09ago14 - Tubarão: Vereadores cobram solução para os problemas do perigo com as capivaras

08/08/2014 12:05
Alguns vereadores de Tubarão não escondem a preocupação com a invasão das capivaras no perímetro urbano da cidade e cobram uma solução imediata da prefeitura municipal. O caso foi debatido na sessão da última segunda-feira (4). Os animais são vistos com frequência atravessando a avenida Marechal Deodoro, Getúlio Vargas, Lauro Muller, José Acácio Moreira e até mesmo a BR-101, onde o movimento é bastante intenso, entre outras vias. Alguns acidentes já foram registrados e alguns deles com  muita gravidade. Outros até com vítimas fatais. 
O vereador do Eraldo Pereira da Silva do PPS, afirma que a situação está alarmante. “Não podemos mais  conviver com este problema. As capivaras provocam perigo de acidentes todos os dias. Muitas pessoas já tiveram problemas com isso. É preciso que a prefeitura faça alguma coisa urgente para que casos ainda mais graves não ocorram”, disse. Uma outra situação levantada pelo vereador é o problema dos agricultores. “Muitos produtores rurais  estão tendo prejuízos com o aumento destes animais. Plantações inteiras de milhos e cana são invadidas e causam um grande estrago. Não adianta apenas colocar placas avisando a presença destes animais. É preciso algo mais prático”, disse. 
O vereador Gelson Bento do PP, foi outro que reclamou. “Já recebi muitas reclamações sobre este problema. Eu mesmo já me deparei com muitas capivaras cruzando algumas ruas em pleno centro da cidade. Isso acontece de dia, mas à noite quando o movimento é menor, elas saem do rio para buscar alimentos nas margens. Precisamos agir rápido antes que isso se torne ainda mais grave. Vamos encaminhar um pedido de urgência para que a prefeitura faça um estudo e solucione este problema”, afirmou. 
Uma das ideias apresentadas é que se coloquem cerca de tela nas margens do rio onde a presença do animal é mais constante. Algumas cidades do estado já adotaram esta medida.
 
A tela impediria que os animais subissem para a rua para descansar ou buscar alimento
 
 
É cada dia mais comum ver capivaras no meio das ruas, em Tubarão

—————

Voltar