09maio15 - Comunidade (por Munir Soares)

08/05/2015 11:30
TOM MIX – um cabra macho
No velho oeste era assim. Nos finais de semana, a clientela masculina invadia o saloon. No palco, coristas dançavam o can-can. Num canto da sala, ricos estancieiros e banqueiros. Do outro lado, um bando de forasteiros, alguns pistoleiros. No centro, no jogo de poker, a suspeita de uma carta na manga dá início ao tiroteio. Todos entram na briga, sem saber por quê. A dona do saloon, de winchester na mão, bota ordem na casa. Cena comum nos filmes de bang-bang.
 
 
 
WESTERN SPAGHETTI – versão 2015
Resumo do capítulo anterior: vereador Morais entra na justiça, contestando a eleição de Roberto Alves à presidência da Câmara. O tribunal de Justiça, por maioria, decide pela permanência do edil, no cargo.
Alves e seus parceiros Neves, Patrick, Rogério e Valdomiro reuniram-se no Restaurante Mix para comemorar o feito. Já passava da meia-noite quando Valdomiro, ao passar pela mesa dos empresários, parou para cumprimentar Carlos Gonçalves, ocasião em que teria sido interpelado pelo senhor Marcelo. A interpelação passou para discussão. As vozes aumentaram de volume. Ânimos se alteraram. Quiproquó à vista. Várias teriam sido as causas para o desentendimento mas, na verdade, às vezes, basta uma faísca para começar um incêndio. O ambiente requintado foi transformado em saloon de faroeste. O duelo era iminente: Tom MIX versus Django Spaghetti, astro do “farveste” italiano. Tom MIX (Valdomiro) teria sido mais rápido no gatilho, quer dizer, no punho, acertando um soco de direita, no nariz do adversário (Django Spaghetti.) A turma do deixa disso aumentou, mais ainda, o alvoroço no recinto. Palavras ofensivas e injuriosas teriam sido proferidas no calor da refrega. Ringo (Neves) e Kid Poti (camarão) atuaram como bombeiros.
A agitada noite terminou no hospital (exame de corpo delito) e na delegacia (BO) por injúria e difamação. Todo faroeste tem que ter Sheriff na jogada. Infelizmente, Ringos e Djangos acabam estragando o “Rango” dos outros. Enquanto isto, lá no “Rancho Fundo”, na Casa do povo, todos estão dizendo que o Valdomiro é, mesmo, o Tom MIX, um cabra Macho.
Ouvi dizer, que o lutador Anderson Silva, ex-campeão de MMA ofereceu-se ao Marquinhos para atuar como leão de chácara em seu estabelecimento e, assim, desencorajar futuros possíveis contratempos. Quem vai encarar!
 
 
 
FAROESTE NA PESCARIA BRAVA
Prefeito e a presidente da Câmara não rezam pelo mesmo catecismo. Semana passada, assessor da Câmara teria invadido terreno do alcaide, numa tentativa de fotografar possíveis irregularidades administrativas. Dias depois, no Salão Paroquial, o encontro entre o prefeito Honorato e Assessor Legislativo terminou no maior arranca-rabo da paróquia. Todo mundo está querendo dar uma de Macho? E, para esquentar mais o caldo, Janaína, presidente da Câmara teve seu computador roubado. Registrou BO na Laguna.
 
 
 
CAÇA AO MOSQUITO DA DENGUE
Enquanto em muitos estados da federação a Dengue levou milhares de pessoas ao hospital, em Laguna, graças à atuação do pessoal do Programa de Combate à Dengue, o mosquito não teve vez. Segundo Renato (Checo) a estratégia utilizada teria sido revolucionária. Com a contratação do BIZORRO pela Vigilância Sanitária, o mosquito da Dengue passou a ser caçado em pleno vôo, única maneira de evitar a picadura, e o pouso em águas limpas, para depositar seus ovos. Com freqüentes ataques aéreos O BIZORRO detonou a esquadrilha dos mosquitos transmissores da Dengue e da febre Chikungunya.
 
 
 
RETALHOS DO COTIDIANO
NAUFRÁGIO – Da chaminé da Casa da Colina, nem sinal de fumaça branca. O presidente da Fundação Municipal de Cultura anuncia data para o evento que escolherá a Rainha da Semana Cultural. Sobre a realização da “Tomada da Laguna”, nenhuma palavra. Confirma-se o que prevíamos. Ninguém, da atual administração, está com disposição de botar azeitona no prato do Cadorin. A “Tomada,” atualmente, também chamada de “Titanic da República Juliana” naufragou, de novo. Realmente lastimável.
 
 
 
UMA (MÃE) ZONA
A filha vai visitar a mãe, e adquire um crédito de seis horas para estacionar o carro na Zona do Estacionamento Rotativo. De duas em duas horas, o proprietário tem que retirar o veículo e estacionar em outra vaga. Pode? A visita interrompe o cafezinho, e sai em busca de outro espaço para o carro.
 
 
 
CANO DE DESCARGA
Obras de saneamento 
Moradores do lado sul da Praça Anita Garibaldi foram avisados para não ligarem o esgoto na nova rede, por enquanto...
___ Não se preocupem, disse Edésio, morador da Praça, nossos esgotos desembocam na rua de trás, a Gustavo Richard.
Operários da Confer não queriam acreditar, que o cocô do Edésio, saia pelos fundos...
 
 
 
CACACA NO ESGOTO 
No Centro Histórico a “Confer” está colocando os canos com bastante celeridade, mas a turma do “tapa-buraco” não está funcionando, e a Fiscalização continua dormindo no ponto.
 
 
 
CACACA 2 
Se as empresas de telefonia não estão participando das obras do cabeamento subterrâneo, com a retirada dos postes, como ficaria a Internet?
 
 
 
REFORMA DO MERCADO PÚBLICO
Comenta-se, pela terrinha, que a Capitania dos Portos, Delegacia da Laguna, ainda não teria aprovado a construção do deck sobre o canal que passa aos fundos do mercado?
 
 
 
VOCÊ SABIA
Que a Secretaria de Turismo de Laguna, está sem titular há mais de um ano?
___ Perguntinha: O campo do LEC já começou a ser recuperado?
___ Um Frentão (PMDB,PP,PT e outros) estaria sendo organizado visando apoio à reeleição do Rei Everaldo. Com base na tal coligação, a quem caberia o direito de indicar o novo Secretário Municipal da Educação? 
___ Ao PT, do Célio Antônio, ou ao PP de Roberto Alves?
Coligação é assim, ceder os anéis para não perder os dedos.
NO REINO DA BABILÔNIA, a Oposição, se é que existe, ainda não tomou posição com relação ao governo do Rei Everaldo. O único foco de Resistência, continua no anonimato.
 
 
 
DESAFIO AO REI EVERALDO 
Asfaltar o trecho que vai do Morro da Nalha (próximo da Carioca) até às proximidades do hotel Marina do Sul, importante ligação entre o Mar-Grosso e o Centro Histórico. Atualmente trafegar por aquela via pública é um tormento.
 
 
 
CAMINHO DE CABRA
Pela Travessa Luiz Neri, ao lado da Matriz Santo Antônio e do Centro Espírita, no coração do Centro Histórico, até cabrito evita passar. Se os moradores não fossem tão pacientes já teriam interditado aquela pseudo, via pública.
 
 
 
180 ANOS DA POLÍCIA MILITAR
Uma luta diária em defesa do cidadão. Para enfrentar o crime, cada vez mais organizado, a Polícia precisa de armamentos sofisticados e de homens cada vez mais bem preparados para o embate diário.
No início da década de 50 era freqüente a falta de luz em nossa cidade. Estudantes protestavam em praça pública. Defronte ao Clube Blondin, com archotes na mão, berrávamos palavras de ordem contra o prefeito. O Destacamento Policial foi acionado. Eram uns cinco soldados comandados pelo Cabo Mário. O praça, conhecido por Chico Polícia era o terror da garotada. O homem era brabo. Quando ele surgiu na esquina do Clube Congresso, de cassetete em punho, a debandada foi geral. Largamos as tochas no chão e “demos no pé”. Bons tempos em que até as transgressões eram consideradas, apenas, “loucuras” da juventude.
 

—————

Voltar