08out11 - Cricri (por Salmon Flores)

07/10/2011 19:45

 

Dízimo
Louvável iniciativa teve o ex-Bispo de Tubarão Dom Jacinto, ao organizar a Pastoral do Dízimo. Padre Pedro das Neves já dizia que dízimo não é prestação, mas partilha. E todas as igrejas precisam dos fiéis para pagar as despesas que são muitas. Funcionários, encargos, luz, água, telefone, etc... Tem ainda um repasse que cada paróquia faz para a Diocese, cujas despesas são ainda maiores. Dízimo é prioridade em todas as religiões, portanto não é privilégio desta ou daquela denominação. E ao contrário do que muitos pensam, existem dizimistas de R$ 2,00, existem aqueles que partilham valores maiores e são poucos. Por isso a agonia de padres e pastores para custearem despesas inerentes  da atividade de cada igreja. 
 
Critérios
Nalgumas igrejas, o que não pode jamais ocorrer, é gastos que possam aparentar soberbas. Importante saber que o sofá é financiado com seu dinheiro (o dinheiro sofrido dos fiéis). Bonito Sofá, aconchegados, obras e gastos, que atendem interesse do religioso, do que as obras religiosas acabam contrastando aos olhos de Deus. Os religiosos querem que o fruto de seu honrado esforço, foi bem empregado. Louve-se a ação do Padre Edinei aqui em Oficinas. É com suas mãos e de colaboradores, como o Fred e o Pipa, que se constrói o presépio da Igreja. 
 
Na bronca!
Leitores da coluna na bronca: Enviaram fotos revelando o quão relapsa são as empresas em Tubarão. Alguns se dão ao desplante de sequer retornarem recados. A Transportes Alvoradas, do empresário César Damiani, instalou-se com o setor de cargas (vide-foto) nas confluências das ruas, Simeão Esmeraldino de Menezes (rua de intenso movimento que liga a Unisul a Rodoviária) e ali diariamente um caminhão impede a fluência de automóveis, para que seja descarregado. Poderia estacionar sem prejudicar o tráfico. Cesar nem respondeu nosso questionamento. Justo ele que foi vereador e secretário regional. Imagine se ele fosse um dia guinado para a Secretária de Trânsito. Outra pouca vergonha é patrocinada pelo Althoff Supermercados. Sob o apelido de “Doca” caminhões em alguns horários, impedem que os pedestres utilizem o passeio para atravessarem a rua Marechal Deodoro. A única orientação que me passou o secretário Preto (Trânsito) é que as pessoas liguem no ato para 153. E rezem!
 
Desvio
Carro oficial em desvio de função é uma pratica condenável. Ontem, sexta-feira (07) a RBS mostrou um servidor municipal de Joinville, deslocando-se diariamente para a faculdade com carro oficial. Isso porque não viram carro oficial em Tubarão todo o dia levando filho para a escola ali próxima a ponte pênsil. 
 
Ponticelli
Não resta a menor dúvida e nem precisaria ser dito, mas direi... Melhorou, deu nova visibilidade as ações do deputado Joares Ponticelli/PP aqui na região. Na mídia diária (jornais) notas do Jornalista Julio Cancelier são aproveitadas, sem cortes, sem censura. 
 
Zonta
Muita sentida a saída de Odacir Zonta do PP. Figura ilibada, uma reserva moral não poderia ter saído de um partido que sonha ser governo em Santa Catarina. Vereador Dionísio Bressan/PP, foi quem mais lamentou. Disse-me por telefone que teve com Zonta uma conversa longa, lamentou e aceitou. Vão continuar amigos, mas Bressan ficará no PP. 
 
Exemplo
É inegável que nossa Justiça possui os melhores Juízes de Direito e são pessoas que devemos apreciar. Mas, um fato isolado, às vezes, pode macular a categoria. Isso é uma pena. Falo do fato do juiz de Direito e ex-diretor do fórum na cidade, o atual Desembargador Marcos Túlio Sartorato, julgou ação envolvendo a posse e propriedade de um imóvel em frente ao local que posteriormente seria construído a sede do fórum
de Tubarão. Após o julgamento da ação o juiz tornou-se proprietário do terreno (antes da sentença homologatória). Inconformada com a decisão judicial, a parte derrotada na ação recorreu ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em decisão de 2º grau foi mantida a decisão de primeira instância. O caso foi parar em Brasília, onde o desembargador perdeu a ação em última instância do STJ. O autor da ação morreu antes
que a justiça fosse feita. Nesse caso a justiça não falhou, mas tardou a ser concretizada.
 
Absurdo
O Jornal A Crítica publicou na semana passada matéria onde uma aluna do curso de Massoterapia da Micromix reclamava das condições logísticas do curso. O diretor da Micromix, Jonas Francisco Cavalheiro, ficou de dar a versão da empresa na sexta-feira (07), mas ligou para a reportagem que quem iria atender seria uma funcionária,
coordenadora da escola. Como o diretor deixou de atender a reportagem na data marcada e houve problemas de deslocamento do repórter que estava em viagem, o encontro não ocorreu. Jonas ligou para a redação e mostrou-se mal educado, chamando o repórter de mentiroso, julgamento nada digno para um diretor de escola. Pelo contrário. Está aberto o espaço para a sua versão. Mas, que seja com educação.
 
Sem palavra
Faltou palavra de alguns. Edson Firmino manteve-se no PDT enquanto foi possível.  Soratto Jr, Reny e Clodoaldo, roeram a corda. Seria o fim do PDT? Não sei! Coube ao Jeferson Brunato, espalhar os bolinhos e antecipar a decisão de Firmino que só ocorreu, porque aqueles que tudo acertaram com ele, roeram a corda. Até o Guerreiro viria para o PDT, mais o Clodoaldo e o próprio Firmino, fariam uma frente respeitável para a vereança. 
 
Padre Sérgio
Padre Sérgio me passou a informação. Ontem (07), primeira sexta-feira do mês, dia de Nossa Senhora do Rosário. E neste domingo, Padre Sérgio Jeremias, reitor do Santuário da Bem Aventurada Albertina celebra a missa das 19h30min na igreja matriz de Oficinas. 
 
Orleans = Divagações 
Conheci o doutor Marcos Cascaes durante a campanha que elegeu Padilha/Marco. Com uma história linda no PMDB, foi uma bomba somada a decepção sua saída do partido peemedebista. Acho que Jorge Koch está por trás disso tudo. Fluente e com bom trânsito junto à família Librelato, Koch é um engenheiro da política. Marco Cascaes já estava conversando com a turma de Lussa, o grande comandante, que tem na figura do Dr. Arcângelo, o outro cérebro da política. Arcângelo não tem votos, mas está sempre e com talento, metido na política da cidade. O ingresso de Marco no PSD, suscita dúvidas. Sendo um bom bem realizado profissionalmente e financeiramente, se favores houve ou houveram, quais seriam? Especulou-se CIRETRAN, o aproveitamento de um filho, etc... ou quiçá a preferência para ser o candidato a prefeito. O tempo dirá! E ninguém duvide que os peemedebistas descontentes, lá na frente não estejam juntos para abiscoitar cargos na futura administração. Quem não gostou nada da atitude de Cascaes, foi o ex-prefeito Gelson Padilha. Se surpreendeu com a atitude de seu ex-vice. Por telefone, sinaliza possível acordo com Bratti. Admite, contudo estar aberto a conversas. Por fim, uma coisa fica clara: Mataram a reeleição de Tinto. Lussa, Padilha, Marco, Bratti e Suzelei. A sucessão em Orleans caminhará assim daqui para frente. Lussa e seu grupo largam na frente, até pelas entrevistas recentes concedidas no rádio e que geraram polêmica, eles tem dinheiro, bala na agulha... Todavia, se Bratti/PP não se encantar com o canto da sereia e firmar uma dobradinha com Padilha/PSDB, teremos a disputa mais ferrenha da história de Orleans. Cristovão que sempre disse ter bala na agulha, não se arriscaria em ser uma terceira via, porque boa parte do PMDB seguiria  Marco. Por fim registre a traição de Marco a Padilha e Lela. Tentou cooptar Mario Coan para o PSD e não levou. E isso poderá enfraquecer o respeitável doutor, que poderá se tornar um  Abraham Lincoln autor de frases interessantes: “ Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles”...  “É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota e acabar com a dúvida”... “Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes”. .. E a mais interessantes delas: “Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento”. Marco Cascaes sabe bem o que fez. 

—————

Voltar