09nov13 - Pessoas (por Gladys Helena)

08/11/2013 14:47
Compromisso
Desde o primeiro mês de seu governo, o prefeito Everaldo dos Santos de Laguna, está em dia com os servidores municipais, todos os meses os salários são pagos religiosamente. Mês passado (outubro) na sexta-feira do dia 25, a folha de pagamento já estava  creditada. Sem falar que a metade do 13º salário já foi pago em meados do ano.
 
 
 
Papel da imprensa
Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Orleans, na segunda-feira (04), o vereador Antônio Dias André do PMDB ressaltou o importante papel da imprensa. “A imprensa sempre nos ajuda. Se nós fizermos a nossa parte a imprensa faz a parte dela lá fora, então por isso se nós formos ativos aqui, a imprensa será ativa lá. Só temos que agradecer tudo que a imprensa tem nos impulsionado, inclusive nas cobranças que ela nos faz”, disse Geada. 
 
 
 
Viajando
Vereadores de Tubarão Evandro Almeida (PMDB) e Jairo Cascaes (PSD) estiveram no início desta semana, representando o Poder Legislativo Tubaronense em Sessão Solene de Homenagens à Tractebel Energia, no Congresso Nacional, em Brasília. 
 
 
 
Novena
A presidente do Hospital de Laguna, Regina Ramos dos Santos fará realizar uma novena em louvor a São Francisco de Assis na próxima segunda-feira (dia 11), na Capela do Senhor dos Passos, a partir das 18h30min. 
 
 
 
Doa a quem doer
Como sempre fez, o vereador Clésio Cabelinho (PSD) de Orleans afirmou, em alto e bom tom, para quem quis ouvir – e para muitos que não gostariam de ter escutado – que sabe por que as coisas não funcionam na Comissão de Trânsito do município, afinal ele já foi presidente da comissão. Cabelinho inocentou o atual presidente Valvirio Rosseti, que segundo o vereador, não tem culpa no “cartório”. “Não funciona, porque fazem reuniões, coloca-se no papel e só fica no papel, as decisões não são executadas”, disse ele citando como exemplos a lombada defronte a igreja no Alto Paraná, foi colocada a placa há quase um ano e só agora a lombada foi colocada. “Também quando o vereador Dão foi prefeito fez aquelas placas para arrumar o trânsito das motos, e ainda não foram colocadas”, detonou o parlamentar. Tem mais caroço nesse angu!
 
 
 
Culpa
O Joel da Farmácia pediu através de requerimento a colocação de   tachões na perigosa esquina entre as ruas Laguna e a Pedro de Carvalho. Não foi atendido pelo pessoal da prefeitura de Tubarão.  O engenheiro de trânsito achou por bem somente pintar com tinta  branca o “PARE”, pois os tachões iriam tirar a estética da rua. Dois dias depois naquele local aconteceu um acidente. 
 
 
 
Dito popular
Valter Orbem na tribuna da Câmara de Orleans: “Os vereadores geralmente pagam a vaca roubada como diz aquele”.
 
 
 
Justa Homenagem
Até que enfim alguém se lembrou do médico dos pobres. Doutor Olegário Manieri, morto já faz alguns anos, terá seu nome na Unidade Básica de Saúde da Prefeitura – ESF Oficinas II, em Tubarão. O projeto é do vereador Júlio Kuriskinho (PP).
 
 
 
Quadrado
Antônio da Silva do PR, o conhecido Silva Bombeiro, já que é bombeiro militar, quer ver Laguna crescendo juntamente com Imbituba, Tubarão, Gravatal, mas que os limites sejam respeitados: “Quero ver cada um no seu quadrado”, disse ele em relação ao limite polêmico entre Laguna e Imbituba. 
 
 
 
Mordida
O velho problema da velocidade nas ruas de Orleans e as lombadas voltaram a ser assunto na câmara de Orleans, essa semana. O presidente da Casa do Povo, Dão, sugeriu um radar móvel, para abrir mão das lombadas: “Eu acho que uma multinha de R$ 85,00, umas duas num mês, daí o pessoal aprende a andar devagar na cidade, seria melhor que lombada”. Sinceramente, não considero que um radar móvel, cuja a localização deve variar diariamente, tenha um caráter pedagógico, do ponto de vista da educação no trânsito. O Poder Público não deve priorizar o fluxo de caixa em detrimento de uma política efetiva de educação de trânsito. Faz parte, mas está longe do ideal. Fora, que seria mais um aparelho truculento para “chupar o olho do cidadão. Presidente, o bom senso deve prevalecer nas coisas públicas. A multa, para mim, deve ser o ultimo recurso usado para punir alguém. Já chega de caça níquel nesse país.
 
 
 
É pau, é pedra
Gilson Vieira (PSD) segue na briga com o Cascão. O vereador apresentou Projeto de Lei que regulamenta o tráfego de veículos de autoescolas em horários de grande circulação. Esse caso ainda vai dar muito o que falar.
 
 
 
Esgoto na Praia
Andrey Pestana de Laguna continua cobrando na câmara a questão do esgoto na praia. Disse ele que vai falar continuar batendo nessa tecla toda semana, até que o problema seja resolvido.  
 
 
 
PT de Tubarão
Eu disse na coluna passada que muita gente do PT não apoiaria Matusalém dos Santos, em sua pretensão a deputação estadual. Por causa deste comentário recebi inúmeros telefonemas no decorrer desta semana. Todos confirmando que a maioria dos suplentes do partido não vai apoiar Matusa. Gente que acordava cedo para fazer a campanha vitoriosa de Olávio e que ficaram chupando no dedo.  
   
 
   
Lei de Gerson
O sempre polêmico vereador Kleber Kek continua cobrando ética na política lagunense: “Eu não entrei na política para levar vantagem, mas sim para ajudar minha cidade, continuo com o mesmo carro da campanha financiado em 60 vezes, continuo com o meu filho na faculdade, continuo com o meu comércio, continuo com meus amigos. Porque a gente é vereador com data para entrar e data para sair, aqui ninguém é dono de nada”. 
 
 
 
Robson
Recentemente no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, o Secretário Regional em exercício, Robson Elegar Caporal, conferiu a menção honrosa aos funcionários estaduais dos municípios de abrangência da 19ª SDR.
 
 
 
Ponta da Barra
O prefeito Everaldo dos Santos e o secretário de Saúde Felipe Remor se reuniram com representantes da Associação da Ponta da Barra. Na pauta, algumas reivindicações na área da saúde, entre elas a instalação de uma academia ao ar livre.
 De acordo com Remor, existem muitos moradores idosos na localidade.
 

—————

Voltar