09jun12 - Cricri (por Salmon Flores)

08/06/2012 15:16

 

Expectativa I
A ala do pré-candidato a prefeitura de Capivari de Baixo, Moacir Rabelo (PP) está na expectativa da convenção que vai definir quem será que vai colocar a cara na rua para disputar a majoritária. O imbróglio criado na pré-convenção, que não possui qualquer valor legal, com a vitória do vereador Bilico por um voto, parece que serviu como lição e o fato da Justiça Eleitoral só reconhecer o resultado das convenções partidárias, deu ânimo e os militantes já estão trabalhando forte.
 
Expectativa II
Mesmo tendo perdido a pré-convenção por um voto, Moacir tem dois grandes trunfos: a viabilidade eleitoral expressa em pesquisas e o poder de atração de outros partidos _ especialmente o PT, que tem uma pré-candidatura própria, mas admitiria apoiar o PP caso o candidato seja o ex-prefeito, como ocorreu na última eleição, onde o irmão do prefeito Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), o Atamir Alves foi candidato a vice. Para os progressistas, Bilico defende aliança com o vice de Brunel, Nivaldo, mas ele não aglutina os votos da oposição. Muita água ainda vai rolar pelas bandas de Capiva.
 
Logro
Até a semana passada a esposa de um pré-candidato a prefeito de Tubarão, que  tem fama de péssima pagadora,  estava sem crédito para comprar numa padaria da cidade. A dívida, pelo que disseram, remonta à eleição passada.  
 
Desabafo
Muito interessante as sessões da Câmara de Vereadores de Tubarão realizada nas quintas-feiras onde os edis recebem convidados que vão ao plenário explicar à população a situação de seus setores. E, na última quinta (31), não foi diferente. Foi até impactante quando o delegado regional de Polícia, Renato Poeta desabafou sobre a aprovação de uma Lei, pelos próprios vereadores, que concedeu a Policia Militar, segundo ele de forma espúria, o poder fiscalizador em favor da municipalidade. Poeta lembrou que isso é obrigação de qualquer polícia e não tem nada contra a Câmara, mas considera que foi uma afronta a forma como foi tabulada a Lei. Anunciou que será objeto de ação de inconstitucionalidade pela Associação dos Delegados de Santa Catarina. Os vereadores escutaram quietos as colocações do delegado, mas não questionaram sua manifestação.
 
Elogios
Nesta mesma sessão da Câmara de Tubarão, um dos destaques também ficou por conta do vereador João Fernandes. Quando o delegado Poeta falou sobre a questão da vedação na venda de bebidas em postos de gasolina, Fernandes lembrou do ex-vereador Maurício da Silva. Disse que Maurício faz muita falta no Legislativo tubaronense, considerando-o um eterno lutador pela Lei.
 
Processo seletivo
Nestes tempos bicudos, qualquer dica ajuda. Pois a prefeitura de Tubarão abriu processo para preenchimento de vagas de orientador, facilitador e cuidador. Cargos a serem preenchidos na Fundação de Desenvolvimento Social. Inscrições vão até o próximo dia 15, na sede da Fundação.
 
Expressas
... Na reinauguração do PA – Pronto Atendimento 24 horas em Capivari e Baixo, somente o vereador Ricardo da saúde estava presente!
 
... Tubaronenses com inveja da filha mais nova: Pô Capiva! PA 24 horas, Câmeras de segurança... Estão podendo!
 
“júris esperneandis”
No Direito existe um termo denominado "Júris esperneandis", onde qualquer um tem o direito de espernear, quer dizer, tentar de todas as formas brigarem por seus direitos (ou não) na Justiça. É o que o vereador Tono Laureano, de Laguna vem fazendo, mesmo depois de ter seu requerimento arquivado pela assessoria jurídica da Câmara de Vereadores. Tono quer por que quer atingir Everaldo dos Santos, o presidente daquela Casa Legislativa, a quem já é desafeto faz tempo. Desde o inicio da legislatura que esse vereador brinca com coisa séria e, inclusive, planta adjetivos pejorativos com relação ao presidente. Inteligente como é, Tono a meu ver poderia e deveria trabalhar mais pelo povo. Como pré-candidato pelo DEM a prefeito, sentirá o quanto dói uma saudade. Os políticos podem defender ideias e até lograr êxito, desde que suas bandeiras sejam a defesa perene de idéia.
 
Sessão de Laguna
O vice-prefeito e prefeito no exercício, Luiz Fernando Lopes, liso, como diria o saudoso Chachá, como “Gessy Lever”, esteve na Casa do Povo na sessão de segunda-feira para “prestigiar” o retorno de Tanara Cidade de Souza para o cargo de vereadora. Ela deixou a Secretária de Saúde e fez um relato de suas atividades naquela pasta. Ela também disputa pré-candidatura pelo PT para a prefeitura.
 
Novo Secretário na SDR de Laguna
Na quinta-feira à tarde o secretário da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, Cristiano Lopes de Oliveira entregou seu cargo. Em seu lugar assume, na segunda-feira, o presidente do PMDB lagunense, o engenheiro Antônio dos Santos. Muita gente vinha reclamando que Cristiano, que é de Imbituba, estava dando atenção para seu município. Agora, é a vez de laguna, dizem nos senadinhos da cidade.
 
Bibelô
Quem não lembra, dos tempos de antigamente, quando a mãe costumava ter um bonequinho (bibelô) em cima da geladeira ou no criado-mudo, ao lado da cama? Esse boneco era inerte. Assim  que muitos taxaram o vereador de Orleans, João Tezza Francisco, o "Dâo", na segunda-feira. Ele sentou em sua bancada, cruzou as mãos e sequer falou no Grande Expediente. Será que perdeu a vaga pro Valter Orbem, como líder do governo? Às vezes calado o discurso sai melhor! Mas daí levar a vida como bibelô? Dão é um político importante para Orleans e seu silencio incomoda muito mais.
 
Cadê as máquinas?
O vereador Vá também não deixou por menos, quando questionou sobre o trabalho das máquinas da prefeitura no interior. Disse que andou por quase toda Orleans e não viu sequer uma máquina. Se disserem que estão trabalhando, segundo o vereador, deve ser às escondidas.
 
Ginásio de Pindotiba
 O presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Antônio Dias André, o "Geada" voltou a cobrar apoio de seus pares naquela Casa Legislativa e também do prefeito e deputados para conseguirem recursos para reconstruir o Ginásio de Esportes de Pindotiba. Geada lembrou que o "Vento levou", literalmente, parte da construção. O apelo de Geada ao prefeito Tinto é que, pelo menos, garanta a contra partida. Pretende mobilizar os deputados estaduais e federais de Santa Catarina para conquistar essa reivindicação.

—————

Voltar