09abr16 - Vida Saudável (por Liliane Pereira)

08/04/2016 08:11
Alimentos na hipertrofia
Hoje a coluna é destinada aos marombeiros de plantão, e claro, para aqueles que se acham marombeiros, melhor falando os desportistas. Enfim, muita gente entra na academia, se mata a puxar ferro e coloca tudo a perder na dieta, comendo o que não deve, e lá vai por água abaixo todo esforço.
Há também aqueles que se entopem de frango com batata doce, acham a comida sem gosto e logo em poucos dias já estão se enchendo de tranqueiras. Pode isso Arnaldo?  Então, pensando na comodidade de vocês, abaixo citarei os principais alimentos que favorecem o ganho da massa magra. 
Frango, está aí uma proteína magra de alto valor biológico, barata e o melhor de tudo dá de incluir em várias preparações, como recheios de sanduíches, panquecas, em sopas torta de legumes.
Outra fonte top de proteína é o ovo, existe muito mito em relação à ele, mas pode-se incluí-lo na dieta sem medo, só não exagerar na quantidade e usar o bom senso na sua forma de preparo, mexido, poche, omelete, cozido.
Leite e seus derivados na versão desnatada, fonte de aminoácidos essenciais ao ganho de peso, é um alimento saudável, magro e versátil, como queijo branco, ricota, cottage e iogurte.
Carne Vermelha, Ah, claro que não esqueci que estamos em um tempo de crise, e apesar de ser uma fonte protéica cara ela não deve ser banida totalmente da dieta, consumi-la uma a três vezes por semana, já está de bom tamanho, o único cuidado é no modo de preparo e quanto ao tipo de corte, então prepare na forma grelhada e assada, e escolha sempre cortes magros como patinho e alcatra por exemplo.
Os carboidratos, sim devem estar presentes na alimentação, mas sempre se deve ficar atento ao tipo de carbo escolhido, preconizar sempre os carboidratos que entram de maneira lenta na corrente sanguínea, como por exemplo, pães e biscoitos integrais, barrinha de cereais, batata doce, aveia, arroz integral.
E para aqueles que duvidam as gorduras também devem entrar na alimentação de quem está em busca da hipertrofia, porém sempre procurar usar as gorduras boas, e não pecar pelo excesso, porque além de fornecer um considerável aporte calórico, possuem substancias antioxidantes. Ex: castanhas e oleaginosas em geral, azeite de oliva extra virgem, abacate.
E claro, para evitar a fadiga muscular e stress ocasionado pelos exercícios, incluir frutas e verduras na alimentação é fundamental, pois, são ótimas fontes de antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

—————

Voltar