09abr16 - Comunidade (por Munir Soares)

08/04/2016 08:14
HISTÓRIAS DE ZONAS E VARAS
Comarca da Laguna comemora, neste mês de abril, 160 anos de existência. No dia 17 de abril de 1856, pela Lei n. 411, era criada a Comarca de Santo Antônio dos Anjos de Laguna, sendo o primeiro juiz o doutor Luís Barbosa Acioli de Brito.
 
 
Processo número UM
Estava escrito. Virgindade era pré-requisito a toda moça que desejasse casar na Igreja, de vestido branco, véu e grinalda. Qualquer deslize de conduta, captado pela Rede Social das Comadres era, imediatamente divulgado, compartilhado por toda a vizinhança, e viralizado, de janela em janela. Sem o lacre virginal, a mulher ficava falada, desonrada. Assim, era a sociedade, na época em que esses fatos ocorreram.
Nosso personagem era uma figura muito querida na terrinha. Quando não estava nos molhes, pescando, armava arapucas no Morro da Glória. Caçava aracuã, rolinhas e até jacutinga. Em seu característico linguajar, os palavrões estavam sempre presente. Ele os utilizava, como reforço de linguagem. Em certas ocasiões, dizia ele, o palavrão é insubstituível. Quando se dá uma topada, por exemplo. Certo dia, quando verificava suas armadilhas, escutou gemidos. Era um casal trepando. Reconheceu os pombinhos.
___ Isso aí vai dar m... Saiu de fininho.
A notícia espalhou-se. O rapaz não quis casar e o caso de defloramento acabou na justiça. Nosso personagem foi arrolado como testemunha. Em princípio, pensou que o termo “arrolado” fosse algum palavrão jurídico. Preparou-se para a audiência. Tomou banho e vestiu seu melhor traje. Tinha que estar apresentável diante do juiz, pessoa que ele sabia que existia, só de ouvir falar. Preparou-se para o interrogatório. O magistrado indagou:
___ O senhor assistiu a Cópula?
___ Cópula?
___ Sim, o senhor viu os dois copulando? 
___ Cupulando? – Vi doutor, vi que um cupulava muito...
 
 
Segundo caso – USUCAPIÃO
No prédio, em que o prefeito atual instalou seu gabinete, antigamente, funcionava no piso superior, o Fórum da Comarca e alguns cartórios. No térreo, delegacia e cadeia pública. Nos fundos do fórum, uma casa servia de residência a famílias de policiais. Na primeira audiência no processo de usucapião, o magistrado, ao examinar a planta do imóvel foi repetindo em voz alta, as confrontações do terreno:
___ Sul com prédio do fórum da comarca; Norte, com Loja Maçônica; Oeste, Via Pública; leste, terrenos da CBCA.
Dizem que o juiz bateu o martelo, e arquivou o processo. As partes estavam requerendo terreno (fundos) pertencente ao Fórum da Comarca da Laguna.
 
 
Terceiro caso – Crime eleitoral 
A figura do “Chefe Político” comandava o pleito nas localidades do interior do município. Com os chamados “votos de cabresto”, eles decidiam eleições, o que lhes garantia poder e prestigio junto aos caciques da capital. Os atuais “cabos eleitorais” herdeiros dos Chefes Políticos, dividiram o feudo eleitoral em capitanias hereditárias, e comandam o eleitorado, de pai para filho. 
A história a seguir consta dos anais da histórica comarca lagunense. O povo da localidade de Ribeirão Pequeno, sede do distrito do mesmo nome, sempre foi muito politizado. As bandeiras partidárias eram defendidas com garra e convicções ideológicas mas, toda regra tem exceção. 
Naquele domingo de eleições, tudo corria com normalidade, até que chegou a denúncia: 
___ Estão cabalando votos no sobrado do fulano, conhecido Chefe Político local.
O juiz eleitoral foi comunicado, e o Oficial de Justiça partiu em diligência. Denúncia comprovada. Por uma escada nos fundos da casa, os eleitores subiam para receber a cédula carimbada, isto é, o voto marcado. Casa cheia. A atuação do Oficial foi elogiada pelo juiz eleitoral. Ele, simplesmente, mandou retirar a escada.
 
 
Quarto caso – Zonas e zonas 
Nosso amigo Edésio Joaquim ainda trabalhava no Cartório Eleitoral da Laguna, quando a mulher entrou, pedindo uma segunda via do título de eleitor. Extraviado. Edésio, sempre muito atencioso, deu uma geral nos arquivos, vasculhou velhas folhas de votação (ainda nem se falava em informatização, internet, etc). Conferiu o nome correto no documento de identidade. Tudo inútil. Não encontrou nada nos registros.
___ Por favor, minha senhora, qual é mesmo a sua zona?
___ Não meu filho, não sou mais mulher de zona, deixei dessa vida. Agora sou mulher séria, até já casei...
 
 
 
NA SANTA TERRINHA...
COMITIVA do governador chega a Laguna, com notícias alvissareiras. Com a inauguração da Estação de tratamento, e com uma rede de esgotos, que atenderá 82 % da população, Laguna passa a ser o município mais completo em matéria de saneamento básico. Isto é governar!
 
 
 
HOSPITAL
Governador também assinou convênio com nosso hospital, liberando verba de mais de Um milhão e duzentos mil. O que se espera, é que as obras necessárias, não permaneçam em estado de coma.
 
 
 
BOTANDO A ESCRITA EM DIA I
Governador Colombo e vice Eduardo Moreira deram sinal verde para o início das obras de reformas no CEAL (Conjunto Educacional Al. Lamego).
 
 
 
BOTANDO A ESCRITA EM DIA II
Incomodados com o abandono da Escola Básica Ana Gondin, interditada há muito tempo, pais, alunos e professores manifestaram seu protesto diante da comitiva governamental. Alunos continuam amontoados no Centro paroquial. Governador inteirou-se da situação e prometeu providências.
 
 
 
ANAIS
Radialista Batista Cruz, entusiasmado com a inauguração do sistema de esgoto, foi logo dizendo:
___ Com este esgoto o Governador entra para os Anais da história da Laguna!
 
 
 
FALHA MECÂNICA?
Prefeito Everaldo dos Santos chegou atrasado à cerimônia do Lagamar. Alegou problema com o carro. Há quem diga que ele, dormiu no ponto...
 
 
 
POLÍTICA NA TERRINHA
PSDB – Por aclamação, em reunião festiva, PSDB local lança Nazil Bento Junior como candidato a prefeito da Laguna.
NO PMDB – permanece o impasse. Mauro Candemil e prefeito Everaldo disputariam a primazia do Diretório Municipal. Para amigos, doutor Eduardo teria dito que escolha dependeria dos resultados de pesquisas de opinião.
Em entrevista, por telefone, deputado Edinho Bez, disse, que o diretório do PMDB da Laguna cometeria um erro terrível, se deixasse o prefeito Everaldo fora do palanque.
 
 
 
CLASSIFICADOS - VENDEMOS
Por motivo de “mudança” vende-se uma Kombi, ano 1966, equipada com dois alto-falantes instalados no teto, duas caixas de som, alguns CDs com jingles de campanha e bandeirinhas recicláveis. Tratar com José Paulo Rebelo.
 
 
 
PROJETO PANDORGA
Parece que no Brasil, político quem não tem rabo, não sobe. Com a farra das “subvenções sociais”, em Santa Catarina, muita gente acabou metendo os pés pelas mãos, e acabou nas malhas da justiça. Na relação dos indiciados publicada semana passada pelo jornal “A Crítica” consta, inclusive nomes de políticos, ainda, com mandatos eletivos. Não sabemos se alguma liminar da Justiça vai pegar as “pandorgas” sociais, pelo rabo.
 
 
 
BOLAS ROLANDO 
As trocas de partido em Laguna seriam por razões ideológicas ou financeiras?
 
 
 
FELAÇÃO PREMIADA
Garota de programa foi flagrada fazendo sexo oral nas dependências do Congresso Nacional. Seria a chamada “felação premiada”?
 
 
 
NÚMEROS MÁGICOS
Vinicius Lummertz, ex-presidente da EMBRATUR, afirmou, que para as Olimpíadas deste ano no Brasil são esperados cerca de 500 mil turistas. Durante a Copa do Mundo, evento com 30 dias de duração, o Brasil recebeu Um Milhão e setecentos mil turistas estrangeiros.
• Em matéria de números, Laguna dá de dez a zero nas Olimpíadas e na Copa do Mundo. De acordo com dados oficiais, apenas durante o carnaval, evento com CINCO DIAS de duração, nossa querida terrinha, com cerca de 45 mil habitantes, teria recepcionado, UM MILHÃO de visitantes.
 
 
 
MUTIRÃO ECOLÓGICO
Disposto a limpar a Praia do Gi, jovens ficaram impressionados com a quantidade e variedade do lixo. Nem Hércules conseguiria limpar os 6 km de praia, num só dia. A turma teria encontrado tanto saquinho com cocô de cachorro que ergueram um monte que chamaram de “Corcôvado”... 
 
 
 
BOM TRABALHO
Ao contrário da Confer, a empresa que coloca a rede de cabeamento subterrâneo, no Centro Histórico, faz um excelente trabalho. Rapidez e eficiência. Parabéns ao pessoal da “SADENCO e SCHMIDT”.
 
 
 
ANIVERSÁRIO
No dia sete de abril, nosso neto Manoel Olavo – o Mano – festejou com amigos e parentes mais um aniversário. A turma se empapuçou com uma feijoada diet, especialidade da tia Carla. A meia noite a galera ainda disputava rabo de porco no fundo do tacho. Valeu. Saúde e parabéns.
 

—————

Voltar