraes e Silva Bombeiro (PR). SÃO BRÁS DESAFOGA ESTE RAPAZ! 
 
 
 
CARNAVAL DE PRAIA
Inventaram o bloco com baldeação. O Bloco da Pracinha sai da “concentração”, animado por um trio elétrico pequeno. Ao chegar à esquina do supermercado, já na av. São Joaquim (Aderson Remor) os foliões fazem baldeação, isto é, pulam para o trio elétrico maior e mais potente. Motivo: segurança. Perigo dos fios de alta tensão. Presidente Minguifa já estaria bolando a construção de um trio elétrico de mutação, com dois estágios. Diante da alta tensão baixa um estágio, passado o perigo, retorna ao estágio anterior. Nova versão do UPA e do CUPA – enquanto o UPA sobe o CUPA desce... Em comunicado, o Bloco informa que veículos não credenciados estão proibidos de desfilarem atrás do Trio. 
___ E, à frente, pode? 
 
 
 
PACIÊNCIA DE JÓ 
Laguna só sabe pedir, e quando recebe é incapaz de agradecer. Até o vice-governador, lagunense Eduardo Pinho Moreira está perdendo a paciência. Ganhamos a UDESC, já com dois novos blocos construídos em tempo recorde. Novas salas, laboratórios e mais confortos aos universitários. Visitem o campus. Dinheiro para o término da SC 100(Barra/Camacho). Verba para as obras da Calistrato M. Salles. Grana para avenida Marronzinho estaria à disposição, desde que a Prefa tenha a bufunfa para a contrapartida. Obras de vulto. AGORA, mendigar verba para o carnaval, em cima da hora, e sem fazer o dever de casa, é tirar a paciência até do Jó da Bíblia...
 
 
 
AGRADEDIMENTO 
Agradecimento ao Secretário de Comunicação Celso Fernandes pelo convite que me fez para participar do 2º Café com Ideias. Acho que estou velho para ouvir explanações e relatórios de projetos já tantas vezes divulgados pelas rádios e jornais locais. A propósito, alguém se lembrou de pedir informações sobre a “Criative Way promoções e publicidade” firma parceira da Secretaria de Turismo na contratação dos eventos da praia do Mar-Grosso? Excelente programação, diga-se a bem da verdade. 
 
 
 
DE NOVO? 
Já se pensa no carnaval de 2015. Palavras de Pascoal, presidente da Fundação Lagunense de Cultura: O prefeito garante que teremos um super carnaval. A Bahia que se cuide!!!! Mau agouro. O último prefeito a dizer tais impropérios, foi traído pelos “amigos” e renunciou ao mandato. Sai azar...
 
 
 
LAMENTAMOS 
Lamentamos o falecimento da professora Maria Serafina de Oliveira, aos 99 anos de vida. Serena, educada, inteligente, voz macia, mas de pouco falar. Ditava cátedra nas salas de aula do GE Jerônimo Coelho. Escritora teve seu primeiro conto publicado pela revista “A Cigarra” de circulação nacional, publicada de 1914 a 1975. Entre seus colaboradores, destacamos Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Guilherme de Almeida, Paulo Setubal e a professora Maria Serafina de Oliveira. Nosso abraço de pesar a amiga Mirtes e aos demais filhos e netos da dona Maria Serafina.
 
 
 
PENAS E BICOS 
Diante do Papa Francisco uma pomba da paz foi atacada por um corvo e uma gaivota. Uma desavença milenar que vem desde a Arca. Inicialmente Noé soltou o corvo em busca de sinais de terra seca. Com a demora do retorno, uma pomba branca foi enviada. Retornou com um ramo de oliveira. Ficou famosa. Uma gaivota teria contestado a versão da pomba. O corvo encontrou o tal ramo. A pomba roubou o famoso raminho enquanto o pássaro negro fazia seu lanchinho necrófago. A culpa por esta guerrinha “arcaica” é culpa da Pomba da Paz. E o que o nosso “Zé Carioca” estava fazendo grudado no braço do Sumo Pontífice? Com toda a irreverência brasileira, o pássaro “corrupaqueou”:                       
___ O primeiro brasileiro a sentar no trono de Pedro, serei eu o “PAPA-GAIO”
 
 

—————

Voltar