10dez11 - Comunidade (por Munir Soares)

09/12/2011 15:18

 

CASO BASEADO NUM FATO REAL
Novamente o morro da Glória foi cercado pelos policiais. Em mais uma exitosa batida, diversos traficantes de drogas foram apanhados em flagrante e encaminhados à cadeia. Há muito que o morro da Nossa Senhora virou ponto de tráfico. Uma boca de fumo, aos pés da virgem da Glória. Um importante ponto turístico que ficou à mercê dos marginais. Atualmente, o Anjo da Guarda só faz visita a N.S. da Glória, durante o dia e com a apólice de seguro, renovada. A droga é a quinta besta do apocalipse, o pesadelo de todas as famílias, uma ameaça constante aos jovens de todas as idades e de todas as classes sociais.
Nosso amigo, colega de banco, era um fumante assíduo da “cannabis sativa”. Numa tentativa de mudar de hábitos e de amizade, pediu transferência para outra agência. Na nova filial, atirou-se ao serviço. Alegre, ativo e dedicado conquistou a amizade dos colegas e a admiração dos chefes. Depois de seis meses na nova casa, começou a dar uma saidinha, na hora do cafezinho. Alguns colegas que conheciam o seu problema, preocupados, resolveram segui-lo e, se fosse o caso, tentar ajudá-lo.
Durante semanas, meses, ele seguia sempre o mesmo trajeto, atravessava a praça e entrava na igreja. Procurava em Deus, nos braços da fé, as forças que o ajudariam na luta contra um dos piores vícios da era moderna.
___ Depois de rezar, confidenciou-nos um velho sacristão, ele ainda leva para casa, sempre, um pouco de água benta.
E assim o tempo foi, preguiçosamente, caminhando em direção a dezembro. Nosso amigo continuava sua faina diária, respeitando apenas, os dias de chuva. Seus olhos andavam brilhantes, como alguém que cultiva algo novo, até aquele dia, quando seu novo mundo desabou...
___ Cabra miserável! Cabra da peste, faminta, se eu te pego eu te mato...
Irrompeu pela cantina, como um possesso, interrompendo nosso lanche.
___ O que teria acontecido? Ainda estávamos estupefatos com a atitude intempestiva do colega quando ele, após autorização do gerente, foi dispensado pelo resto da tarde.
Após o expediente, reunimo-nos no bar da esquina para comentarmos sobre o assunto quando ele chegou e sentou-se. Calmo, sorridente, percebendo a curiosidade que queimava nossa veia fofoqueira, contou tudo.
___ Como tenho pavor de agrotóxico resolvi investir na horta caseira. Ali, no terreno da Matriz, num canteiro meio oculto, plantei um pé de cânhamo. As minhas saídas na hora do cafezinho era para regar a plantinha.
___ Com água benta? 
___ Também e posso lhes afiançar que a força purificadora dessa água, atua como tônico até nas plantas. 
A erva transformou-se, rapidamente, em planta adulta. Hoje era o dia da colheita. Quando lá cheguei, tudo estava consumado. Uma cabra, uma linda cabrita preta acabava de devorar o meu pé de maconha. 
___ E aí? 
___ Voltei para persegui-la. Após rápida perseguição, o animal, sem saída, entrou na igreja vazia e acomodou-se aos pés do Cristo Crucificado.
Ele, que carregara sobre si, todos os pecados do mundo parece que enviara uma simples cabra para evitar minha recaída.
___ Então, em comemoração, o que vais querer?
___ Amigos, num brinde à cabra eu vou tomar um “MÉ”!
 
TERRINHA FESTIVA                                                                                    
Papai Noel vai chegar à frente de um desfile natalino. Começa o Moto-Laguna, versão 2011. Campeonato de surf na praia do Mar-Grosso. Início da encenação da “República” na arena do Porto Pesqueiro. Sessão Solene da Câmara de Vereadores, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.
 
SANEAMENTO
Iniciada obras de esgoto na velha terrinha. Para evitar cacaca no esgoto deveriam formar uma comissão de fiscalização dos trabalhos. Esgoto sim. Entrar pelo cano, não!
 
TRISTE SINA
De tanto ser chamado de “merdão”, o antigo estádio do LEC, no Lagamar acabou transformado no “QG” das obras de esgoto.
 
DESTAQUE
Ele é baixinho e gordinho. Já entrou na idade cronológica dos “Enta”. Não freqüenta academias e nem é adepto das caminhadas para perder peso. Sua atividade empresarial é sedentária. Pratica algum esporte? __ Sim!
Motociclismo e sua resistência física é admirada pelos companheiros de viagens, seja viajando pelos gelados caminhos em direção a Ushuaia, Argentina ou enfrentando a altura e a aridez do deserto de Atacama, Chile. Nem umas costelas quebradas o impediram de pilotar a moto pelos pantanais de Mato Grosso. Esse é o perfil do Paulinho da Rádio Elétrica, um motociclista de fama internacional. Merecia ser destaque no Moto-Laguna, um gordinho, com mais de 500 cilindradas.
 
O ESPADACHIM
Na encenação da “República” são utilizados muitos figurantes. Alguns coadjuvantes levam o papel muito a sério. Um deles, encarnando um oficial caramuru, tinha como missão, enfrentar Garibaldi, num empolgante duelo de espadas. Preparara-se para a cena. Pronto para luta, com a graça e a eficiência de DArtagnan. Ei-los frente a frente. Giuseppe Garibaldi e o nosso espadachim. As duas lâminas chocam-se no ar. O público, atento, acompanha o duelo, no centro da arena. Realismo! Realismo era o que mais pedia o diretor. Estocada. Defesa. Armas que se cruzam. O ator global (Garibaldi) dá sinais de cansaço, mais o outro quer briga, parecia disposto a derrotar o italiano e mudar o curso da história. Assustado, o herói apelou para o bom senso do “inimigo”:
___ Você não leu o script?
___ Quem tem que morrer és tu!
A contragosto nosso espadachim baixou a guarda e deixou-se morrer.
Dizem que para as encenações posteriores, “Garibaldi” exigiu a troca do espadachim.
 
DONA MARIA
No portão sempre aparece alguém batendo palmas e chamando pela Dona Maria. Quase sempre tem uma Maria na casa. Adivinhem quantas pessoas se chamam Maria, aqui no Brasil? Acertaram. São 13.356.965 pessoas. José segue em segundo lugar, com 7.781.515 criaturas.
 
ORQUÍDEAS
No alto de uma das centenárias palmeiras do jardim Calheiros da Graça, Laguna, a natureza colocou um colar de flores. Lindas orquídeas. Bem defronte ao centro cultural Santo Antônio dos Anjos. A beleza do ornamento não escapou à sensibilidade dos fotógrafos Dr. Júlio Knoll e Ronaldo Amboni. O fato e a foto.
 
O RISOTO DO “ZÓIO”
O time de “Veteranos” comandado pelo Amauri Luchina seguiu para a cidade do Rio de Janeiro onde enfrentaria a equipe do craque Zico, dentro da casa do adversário. A grande atração da turma da Laguna é o atleta “Zóio”, principalmente por suas inigualáveis aptidões culinárias. Seu risoto seria servido aos amigos do “galinho de Quintino”.
“Zóio” requisitou, como auxiliares de cozinha, “Pisco” e Paloma com uma única finalidade: picar tempero. Uma panelada de cebola, tomate, salsinha etc. O risoto do “Zóio” é temperado, também, com ervas finas e especiarias orientais (secretas) que dão ao prato, sabor e aroma, indescritíveis. Zico, acostumado com as finas iguarias da cozinha italiana, francesa e japonesa não regateou elogios ao prato elaborado pelo chef “Pisco”. “Pisco”?  
O irreverente e extrovertido “Pisco” passou-se pelo cozinheiro, autor daquela obra prima da gastronomia. “Zóio” era um simples ajudante. Na despedida “Pisco” foi aclamado como um “chef de cuisine”. Papagaio come milho e periquito leva a fama. Os nomes de batismo dos protagonistas foram preservados para evitar o assédio da concorrência.
 
TRÂNSITO
A sociedade continua preocupada com o trânsito nas imediações do supermercado Tiele. Com a chegada do verão a coisa vai ficar mais complicada. Semáforo já!
 
POLÍTICA
Vereador Tono Laureano continua firme no seu propósito de encarar uma eleição à prefeitura de Laguna. Tono (DEM) já conta com o apoio de alguns empresários aqui da terrinha. Gente de peso.
 
CHEDÃO EM FESTA
O aniversário do Chede (Dae) proprietário da Casa, será festejado na próxima segunda-feira, com churrasco. Na parte musical teremos a estréia da dupla de garçons – Bandeja e Bandejinha (Cy e Jorge), com participação do Edésio, cantando: “Garçom, aqui nessa mesa de bar/ você já cansou de escutar/ Centenas de casos de amor. Garçom, saiba que meu grande amor hoje vai se casar e mandou uma carta pra me avisar”. Ao Chede e familiares o abraço de toda a turma.

—————

Voltar