08nov14 - Comunidade (por Munir Soares)

07/11/2014 10:42
A CABRA E OUTROS BICHOS
(baseado em fatos reais)
Nosso amigo e colega de banco era um assíduo fumante da “cannabis sativa”, para fins medicinais, dizia. Numa tentativa de livrar-se do vício, pediu transferência para nossa agência. Uma mudança de hábitos poderia ser benéfica a sua saúde. Na nova filial atirou-se ao serviço. Ocupava sua mente com o trabalho. Ativo, alegre, dedicado, logo conquistou a amizade dos colegas, e a admiração dos chefes.
Depois de seis meses na nova casa começou a dar uma saidinha na hora do cafezinho. Alguns colegas, que conheciam o seu problema, preocupados, resolveram segui-lo para, se fosse o caso, ajudá-lo. Durante semanas, meses, ele fazia sempre o mesmo trajeto. Atravessava a praça, e entrava na igreja. Procurava em Deus, nos braços da fé, forças que o ajudariam na luta contra um dos piores vícios da era moderna.
___ Depois de rezar, confiou-nos um velho sacristão, ele ainda leva para casa uma vasilha com água-benta. 
E, assim, o tempo foi, preguiçosamente, caminhando em direção a dezembro. Nosso colega continua em sua faina diária, religiosamente, respeitando, apenas, os dias de chuva. Seus olhos andavam brilhantes, acesos como alguém que cultiva algo novo, até aquele dia quando seu novo mundo desabou...
___ Cabra miserável! Cabra da peste, faminta, seu eu te pego eu te mato.
Irrompeu pela cantina como um possesso, interrompendo nosso lanche. Estava tão alterado que o gerente o dispensou do serviço daquela tarde. 
Após o expediente, reunimo-nos no bar da esquina, para comentarmos sobre o assunto, quando ele chegou, e sentou-se. Calmo, sorridente e, percebendo a curiosidade que queimava nossa veia fofoqueira, foi logo desembuchando.
___ Como tenho pavor de agrotóxico resolvi investir na horta caseira. Lá no terreno da Matriz, num canteiro bem oculto pelo mato, plantei um pé de cânhamo.
As minhas saídas na hora do cafezinho era para regar a plantinha.
___ Com água-benta? 
___ Sim, e posso lhes afirmar que a força purificadora dessa água, atua como tônico até nas plantas. 
Em pouco temo a erva transformou-se em planta adulta. Hoje era o dia da colheita. Quando lá cheguei tudo estava consumado. Uma cabra, uma linda cabrita branca, acabava de devorar o meu pé de maconha.
___ E, aí?
___ Corri ao seu encalço. Após rápida perseguição, o animal, sem saída, entrou na igreja vazia, e acomodou-se aos pés do Cristo Crucificado.
Ele, que carregara sobre si todos os pecados do mundo, parece que enviara uma simples cabra, para evitar minha recaída. 
___ Em comemoração, o que vais querer?
___ Amigos, num brinde à cabra, eu vou tomar um “MÉ”!
 
 
 
BICHOS DE ESTIMAÇÃO
RIO DE JANEIRO – Projeto prevê que os animais de estimação sejam enterrados com seus donos. Lei já teria provocado desemprego. Coveiro pediu demissão ao ser informado, de que o bichinho de estimação do defunto era um elefante. Bota cova nisso...
Numa outra lápide, o estranho epitáfio: 
___ Aqui jaz Lucrecia, o marido, e sua “gata”... 
 
 
 
LAGARTEANDO...
O safári teria sido organizado no interior do Bar Big Ben, praça do Rosário, Centro Histórico. Membros da expedição: Alvinho Sebolt, ZIQ, Pedro Medeiros, João Alfredo Dias (BABÁ) e outros. Apoio logístico Verdurão do Lelé. Destino: Sítio Paraíso, na praia do Gi, entre o rio e a praia, a poucos metros da Pedra do Frade. Natureza preservada com belos espécimes da flora e fauna, inclusive, um casal de jacaré-papo-amarelo, atração do recanto, com mais de dois metros de comprimento, cuja dentada é capaz de partir casco de tartaruga. Objetivo: Fotografar e estudar o modus vivendi do réptil, descendente dos dinossauros.
Churrasco e muita bebida, desde as dez horas da manhã. Às 15 horas, já prá lá de Bagdá, deitaram-se no pasto, mais lagarteando do que observando. Do meio da taboa, oculto, o papai jacaré explica aos filhotes:
___ Vejam aquelas criaturas na margem do rio, prova inequívoca da “involução das espécies”, o homem que já foi macaco, às vezes, ainda vira “Gambá”. 
 
 
 
MOTO LAGUNA
No início de dezembro teremos mais um Moto Laguna, o mais importante encontro de motociclistas do sul do país. Bem que eles poderiam fazer, também, uma pré estreia da chegada do Papai Noel. Um Papai Noel motoqueiro, desfilando pela praia do Mar-Grosso. Natanael Wisintainer e Paulinho da Rádio Elétrica disputariam o direito de encarnar o bom velhinho de mil e uma cilindradas.
 
 
 
HOMENAGEM
Rodovia SC 100 que liga a Ponta da Barra/ Farol/ Camacho recebeu o nome de Rodovia vereador Heriberto Barzan. Lei da Assembleia Legislativa e chancela do governador Raimundo Colombo.
 
 
 
NOTINHAS ESPARSAS
- Usina eólica – o vento levou. Ponte flutuante – afundou. Dragagem do Rio Carniça – está fedendo. Semáforo da esquina do Tiele? - Nem sinal.
 
 
 
CAOS GENERALIZADO
___ Acesso aos molhes e principal via de acesso ao Mar-Grosso, via Magalhães, tudo interditado, às portas da temporada. A Confer não deveria, aproveitando o horário de verão, trabalhar das 7 às 19 horas, com duas turmas? Taca-lhe pau prefeito!!!
 
 
 
TRISTE SINA
Em dezembro de 2011 eu escrevi a seguinte notinha: “De tanto ser chamado de “merdão”, o antigo estádio do LEC, no Lagamar acabou sendo transformado no “QG” das obras de esgoto”. Três anos depois a “cacaca” espalhou-se por toda a cidade.
 
 
 
VAI MUDAR? 
Prefeito Everaldo às vésperas de iniciar seu terceiro ano de governo. Pretenderá candidatar-se à reeleição? Teremos mudanças na equipe de governo? Vereador Kek (PP) quer mais espaço para o seu partido na Administração Municipal.
___ Vereador Kek teria confidenciado amigos, que seu partido o PP, vai apresentar candidato a prefeito da Laguna. Se o presidente da Câmara, vereador Roberto Alves (PP) emplacar seu nome como candidato, teria o apoio do Kek e do Fernando, atualmente, secretário municipal da Educação?
___ João Gualberto Pereira, ex-prefeito e amigo de Espiridião Amin, deputado eleito com um caminhão de votos vai continuar à margem do processo?
___ E o PMDB, pouco representado no governo de Everaldo dos Santos (PMDB) vai respaldar sua candidatura à reeleição?
 
 
 
DANÇA DAS CADEIRAS 
Vereador Thiago (PMDB) não aceitou indicação de seu desafeto, o ex-vereador “Cará” para a Secretaria de Pesca. Prefeito transferiu “Cará” para a Fundação Irmã Vera deixando a ex-vereadora Zuleide, ocupante do cargo, a ver navios. O mexe-mexe promete novos capítulos. 
 
 
 
O BANDEIRINHA
O cartorário Luiz Paulo Carneiro pertencia ao quadro de árbitro da Federação Catarinense de Futebol. Dia de jogo na região carbonífera. João Alfredo Dias, o Babá, ia estrear como auxiliar técnico do árbitro Luiz P. Carneiro. Babá, o bandeirinha, estava nervoso. Sua atuação não poderia prejudicar a atuação do árbitro. Bandeirou com perfeição durante todo o primeiro tempo. 
 
 
 
SEGUNDO TEMPO
Com a bandeirinha abaixada, acompanhava um lance na área, quando a bola foi rebatida. Ao tentar correr para acompanhar o lance, Babá pisou na bandeira, enroscou-se no pau, e rolou pela lateral do campo. A vaia foi impiedosa. Foi o fim da carreira esportiva do Babá, como bandeirinha.
 
 
 
ONDA DE ASSALTOS NA PRAIA DO MAR GROSSO
Esta semana, mais dois apartamentos foram visitados pelos “amigos do alheio”. Os marginais arrobam as garagens entram com seus carros, e fazem a limpa nos “APs”. Proprietários já estariam providenciando câmeras de segurança. 
 

—————

Voltar